Infracommerce

B3
svg2

O que é torre de controle logístico

O que é torre de controle logístico

A tecnologia é sempre bem-vinda quando se deseja melhorar o desempenho de entrega e a satisfação do cliente. Um foco crescente no campo da logística é a torre de controle logístico.

Em um cenário de transporte de cargas, a ferramenta ajuda as empresas a enfrentar os desafios do monitoramento inteligente dos processos de coleta e entrega de cargas que ocorrem diariamente em grande número.

Confira neste artigo as principais coisas que você precisa saber sobre uma torre de controle logístico: o que é, quais são suas principais funções, seus benefícios e o que você precisa implementar no seu negócio.

Torre de controle logístico: o que é?

A torre de controle logístico é um hub central com tecnologia suficiente para obter, armazenar e processar dados de todos os processos da cadeia de suprimentos para gerar visibilidade para a tomada de decisões de curto e longo prazo que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Em outras palavras, a Torre de Controle Logístico é um sistema capaz de monitorar todos os processos da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Ele funciona como um hub centralizado que usa informações em tempo real dos diversos sistemas da empresa e os integra.

A Torre de Controle Logístico possui três pilares fundamentais:

1. Visibilidade: O Pilar Visibilidade tem funções para responder à pergunta: O que está acontecendo com minha ação agora? Esse pilar é baseado em informações em tempo real por meio de dashboards de métricas, alertas e integração com os diversos sistemas da empresa.

2. Análise de Dados: No pilar de análise de dados, o objetivo da Torre de Controle Logístico é informar por que aconteceu, o que acontece a seguir e como melhorar. Este pilar é baseado na análise de causa raiz, análise de risco e planejamento de resposta e análise de cenários e situações hipotéticas.

3. Execução: O pilar da execução é o que faz as coisas acontecerem. Você dissemina a informação e os planos de ação pela empresa, monitora a execução e gera melhoria contínua.

Torre de Controle Logístico não apenas mostra o que aconteceu e está acontecendo agora, mas também auxilia a prever o que irá acontecer em determinados cenários.

Vantagens de uma torre de controle logístico

Torre de Controle Logístico permite a integração de diversas ferramentas de gestão de processos e cadeia de suprimentos, organizando grandes quantidades de dados operacionais e fornecendo a base para que os gestores tomem decisões decisivas.

Como resultado, a torre de controle logístico fornece visualizações e dados em tempo real para analisar a causa raiz dos problemas, permitindo a melhoria contínua dos processos que reduzem custos, estoques e melhoram a qualidade e a satisfação do cliente.

Portanto, as principais vantagens da torre de controle logístico são:

  • Redução dos custos operacionais;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Aumento de produtividade;
  • Otimização e melhoria contínua de processos;
  • Maior agilidade e eficiência em tomada de decisões;
  • Decisões baseadas em dados;

Muitas empresas confundem a Torre de Controle Logístico com uma solução de visibilidade operacional. Isso faz com que algumas organizações subestimem o processo complexo de implementação de uma torre de controle.

Embora a visibilidade seja uma parte essencial da construção de uma Torre de Controle Logístico e seja o primeiro passo que você deve dar para a sua construção, a solução precisa fortemente de uma análise de dados e a execução de planos de ação.

Saiba o que fazer para implementar uma torre de controle logístico em 3 passos

Entender as operações de transporte da empresa e saber quais processos precisam ser montados na organização são pontos básicos para começar a implementar.

Mas antes disso, também é importante deixar claro o propósito dessa nova divisão. Dessa forma, além dos objetivos, podem ser adicionados o software adequado, o número de pessoas no projeto e as atividades a serem implementadas.

Dessa forma, é possível partir para as três fases de implementação de uma torre de controle logístico.

Primeira fase

A primeira fase consiste em obter os dados que você precisa, como informações relacionadas à rota, transportadoras contratadas, motoristas, veículos, mercadorias em rota e todos os custos referentes ao frete.

Isso será possível através de ferramentas que fornecerão a visibilidade que a torre de controle necessita para operar. São softwares online especializados na gestão de transporte de cargas:

  • Roteirização inteligente;
  • TMS para transportadoras;
  • Sistema de gestão e manutenção de frotas;
  • Sistema de monitoramento de entregas.

Para as empresas que operam com transporte terceirizado, existe uma plataforma de gestão de entregas que controla todas as etapas do transporte, desde a cotação com transportadoras até a atividade de auditoria de faturas.

Comumente chamado de TMS embarcador, esse software entrega de maneira completa a visão que a equipe de control tower precisa para o trabalho de monitoramento.

Segunda fase

A segunda e principal etapa de implantação é o monitoramento das operações de transporte em cada processo que elas passam. Aqui, são analisados os alertas, as falhas e qualquer outro evento para que as devidas ações sejam tomadas.

Nessa fase, existem alguns Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) que auxiliam na tomada de decisão para melhorar o desempenho dos transportes. São eles:

  • Estado dos veículos
  • Consumo de combustível;
  • Tempo e qualidade do serviço de entrega (OTIF);
  • Ociosidade dos veículos (parado no pátio ou no engarrafamento);
  • Quantidade de entregas realizadas;
  • Entregas planejadas x entregas realizadas;
  • Satisfação do cliente no recebimento da mercadoria;
  • Número de devoluções;
  • Número de entregas atrasadas.

Ao contar com esses indicadores, o time terá um olhar mais analítico da operação para ver formas de melhoria do seu desempenho, além de saber os principais custos que envolvem o transporte de cargas.

Terceira fase

A última fase é a análise dos dados fornecidos pelos sistemas da torre de controle, principalmente por meio dos módulos de relatórios presentes nessas plataformas.

Juntando isso aos indicadores citados anteriormente, é possível criar cenários e planejar ações mais assertivas que, posteriormente, devem ser acompanhadas para analisar os resultados alcançados.

Agora que você sabe como funciona a torre de controle logístico, que tal começar a implementar no seu negócio?

Aproveite para conhecer as soluções logística da Infracommerce!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Como implementar estratégia omnicanal em seu e-commerce?

Quer adotar a essa tendência de mercado, mas não sabe como? Continue a leitura para…

Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque

Ruptura de estoque pode dar uma dor de cabeça, caso a gestão logística não seja feita corretamente. Vamos…

Já ouviu falar em Fintech? Saiba o que é e como funciona

Você já ouviu falar em Fintech? Se não, é hora de aprender mais sobre o termo…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.