Infracommerce

Infracommerce
B3

Gestão de cadeia de suprimentos e sua importância

Gestão de cadeia de suprimentos e sua importancia

Neste artigo, você irá conferir a importância da gestão de cadeia de suprimentos em negócios modernos!

A importância da gestão de cadeia de suprimentos está relacionada ao seu pertencimento no mercado, em ser parte integrante da maioria das empresas, evidenciando ser essencial para o sucesso da empresa e a satisfação do cliente.

Não importa o tamanho da empresa, a gestão da cadeia de suprimentos deve ser uma prioridade para todos os executivos para melhorar suas chances de sucesso.

A gestão de cadeia de suprimentos pode ser definida como a integração dos principais processos de negócios dos usuários finais aos fornecedores que fornecem produtos e serviços para agregar valor aos clientes. Esses processos envolvem o gerenciamento da movimentação de materiais e produtos em toda a organização, maximizando o valor do cliente e alcançando uma vantagem competitiva sustentável.

Qual a importância da gestão de cadeia de suprimentos? 

O sucesso de uma organização de manufatura é altamente dependente do sucesso da cadeia de suprimentos como um todo. Todos os componentes da cadeia de suprimentos desempenham um papel no estabelecimento da demanda por determinados itens e, em seguida, no fornecimento de materiais para produzir esses itens e atender aos pedidos dos clientes. Se algum elo da cadeia estiver fraco ou for interrompido, toda a cadeia poderá estar em risco.

1. Melhorias no atendimento ao cliente

Os clientes esperam que o sortimento e a quantidade de produtos corretos sejam entregues. Ou seja, a satisfação do cliente diminui se uma oficina não tiver as peças necessárias em estoque e não puder consertar seu carro por um ou dois dias a mais).

A gestão da cadeia de suprimentos garante:

  • Tempo de entrega certo: os clientes esperam que os produtos sejam entregues no prazo (ou seja, a satisfação do cliente diminui se a entrega da pizza atrasar duas horas ou se os presentes de Natal forem entregues em 26 de dezembro);
  • Suporte logo após a venda: os clientes esperam que os produtos sejam atendidos rapidamente. (ou seja, a satisfação do cliente diminui quando um forno doméstico para de funcionar no inverno e os reparos não podem ser feitos por dias).

2. Redução de custos operacionais com a gestão de cadeia de suprimentos

Os varejistas dependem das cadeias de suprimentos para entregar rapidamente produtos caros para evitar manter estoques caros nas lojas por mais tempo do que o necessário. Por exemplo, lojas de eletrônicos exigem entrega rápida de HDTVs de plasma de tela plana de 60” para evitar altos custos de estoque.

A gestão da cadeia de suprimentos garante:

  • Diminuição do custo de produção: os fabricantes dependem das cadeias de suprimentos para entregar materiais de forma confiável às fábricas de montagem para evitar escassez de material que interromperia a produção. Por exemplo, um atraso inesperado no envio de peças que causa o desligamento de uma fábrica de montagem de automóveis pode custar uma grande perda por minuto e milhões de reais por dia em salários perdidos;
  • Diminui o Custo Total da Cadeia de Suprimentos: Fabricantes e varejistas dependem dos gerentes da cadeia de suprimentos para projetar redes que atendam às metas de atendimento ao cliente com o menor custo total. A gestão de cadeia de suprimentos eficiente permite que uma empresa seja mais competitiva no mercado.

3. Melhorias na posição financeira

As empresas valorizam os gerentes da cadeia de suprimentos porque ajudam a controlar e reduzir os custos da cadeia de suprimentos. Isso pode resultar em aumentos dramáticos nos lucros da empresa.

A gestão da cadeia de suprimentos garante:

  • Diminuição de ativos Fixos: as empresas valorizam os gerentes da cadeia de suprimentos porque diminuem o uso de grandes ativos fixos, como fábricas, armazéns e veículos de transporte na cadeia de suprimentos;
  • Aumenta o fluxo de caixa: as empresas valorizam os gerentes da cadeia de suprimentos porque aceleram o fluxo de produtos para os clientes. Por exemplo, se uma empresa pode fabricar e entregar um produto a um cliente em 10 dias em vez de 70 dias, ela pode faturar o cliente 60 dias antes.

4. Gestão de cadeia de suprimentos para garantir a sobrevivência humana

Menos conhecido, é como a gestão de cadeia de suprimentos também desempenha um papel crítico na sociedade. O conhecimento e as capacidades do SCM podem ser usados ​​para apoiar missões médicas, conduzir operações de socorro em desastres e lidar com outros tipos de emergências.

Seja lidando com fluxos de produtos diários ou lidando com um desastre natural inesperado, os especialistas em cadeia de suprimentos arregaçam as mangas e se ocupam. Eles diagnosticam problemas, trabalham criativamente em torno de interrupções e descobrem como levar produtos essenciais para as pessoas necessitadas da forma mais eficiente possível.

A gestão da cadeia de suprimentos garante:

  • Auxílio para sustentar a vida humana: os seres humanos dependem das cadeias de suprimentos para atender às necessidades básicas, como alimentos e água. Qualquer avaria desses pipelines de entrega rapidamente ameaça a vida humana;
  • SCM melhora a saúde humana: os seres humanos dependem das cadeias de suprimentos para fornecer medicamentos e cuidados de saúde. Durante uma emergência médica, o desempenho da cadeia de suprimentos pode ser a diferença entre a vida e a morte. Por exemplo, helicópteros de resgate médico podem salvar vidas transportando rapidamente vítimas de acidentes para hospitais para tratamento médico de emergência. Além disso, os medicamentos e equipamentos necessários ao tratamento estarão disponíveis no hospital como resultado da excelente execução da cadeia de suprimentos
  • A gestão de cadeia de suprimentos protege os seres humanos dos extremos climáticos: os seres humanos dependem de uma cadeia de fornecimento de energia para fornecer energia elétrica a residências e empresas para iluminação, aquecimento, refrigeração e ar condicionado. Falha logística (um apagão de energia) pode resultar rapidamente em uma ameaça à vida humana.

A importância da gestão de cadeia de suprimentos está muito além de uma simples logística empresarial, é fundamental para manter a eficiência para manutenção humana.

Se você procura por mais soluções em logística para o seu negócio, a Infracommerce planeja a operação de sua empresa de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade. O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Marketplace In: conheça o modelo de negócio, as vantagens e os desafios

Por Cadu Fogueral O comércio eletrônico não para de crescer. De acordo com a 46ª…

Relatório de atendimento a cliente detalhados com Omnicanal

O relatório de atendimento ao cliente é uma forma de avaliar o desempenho do setor e fornecer…

O jeito certo de ativar a satisfação do cliente

A satisfação do cliente é essencial para manter seus clientes atuais e novos. Clientes insatisfeitos são um risco de…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.