Ruptura de estoque pode dar uma dor de cabeça, caso a gestão logística não seja feita corretamente. Vamos te explicar como solucionar esse problema.
A forma como uma empresa gerencia as ofertas de produtos está diretamente relacionada à sua capacidade de atender às necessidades dos clientes. Quando o processo é falho ou ineficiente, os profissionais da área o chamam de esgotado.
Esse conceito tem sido apontado como um dos principais problemas na cadeia de suprimentos e, quando ocorre com frequência, pode impactar negativamente no relacionamento com os clientes.
Por isso, criamos este artigo para explicar os detalhes sobre esse cenário da ruptura de estoque e listar dicas para resolver essa situação na sua empresa.
Continue a leitura para saber mais!
Ruptura de estoque: o que é?
Encontrar um equilíbrio entre oferta e demanda do mercado pode ser um desafio para empresas de todos os portes. Mesmo especialistas da área relatam que o problema é um dos vilões do setor varejista, exigindo um processo analítico para determinar as consequências de tal situação.
Simplificando, uma ruptura de estoque ocorre quando uma indústria, distribuidor ou varejista não tem produto suficiente para atender o pedido de um cliente. Essa indisponibilidade pode resultar em atrasos no despacho de mercadorias e, nos piores casos, no cancelamento de compras.
Nós destacamos que a ruptura pode acontecer em todos os elos da cadeia de suprimentos até a chegada no cliente final. As causas mais comuns são:
- falta de planejamento do departamento de compras;
- demora na reposição;
- fornecedores que não atendem os prazos de entrega; e
- cálculo incorreto do estoque de segurança.
Permitir que o estoque chegue a zero é um grande prejuízo e afeta de forma significativa o relacionamento com clientes. Assim, nós recomendamos que o gestor examine o processo e tome medidas para evitar que isso aconteça.
Saber quanto e quando comprar é essencial para evitar a falta de produtos nas prateleiras. Nessa perspectiva, com base na previsão de vendas, a Inteligência Artificial sugere quais produtos precisam ser repostos no estoque, antes da ruptura acontecer.
Como evitar a ruptura em seu negócio
- Saiba quem são seus clientes
Você já se colocou no lugar do cliente quando ele estava procurando um produto e não o encontrou? Isso é muito comum e caso não saiba como atender seu cliente da forma correta pode acabar perdendo vendas. Afinal, a frustração dele é inimiga da sua empresa.
Conhecer o histórico social e os hábitos de compra do seu público pode ajudar a prever a demanda por produtos nas lojas, resultando em um processo mais seguro de compra de itens e promoções.
A falta de compreensão das preferências de compra de seus clientes pode acabar custando dinheiro.
- Invista na capacitação dos seus funcionários
Muitas vezes as empresas investem em inúmeras ferramentas com o objetivo de ter uma boa gestão de estoque. Porém, mesmo com tantos recursos, não conseguem alcançar esse objetivo. Por que será que isso acontece?
Bom, se sua loja tem as ferramentas ideais e, mesmo assim, não consegue ter um controle de estoque assertivo, certamente a raiz desse problema é a sua mão de obra.
Invista sem medo na capacitação técnica da sua equipe, seja qual for a área. Dessa forma, sua empresa terá cada vez mais e melhores resultados. Ter processos e sistemas ideais, mas não ter pessoas bem treinadas para trabalhar na sua empresa te faz perder dinheiro no final das contas.
- Conheça as causas da ruptura de estoque na sua loja
Uma boa gestão de estoque depende diretamente da análise adequada das variáveis que afetam os bons e os maus resultados. Então, para bons resultados, nossa intenção é sempre melhorá-los. Quanto aos maus resultados, o objetivo é sempre reduzi-los.
Saber quais gargalos estão fazendo com que sua loja tenha uma ruptura de estoque é fundamental para você planejar, executar e controlar ações corretivas que irão reduzir ou até eliminar esse problema para sua empresa.
A falta de compreensão dos reais motivos da falta de estoque pode acabar custando dinheiro.
Principais causas da ruptura de estoque
A ruptura de estoque pode decorrer por diversos fatores, sejam comerciais, operacionais ou por demanda de compra. Listamos a seguir os 3 principais causadores:
- Mudança de hábito dos consumidores e mudança de perspectiva de venda do varejista
Como a situação econômica do país não está tão favorável, os consumidores estão procurando alternativas mais econômicas no momento das compras, dessa forma a demanda de compra dos clientes não é mais tão previsível.
A crise afetou a vida dos consumidores, e o reflexo disso é percebido nas compras, dessa forma a perspectiva de venda de muitos varejistas reduziu e assim a fabricação de algumas indústrias também. Um surto de compra de um produto ou o aumento da procura repentina podem sair dessa expectativa e gerar rupturas na loja.
- Negociações longas entre fornecedor e varejista
É papel do setor de compras de uma loja buscar as melhores condições no momento de aquisição de uma mercadoria. Porém essa negociação nem sempre é rápida, e a demora pode afetar a quantidade de produtos disponíveis na loja.
Dessa forma é preciso que aconteça uma integração entre o setor de compras e o controle de estoque, pois no momento em que o produto entrar em um estado “crítico” de quantidade, a negociação já deve estar adiantada.
Uma forma de melhorar esse processo é através da utilização de um sistema de gestão preparado para trabalhar a área comercial do varejista, veja nesse artigo algumas funcionalidades importantes.
- Reposição de estoque ineficiente
A operação do varejista deve atuar como uma fonte de combate à ruptura de estoque, usando dados do sistema de gestão, será possível contar com uma reposição de estoque ativa, que evitará a falta de produtos na gôndola.
A reposição de estoque é importante também para a prevenção de perdas, pois se o produto sobrar no estoque e não estiver exposto na loja, a probabilidade de perda é muito grande.
Você precisa de um sistema para evitar a ruptura no estoque!
Ter todo o trabalho de organizar os processos da empresa, treinar os funcionários, mas não ter uma única ferramenta que possa analisar claramente o seu negócio é perda de tempo e dinheiro!
Você precisa de um sistema que proporcione uma experiência técnica única, agilidade, disponibilidade e segurança de dados garantida para a gestão do seu negócio e evitar ruptura de estoque.
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