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O impacto da Copa do Mundo para o mercado B2B

O impacto da Copa do Mundo para o mercado B2B

A Copa do Mundo de 2022 traz com ela grandes emoções e oportunidades de vendas, que aquecem a economia no mercado B2B.

Com eventos como esses, todo empreendedor pensa em novas estratégias de vendas.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para te ajudar a entender como este grande evento do futebol pode ajudar o mercado B2B e quais estratégias de marketing podem alavancar suas vendas.

Entenda o impacto da Copa do Mundo para o mercado B2B

O que é certo é que a Copa do Mundo será realizada a cerca de 11 mil quilômetros do Brasil. Mesmo assim, porém, com um bom planejamento, o país ainda espera uma grande oportunidade para aumentar as vendas.

Para o mercado B2B, esta é uma grande oportunidade. Lembre-se que momentos especiais como esse geram grandes tendências de marketing

Para provar o potencial deste evento, que tem uma forte popularidade e importância, mesmo meses antes do evento, o mercado já estava ativo diversos itens da Copa do Mundo.

Todos os negócios esperam que novembro e dezembro terminem com saldos positivos e alcancem as metas traçadas para o ano. Agora vamos colocar o maior evento futebolístico no meio?

As vendas tendem a aumentar no final do ano pelos seguintes motivos:

  • Festas de final de ano;
  • 13º salário e bonificações;
  • Black friday.

Então, inserir mais um fator na previsão de vendas para o final do ano promete dar certo. É claro que atingir bons números é possível com uma estratégia de marketing realmente eficaz, criativa e envolvente para aumentar o alcance.

Por que a Copa do Mundo é tão importante, especialmente para empresas B2B?

O setor B2B está sujeito à seguinte regra: “Pessoas compram de pessoas”.

Relacionamentos bem-sucedidos com clientes comerciais são baseados em confiança e contato pessoal. Sobretudo no caso de grandes investimentos, é fundamental para muitas empresas saber de antemão se o novo parceiro de negócios é um bom “match” e se encaixa bem com sua forma de trabalhar, ideias e valores.

Os eventos, como a Copa do Mundo (e outros), são uma oportunidade importante para estabelecer relacionamentos pessoais, combinar produtos e serviços com um rosto e personalidade e, assim, gerar leads e novos clientes ou manter relacionamentos existentes.

Copa do mundo móvel

A condução dos negócios e as estratégias de marketing digital podem ser grandes aliadas para garantir que as vendas sejam impulsionadas neste momento.

É bom considerar diferentes canais de publicidade. Até porque a Copa deste ano contará com diversas inovações tecnológicas, como a transmissão pela televisão e o streaming. Portanto, o ideal é aplicar os investimentos em vários canais.

Por exemplo, sempre é possível apostar em tecnologias avançadas e de última geração, como o tráfego pago. Dessa forma, a empresa pode garantir uma segmentação adequada e, além disso, atingir mais consumidores para impulsionar as vendas no último período.

5 Semelhanças entre a Copa do Mundo e o Mercado B2B

Embora provavelmente haja muito mais semelhanças, aqui estão algumas que merecem a sua atenção e podem beneficiar os profissionais de marketing B2B ao pensarem em refinar uma estratégia de conteúdo existente ou iniciar uma nova.

Para um movimento verdadeiramente estratégico, é importante estimular o consumidor a comprar por meio do reconhecimento. Afinal, quando uma empresa fala sobre os mesmos assuntos que seus potenciais clientes, fica mais fácil alcançá-los e oferecer serviços de qualidade.

1. Orçamento e Recursos

Assim como a Copa do Mundo requer muitos investimentos, se você está pensando em implementar (ou melhorar) sua estratégia de conteúdo B2B, você também deve considerar investir os recursos necessários para garantir que seja um sucesso.

Sem o orçamento e os recursos por trás de sua estratégia, será difícil competir com o universo do conteúdo e realmente ter sucesso.

2. Qualificação

Antes da Copa do Mundo, a FIFA estabelece um número definido de equipes de cada zona com base nos números e na força das equipes participantes. Quando os torneios de qualificação terminam, o campo com os times é definido para a competição.

Ao iniciar ou refinar uma estratégia de marketing de conteúdo, você deve primeiro selecionar um conjunto básico de palavras- chave que farão parte da “concorrência”.

No entanto, como sabemos que é verdade com a Copa do Mundo, nem todas as palavras-chave podem avançar no processo. Como na Copa, olhamos para esse enorme conjunto de termos e começamos a escolher aqueles que devem ser o foco principal da estratégia. A partir daí, podemos começar a criar conteúdo para apoiar os termos e estabelecer a visibilidade do mecanismo de pesquisa.

3. Os participantes

Na Copa, o campo é composto por algumas potências perenes, como França, Brasil e Argentina. No entanto, também há nações que não competiram na última Copa do Mundo;

A semelhança entre conteúdo para o mercado B2B e a Copa do Mundo é o fato de que os ativos que você usa para alimentar sua estratégia de conteúdo devem ser diversos e, muitas vezes, uma mistura de antigos e novos.

Você nem sempre precisa criar um novo ativo para ter sucesso no marketing de conteúdo – uma simples atualização de um ativo existente pode funcionar à frente de todos os outros.

4. Não negligencie os perdedores

Muitas vezes, aqui na Infracommerce, trabalhamos com clientes que podem não ser as maiores entidades em seu setor. No entanto, isso não significa que eles não possam competir com os gigantes do mercado B2B.

Ao criar conteúdo com estratégias de marketing, certifique-se de escrever para o público, respondendo às perguntas que precisam ser sanadas e entendendo como o Google e outros mecanismos de pesquisa estão exibindo o conteúdo nos resultados de pesquisa.

Aparecendo na caixa de respostas do Google(snippets em destaque) é uma maneira rápida de passar à frente da concorrência e obter uma abundância de tráfego qualificado no site.

5. Radiodifusão

Como você pode ver nesta lista, existem muitos países e canais transmitindo a Copa do Mundo de 2022 ao redor do globo.

Ao fazer isso, a FIFA (e o Catar) estará no cenário mundial nas próximas semanas, e os fãs de futebol de todo o mundo terão acesso ao torneio a partir de uma variedade de dispositivos.

No marketing B2B, ao criar conteúdo, você também deve pensar em como pode “transmiti-lo” para o seu público para maximizar a exposição.

Considerações finais

À medida que a Copa do Mundo de 2022 se desenrola, será emocionante ver quem sai por cima erguendo o icônico troféu de ouro.

Embora você deva sentar, relaxar e aproveitar a competição, não se esqueça das semelhanças entre a Copa do Mundo e o mercado B2B, assim como as lições que você pode tirar disso para informar melhor sua estratégia.

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