As dark stores se desenvolveram massivamente durante a pandemia, e está em crescimento no Brasil. O seu maior objetivo é agilizar a entrega de pedidos online.
De acordo com uma pesquisa financeira, estima-se que até 2023 o mercado global de e-commerce atingirá US$ 6,5 trilhões, totalizando 22,3% do total de vendas no varejo.
À medida que o acesso e a adoção da Internet aumentam rapidamente em todo o mundo, o número de compradores digitais continua a crescer a cada ano.
Para atender ao crescente número de demandas e responder aos desafios causados pelo déficit de mão de obra, os varejistas buscam constantemente novas formas de automatizar e otimizar seus negócios.
O que são Dark Stores e o que elas trazem para o modelo de e-commerce?
Uma dark store é um local físico, um centro de distribuição de varejo ou um ponto de venda, dedicado a operações de atendimento. Geralmente, é um armazém alargado que pode ser utilizado para facilitar um serviço de clique e recolha através do qual um cliente recolhe ou recebe uma encomenda feita online.
Esses centros de distribuição não são abertos à visitação, permitindo assim mais espaço para o estoque da loja e para o atendimento dos pedidos com rapidez e precisão. As lojas escuras oferecem aos compradores vários recursos e opções que aprimoram a experiência de vendas: entrega em domicílio, no mesmo dia ou retirada na loja.
Como ficaram as Dark Stores após a pandemia?
Muito antes da pandemia, transformar lojas físicas em dark stores era uma forma de reduzir custos, otimizar cadeias de suprimentos e facilitar as compras online.
Diversas redes de varejo se beneficiaram desse conceito e, às vezes, os varejistas fazem parcerias com comerciantes de comércio eletrônico para atender à demanda dos clientes. Mesmo antes da pandemia, a entrega de supermercado e o varejo de moda eram adeptas às ‘’lojas escuras’’.
Mas, após a pandemia global, outras indústrias seguiram o exemplo. A demanda por e-commerce, entrega na calçada e just-in-time cresceu substancialmente. Dada esta evolução, parece que as dark stores não só continuarão a existir, mas também a evoluir como conceito.
Os varejistas que reconhecem e se adaptam às constantes mudanças comportamentais do mercado são os que conquistarão o coração dos clientes de amanhã.
7 Benefícios das Dark Stores
Além de ser uma forma de reduzir custos, otimizar a cadeia de suprimentos e estimular as compras online, as dark stores também oferecem uma série de benefícios que não são encontrados em um ponto de venda convencional.
1. Compras rápidas e sem contato
A necessidade de medidas sociais e de segurança criou a necessidade e a demanda por compras sem contato. As dark stores permitem que os consumidores comprem de uma loja sem precisar entrar nela. Eles podem fazer seu pedido on-line e buscá-lo ou recebê-lo enviado. Desta forma, elas combinam a segurança das compras online com a satisfação (quase) instantânea de receber o pedido muito mais rápido.
2. Distribuição melhorada e entrega mais rápida
Transformar lojas físicas em dark stores é uma maneira inteligente de acelerar o atendimento de pedidos com eficiência, incluindo uma variedade de opções de distribuição e aproximando fisicamente os produtos dos consumidores.
3. Com as dark stores você tem maior audiência e cobertura
A transformação de uma loja física, nesse caso, abre as portas para um público em potencial muito maior, porque os produtos de sua loja agora estão acessíveis on-line para todos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
4. Gerenciamento aprimorado de SKUs
Os varejistas de alimentos obtêm uma vantagem importante ao abrir uma dark store. Um dos motivos é que ela melhora o gerenciamento de SKU otimizando o espaço de armazenamento e os recursos de clique e coleta. Há quase tantos SKUs na indústria alimentícia quanto clientes, então esta é uma grande vitória para esses varejistas.
5. Mais fácil de gerenciar produtos perecíveis
Outra razão pela qual os varejistas de alimentos prosperam ao implementar o conceito de dark store é que ele resolve o desafio da perecibilidade. A entrega de alimentos frescos exige um controle impecável do armazém e um atendimento eficiente dos pedidos para minimizar o tempo gasto por um produto desde o momento em que é retirado da geladeira até a entrega.
6. Mais possibilidade de armazenar uma gama mais ampla de produtos
Como os clientes não podem entrar em dark stores, sua aparência pode ser otimizada e planejada para mais espaço de armazenamento e rotas eficientes de seleção de produtos.
Maior capacidade de armazenamento significa a disponibilidade de uma gama mais ampla de produtos e uma rota otimizada para coletar pedidos e encontrar produtos sem demora, o que se traduz em mais pedidos entregues.
7. Melhor controle e gerenciamento de estoque
Em alguns casos, uma dark store pode atender a entrega de produtos pertencentes a várias lojas na mesma região geográfica. Como esses armazéns são áreas livres de clientes, você pode controlar melhor seu estoque e gerenciar volumes maiores de pedidos.
Embora a transformação das lojas físicas em dark stores tenha começado antes da pandemia, como forma de reduzir custos, otimizar a cadeia de abastecimento e estimular as compras online, a evolução da indústria do e-commerce parece empurrar este conceito para um novo patamar.
Os varejistas que reconhecem e se adaptam às constantes mudanças no comportamento do mercado são os que conquistarão o coração dos clientes de amanhã.
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