Infracommerce

B3
svg2

Inteligência de abastecimento: o que significa?

Inteligência de abastecimento: o que significa?

Sem inteligência de abastecimento, ou seja no mercado de suprimentos, os gerentes de categoria estão voando às cegas. Dados precisos e relevantes tornaram-se um ativo essencial para todos os departamentos de negócios, incluindo compras.

Os profissionais de compras precisam de inteligência de mercado para tomar decisões de compras informadas. No entanto, a coleta de dados relevantes é dificultada pela mudança de influências externas. Por exemplo, condições econômicas, fatores geopolíticos e emergências de saúde pública, como pandemias globais .

Neste artigo, discutimos os benefícios da inteligência de abastecimento, e por que ela é um componente-chave do gerenciamento de categorias de práticas recomendadas.

O que é a Inteligência de Abastecimento? 

Também conhecido como gerenciamento inteligente da cadeia de suprimentos, a importância deste conceito tem ganhado cada vez mais espaço no mercado moderno.

Os departamentos de compras precisam monitorar regularmente as influências externas e considerá-las juntamente com a inteligência de mercado ao tomar decisões de compra. Somado a isso, a transformação digital continua impactando quase todos os ramos de todos os setores – desde a produção e transporte em larga escala até o atendimento ao cliente individual e o comércio eletrônico.

A inteligência de abastecimento, ou seja, o gerenciamento inteligente da cadeia de suprimentos, exige a implementação e o aproveitamento de tecnologias modernas para otimizar várias facetas da cadeia de suprimentos.

Com uma cadeia de suprimentos inteligente, as empresas aproveitam tecnologias modernas para coletar dados e desenvolver insights para otimizar melhor sua cadeia de suprimentos. Isso pode economizar custos, aumentar a lucratividade, aumentar a velocidade com os clientes e ficar à frente da concorrência.

Qual a função da Inteligência de Abastecimento?

A aquisição não pode obter um produto ou serviço com sucesso sem entender o mercado em que o fornecedor opera. A inteligência de mercado de fornecimento (inteligência de abastecimento) é uma informação externa que as empresas usam para encontrar e gerenciar o fornecimento de bens e serviços. Inclui informações sobre mercados, clientes, concorrência e fornecedores.

A importância do SMI (Inteligência Estratégica de Mercado) surgiu ao longo dos anos, à medida que a globalização destacou a necessidade de entender todos os riscos associados à cadeia de suprimentos. Isso levou a um exame mais focado na inteligência do fornecedor e na necessidade de entender os mercados e indústrias em que os fornecedores estão operando.

Para sourcing estratégico, cadeia de suprimentos e iniciativas de compras, a inteligência de abastecimento é um componente estratégico amplamente reconhecido. Profissionais, tanto em grandes quanto em pequenas organizações, consideram o SMI um desafio devido ao tempo valioso que leva para coletar informações e ao alto custo envolvido na compra de recursos.

Assim, a função da inteligência de abastecimento é fornecer inteligência de mercado significa coletar e analisar dados para apoiar o gerenciamento de categorias específicas.

Como a Inteligência de Abastecimento auxilia negócios modernos? 

Com inteligência de mercado, a área de compras está em melhor posição para gerenciar riscos, negociar com fornecedores, garantir a satisfação dos clientes, encontrar economias de custos e obter vantagem competitiva.

A inteligência de mercado de fornecimento ajuda os gerentes de categoria a entender o seguinte:

  • O cenário de fornecedores: quem são os principais fornecedores em sua categoria, onde estão localizados e como eles avaliam?;
  • Tendências de mercado: Qual é o preço/custo médio do produto ou serviço na sua área? Seus fornecedores estão oferecendo preços acima ou abaixo da média? A precificação de commodities deve ser observada com atenção especial;
  • Demanda e oferta: quando é provável que você experimente aumentos ou quedas na demanda? Os suprimentos provavelmente se tornarão limitados no futuro, e o que a capacidade global fará com os preços e a disponibilidade?;
  • Mudanças governamentais e regulatórias: Quais são os próximos impactos regulatórios em sua cadeia de suprimentos e como isso afetará as compras?;
  • Benchmarks: Você está recebendo um bom valor dos fornecedores em comparação com os benchmarks do setor? Isso pode incluir preço de benchmarking, qualidade e muito mais;
  • Alavancas de negociação: Existem informações que você poderia usar nas negociações para alavancar um melhor acordo com os fornecedores? Por exemplo, os fornecedores podem estar dispostos a baixar os preços em resposta à nova concorrência;
  • Dados para apoiar uma melhor tomada de decisões: Decisões operacionais, orçamentos, metas financeiras e investimentos em tecnologia devem ser apoiados pela SMI (Inteligência Estratégica de Mercado).

Por onde começar com a Inteligência de Abastecimento? 

Se você tem a capacidade de construir uma equipe SMI (Inteligência Estratégica de Mercado) interna, essa capacidade geralmente está localizada em um centro de excelência em compras (CoE). Um estudo recente sobre a cadeia de suprimentos descobriu que a maioria das empresas dedica entre um e quatro funcionários como parte da equipe de inteligência de mercado.

O mesmo estudo constatou que a maior parte das empresas investem na utilização de alguma forma de recursos externos para SMI.

Para pequenas equipes de compras (que às vezes podem ser apenas uma pessoa), a única opção viável para coletar inteligência de categoria é terceirizar a tarefa para um provedor de serviços terceirizado, como o Infra.log. Isso pode envolver a assinatura de um  provedor de inteligência sindicalizado  (para relatórios amplos) ou um provedor de inteligência personalizado que pode encontrar a resposta para perguntas específicas em seu nome. Os provedores de IA de compras cognitivas também podem atuar como um serviço de inteligência personalizado.

A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade. Entre em contato para obter soluções para o sucesso de seu negócio!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Entenda os 8 Ps do Marketing Digital para aplicar em seu negócio

Conheça os 8 Ps do marketing de um jeito simples e prático. Preparamos este artigo com todo…

A nova era do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um fator vital exigido para um negócio de varejo de sucesso. Muitas…

Marketing para Loja: tudo o que você precisa saber

Marketing para loja: vamos esclarecer os prós e contras e obter informações sobre as várias estratégias…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B. Quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.