Infracommerce

Infracommerce
B3

Principais objetivos da Logística Reversa

Principais objetivos da Logística Reversa

Para quem ainda não está afeiçoado com o termo, logística reversa significa retorno. No entanto, o conceito de logística reversa é mais amplo do que isso. Enquanto respondemos “o que é logística reversa”, há muito mais para saber sobre esse campo.

Contaremos a história da logística reversa, seus benefícios e porque é uma prática crescente, principalmente no pós-venda.

O que é Logística Reversa?

logística reversa é o processo de envio de mercadorias de volta dos clientes para os vendedores. Os fabricantes iniciam o processo de logística reversa assim que o cliente faz uma solicitação de devolução.

Inclui todas as operações como reciclagem, reforma e revenda de produtos que retornaram ao fabricante.

O conceito de logística reversa também inclui a gestão e a comercialização do excedente. Também lida com aparelhos e instrumentos devolvidos de empresas de hardware. Além disso, qualquer processo após a entrega de um produto está sob a logística reversa.

Por exemplo, se os clientes receberem um produto com defeito, eles o devolverão. Em seguida, a empresa de fabricação terá que providenciar uma remessa de devolução para o mesmo. Além disso, eles também terão que decidir se devem testar, desmontar, reparar, reciclar ou descartar o produto.

As empresas podem seguir a mesma prática no caso de produtos perecíveis para evitar que estraguem se o transporte estiver atrasado ou indisponível. Durante a pandemia, a deterioração dos alimentos foi um grande problema.

No entanto, agora com uma visão abrangente do envio direto e reverso, a deterioração dos alimentos pode ser evitada ou redirecionada para reduzir os custos totais.

Introdução aos objetivos da Logística Reversa

Os comerciantes estão se concentrando na logística reversa devido às crescentes demandas de comércio eletrônico. Reutilizar e reciclar produtos não é uma ocorrência nova; as indústrias fizeram isso em reciclagem de papel, coleta de garrafas de refrigerantes e sucatas metálicas.

A taxa de comércio eletrônico está aumentando depois de experimentar a temporada mais ativa durante a pandemia, atingida pelo aumento dos custos de entregas residenciais devido às sobretaxas de covid.

Devido às políticas de devolução fáceis, é provável que mais e mais clientes devolvam pedidos de comércio eletrônico do que lojas de varejo. Na verdade, os retornos de comércio eletrônico são o dobro dos retornos em lojas de varejo.

Recentemente, tem havido um interesse crescente na logística reversa. Com esse aumento nas devoluções, os varejistas lentamente percebem que as devoluções devem ser gratuitas.

E embora oferecer devoluções possa melhorar o desempenho de um fabricante e a satisfação do cliente, muitos ainda não percebem o potencial de um processo de logística reversa eficaz.

Por outro lado, várias empresas perceberam que nem todos os retornos valem o dinheiro e o tempo. Por exemplo, a Amazon geralmente reembolsa o dinheiro e pede aos clientes que ignorem as devoluções. Esta é uma mudança vital na perspectiva ao refletir sobre os detalhes da logística reversa.

A situação acima é observada no caso de itens pessoais, como produtos de higiene e roupas íntimas. Tais produtos, se devolvidos, podem causar contaminação.

Objetivos da Logística Reversa

Bom, para começarmos, tratando-se da parte política da coisa, é considerado como principais objetivos da logística reversa os seguintes pontos.

  • Proteção ao ambiente e à saúde pública, evitando que a disposição inadequada dos resíduos provoque danos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente;
  • Geração de oportunidades de negócios, principalmente a partir do potencial de revalorização dos resíduos – criando renda, emprego e arrecadação;
  • Atuação como uma “alavanca para a sustentabilidade”, promovendo um aumento na eficiência do uso dos recursos naturais ao substituí-los por materiais reutilizados e reciclados; e
  • Redistribuição de direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos.

Mais especificamente quanto à logística reversa, do ponto de vista internacional são também quatro os principais objetivos a serem buscados:

  • Transferir a responsabilidade da gestão, principalmente financeira, dos municípios ao setor privado;
  • Melhorar fisicamente a gestão de resíduos, propiciando meios para que uma quantidade crescente destes resíduos seja adequadamente coletada e destinada;
  • Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e
  • Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).

Tipos e exemplos

Em outras palavras, a logística reversa nada mais é do que o caminho inverso que o produto percorre após o seu uso, pois volta do consumidor para o fabricante.

Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: pós-consumo, pós-venda e reuso.

Pós-consumo

Inclui a devolução de produtos consumidos ou vencidos ao fabricante. Por exemplo, podemos citar a devolução de embalagens descartáveis ​​ou reutilizáveis, pneus, óleo de cozinha ou de carro, lâmpadas fluorescentes, esponjas multiuso, baterias, produtos farmacêuticos, etc.

Pós-venda

Está relacionada à devolução de produtos que não atenderam às expectativas dos clientes. Nesse caso, a empresa recupera o produto e revende.

Reuso

Esta é uma nova forma de as empresas lucrar com a venda de resíduos. Materiais como livros, móveis, eletrônicos e até carros são leiloados pelos fabricantes para evitar que sejam maltratados.

Além desses exemplos, também podemos mencionar as respostas de destinatários não segmentados. Infelizmente, no Brasil, muitas cartas ainda são enviadas pelos correios e, se nenhum destinatário for encontrado, acabam no lixo.

Felizmente, o uso de envios digitais minimizou isso, mas o problema permanece. Portanto, a implementação de práticas de devolução pode ajudar ainda mais a reduzir a quantidade de papel desperdiçado e descartado.

Outro exemplo bastante prático que vemos atualmente é a reciclagem de eletrônicos. Atualmente no Brasil, várias empresas especializadas recebem computadores, telefones, TVs e diversos outros produtos que possuem componentes eletrônicos.

Uma vez recebidos, os componentes são separados e utilizados para reutilização, por exemplo, como matéria-prima, como o cobre, ou para reparos e retrofits para novas funções.

As cooperativas de reciclagem são um bom exemplo de logística reversa porque, além de assumir todo o trabalho de coleta, separação e destinação de materiais, são um exemplo social de inclusão, integração e geração de receita.

Em suma, a logística reversa existe em nosso país há poucos anos e continuará existindo. É por isso que é tão importante sabermos o que fazer com os produtos depois que eles não forem mais úteis para nós.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais artigos como este. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce para logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Saiba a importância de coletar o feedback do cliente

Você coleta o feedback do cliente de sua empresa? Saiba que esta prática é tão importante, ou…

Reduza os custos logísticos com Delivery Hub

A logística é uma indústria enorme e os crescentes custos de transporte estão impactando as…

Passo a passo de como criar site profissional

Aqui está uma visão geral do início ao fim de todas as etapas de como criar…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!