Infracommerce

Infracommerce
B3

Gerenciamento de frete: Entenda como funciona

Você sabe para que serve o gerenciamento de frete? Neste artigo, contamos como ele funciona e o que é possível fazer para melhorar o processo no seu negócio. 

O principal desejo de uma organização é atingir um nível de satisfação do cliente que o faça considerar sua empresa um parceiro de negócios. Ou seja, o objetivo é fidelizá-lo para que sua companhia seja priorizada quando ele precisar novamente dos serviços. 

Essa satisfação está totalmente relacionada aos resultados da empresa, principalmente em relação ao prazo de entrega, que é um dos fatores mais importantes na prestação de serviços de logística.

Afinal, como funciona o gerenciamento de frete do seu negócio?

 

O que é gerenciamento de frete?

O gerenciamento de frete envolve todas as etapas de entrega do seu produto aos clientes, permitindo otimizar esse processo, melhorar o tempo e a qualidade da entrega e, ainda, proporcionar um ótimo custo. 

O objetivo é garantir a satisfação do cliente. Para fazer isso, a inteligência artificial é usada com o intuito de reunir milhares de dados de diferentes operadoras, fornecendo assim as melhores opções de entrega.

 

A importância do gerenciamento de frete na logística

O gerenciamento de frete inclui uma estratégia para garantir que o processo de armazenamento, distribuição e entrega de pedidos seja confiável o suficiente para entregar a mercadoria da melhor maneira possível, o que também aumenta a satisfação do consumidor final. 

Essas práticas são desenvolvidas para minimizar os atrasos nas entregas e diminuir os custos de frete. Com isso, as empresas podem atingir a excelência nas entregas se o gerenciamento de frete for implementado. Essas ações têm um impacto significativo no seu negócio e são fundamentais para manter sua credibilidade e relacionamento com os consumidores.

Confira, a seguir, os principais pontos positivos que a gestão de fretes pode trazer para sua empresa.

  • Redução de custos

Um ponto muito importante do gerenciamento de frete é com relação ao custo das operações logísticas. A gestão é realizada a partir de um software que tem acesso a dados de diversas transportadoras. Dessa forma, ele roteiriza o melhor caminho para cada pedido e garante a escolha de frete mais atraente para sua mercadoria. 

É um processo muito mais rápido do que se você precisasse cruzar todos esses dados a cada compra, de forma manual. A ferramenta mapeará as opções mais vantajosas para garantir o melhor custo-benefício, tanto para o cliente quanto para a empresa, e reduzir o custo para seu negócio no fim do mês.  

  • Redução de falhas e atrasos

Um dos pontos mais importantes da gestão de frete é que ela reduz as chances de atrasos e falhas, uma vez que existe uma inteligência artificial analisando e tomando decisões estratégicas no momento de escolher a transportadora. Assim, o produto chega com a qualidade que saiu da sua loja, e no menor espaço de tempo possível. 

  • Maior disponibilidade de itens

Uma plataforma de gerenciamento de frete fornece a centralização dos dados do armazenamento do seu produto em um único lugar, o que resulta em melhor organização e controle de estoque da sua loja virtual

Dessa forma, você consegue visualizar o que ainda tem disponível ou o que está em baixa, repondo o produto de prontidão ou retirando a disponibilidade do item da sua página. Isso garante uma melhor experiência do usuário também ao navegar no site.

  • Melhoria no controle do fluxo

O gerenciamento de frete centraliza as informações do fluxo de distribuição em um único espaço, permitindo que você tenha um controle maior dos seus pedidos. E uma boa gestão de vendas impacta diretamente no crescimento da sua empresa, uma vez que, ao vender mais, consequentemente, fatura-se mais. 

  • Aumento da lucratividade

O atraso na entrega pode gerar esse tipo de problema com a reputação da sua marca e impactar as vendas, diminuindo a taxa de conversão

Por isso, a gestão do fluxo de compra e de todos os processos que levam o produto às pessoas será fundamental para a percepção de qualidade dos serviços e para as avaliações positivas da sua loja.

Ao garantir uma boa experiência, você fideliza mais clientes e ainda incentiva o público a divulgar os benefícios da sua empresa. O resultado é a melhora em métricas importantes, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Lifetime Value – Valor do Tempo de Vida (LTV).

 

Como melhorar seu gerenciamento de frete

A eficiência no transporte implica na eficiência da entrega. No entanto, sabemos que erros logísticos geram grandes problemas para o negócio e implicam em grande desconfiança por parte dos clientes. Por isso, fique atento aos pontos abaixo:

Estabeleça uma estratégia de entrega assertiva

É de extrema importância pensar na estratégia de coleta e entrega. Para buscar a qualificação adequada para o seu negócio, é fundamental que o serviço logístico selecionado comporte a demanda da sua empresa. 

Esteja sempre por dentro das variedades de transporte ofertadas, como cargas especiais e pequenas cargas. E escolha entre a Logística Inbound e a Outbound.

Planeje as etapas da operação

Planejar as etapas corretamente é o primeiro passo para potencializar o gerenciamento de frete. Ter consciência da localização das mercadorias, separação, expedição de pedidos e distribuição de layout são métodos importantes nesse processo.

Para antecipar a demanda, é necessário estar um passo à frente do possível problema. Cabe ao gerente logístico traçar a melhor estratégia para executar essa tarefa. Uma gestão de estoques, por exemplo, reduz os problemas de atraso na entrega e evita o gargalo logístico.

No entanto, a estimativa de vendas é uma análise detalhada e que exige tempo, mas que estimula a redução de erros na empresa. Assim, é possível preparar todos os envolvidos no processo, desde a equipe responsável até os fornecedores logísticos.

Monitore sua frota para analisar possíveis gargalos

A partir do investimento em tecnologia, você também pode realizar o monitoramento de frotas em tempo real, atitude essencial na melhoria da gestão de frete. Com isso, a empresa sabe onde a carga está guardada, se o produto correto está sendo transportado, quanto tempo a ação demora e quem é o responsável pela entrega.

Automatize seu processo logístico

A automação logística tem grande influência na qualidade do gerenciamento de frete, uma vez que a estratégia diminui os riscos e erros em processos manuais. Além disso, proporciona dados e informações precisas, gera maior produtividade e interação entre setores, como também, auxilia na construção de processos estruturados e controlados.

Digitalize documentos

O processo de digitalização de documentos traz também a possibilidade de reduzir custos com a emissão de documentos físicos e possibilita o acesso rápido e prático a todas as informações necessárias para o seu negócio. Dessa forma, diminui a chance de erros em documentação de cargas, por exemplo.

Para que você consiga fazer tudo isso, é necessário ter uma plataforma de gerenciamento adequada. A Infracommerce tem todas as soluções de logística para o seu negócio. Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Multi-adquirência: uma tendência em payments para seus negócios

Neste artigo, você vai entender o que é multi-adquirência e o potencial dos gateways de pagamentos nos…

Delivery HUB: uma alternativa ao sedex

O delivery hub tem se colocado como importante alternativa para entregar mais rápido e economizar na logística.…

Aumentando as vendas com prospecção ativa

Separamos 10 dicas de prospecção ativa para que você encontre novos leads qualificados que possam aumentar de…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!