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Gerenciamento de frete: Entenda como funciona

Você sabe para que serve o gerenciamento de frete? Neste artigo, contamos como ele funciona e o que é possível fazer para melhorar o processo no seu negócio. 

O principal desejo de uma organização é atingir um nível de satisfação do cliente que o faça considerar sua empresa um parceiro de negócios. Ou seja, o objetivo é fidelizá-lo para que sua companhia seja priorizada quando ele precisar novamente dos serviços. 

Essa satisfação está totalmente relacionada aos resultados da empresa, principalmente em relação ao prazo de entrega, que é um dos fatores mais importantes na prestação de serviços de logística.

Afinal, como funciona o gerenciamento de frete do seu negócio?

 

O que é gerenciamento de frete?

O gerenciamento de frete envolve todas as etapas de entrega do seu produto aos clientes, permitindo otimizar esse processo, melhorar o tempo e a qualidade da entrega e, ainda, proporcionar um ótimo custo. 

O objetivo é garantir a satisfação do cliente. Para fazer isso, a inteligência artificial é usada com o intuito de reunir milhares de dados de diferentes operadoras, fornecendo assim as melhores opções de entrega.

 

A importância do gerenciamento de frete na logística

O gerenciamento de frete inclui uma estratégia para garantir que o processo de armazenamento, distribuição e entrega de pedidos seja confiável o suficiente para entregar a mercadoria da melhor maneira possível, o que também aumenta a satisfação do consumidor final. 

Essas práticas são desenvolvidas para minimizar os atrasos nas entregas e diminuir os custos de frete. Com isso, as empresas podem atingir a excelência nas entregas se o gerenciamento de frete for implementado. Essas ações têm um impacto significativo no seu negócio e são fundamentais para manter sua credibilidade e relacionamento com os consumidores.

Confira, a seguir, os principais pontos positivos que a gestão de fretes pode trazer para sua empresa.

  • Redução de custos

Um ponto muito importante do gerenciamento de frete é com relação ao custo das operações logísticas. A gestão é realizada a partir de um software que tem acesso a dados de diversas transportadoras. Dessa forma, ele roteiriza o melhor caminho para cada pedido e garante a escolha de frete mais atraente para sua mercadoria. 

É um processo muito mais rápido do que se você precisasse cruzar todos esses dados a cada compra, de forma manual. A ferramenta mapeará as opções mais vantajosas para garantir o melhor custo-benefício, tanto para o cliente quanto para a empresa, e reduzir o custo para seu negócio no fim do mês.  

  • Redução de falhas e atrasos

Um dos pontos mais importantes da gestão de frete é que ela reduz as chances de atrasos e falhas, uma vez que existe uma inteligência artificial analisando e tomando decisões estratégicas no momento de escolher a transportadora. Assim, o produto chega com a qualidade que saiu da sua loja, e no menor espaço de tempo possível. 

  • Maior disponibilidade de itens

Uma plataforma de gerenciamento de frete fornece a centralização dos dados do armazenamento do seu produto em um único lugar, o que resulta em melhor organização e controle de estoque da sua loja virtual

Dessa forma, você consegue visualizar o que ainda tem disponível ou o que está em baixa, repondo o produto de prontidão ou retirando a disponibilidade do item da sua página. Isso garante uma melhor experiência do usuário também ao navegar no site.

  • Melhoria no controle do fluxo

O gerenciamento de frete centraliza as informações do fluxo de distribuição em um único espaço, permitindo que você tenha um controle maior dos seus pedidos. E uma boa gestão de vendas impacta diretamente no crescimento da sua empresa, uma vez que, ao vender mais, consequentemente, fatura-se mais. 

  • Aumento da lucratividade

O atraso na entrega pode gerar esse tipo de problema com a reputação da sua marca e impactar as vendas, diminuindo a taxa de conversão

Por isso, a gestão do fluxo de compra e de todos os processos que levam o produto às pessoas será fundamental para a percepção de qualidade dos serviços e para as avaliações positivas da sua loja.

Ao garantir uma boa experiência, você fideliza mais clientes e ainda incentiva o público a divulgar os benefícios da sua empresa. O resultado é a melhora em métricas importantes, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Lifetime Value – Valor do Tempo de Vida (LTV).

 

Como melhorar seu gerenciamento de frete

A eficiência no transporte implica na eficiência da entrega. No entanto, sabemos que erros logísticos geram grandes problemas para o negócio e implicam em grande desconfiança por parte dos clientes. Por isso, fique atento aos pontos abaixo:

Estabeleça uma estratégia de entrega assertiva

É de extrema importância pensar na estratégia de coleta e entrega. Para buscar a qualificação adequada para o seu negócio, é fundamental que o serviço logístico selecionado comporte a demanda da sua empresa. 

Esteja sempre por dentro das variedades de transporte ofertadas, como cargas especiais e pequenas cargas. E escolha entre a Logística Inbound e a Outbound.

Planeje as etapas da operação

Planejar as etapas corretamente é o primeiro passo para potencializar o gerenciamento de frete. Ter consciência da localização das mercadorias, separação, expedição de pedidos e distribuição de layout são métodos importantes nesse processo.

Para antecipar a demanda, é necessário estar um passo à frente do possível problema. Cabe ao gerente logístico traçar a melhor estratégia para executar essa tarefa. Uma gestão de estoques, por exemplo, reduz os problemas de atraso na entrega e evita o gargalo logístico.

No entanto, a estimativa de vendas é uma análise detalhada e que exige tempo, mas que estimula a redução de erros na empresa. Assim, é possível preparar todos os envolvidos no processo, desde a equipe responsável até os fornecedores logísticos.

Monitore sua frota para analisar possíveis gargalos

A partir do investimento em tecnologia, você também pode realizar o monitoramento de frotas em tempo real, atitude essencial na melhoria da gestão de frete. Com isso, a empresa sabe onde a carga está guardada, se o produto correto está sendo transportado, quanto tempo a ação demora e quem é o responsável pela entrega.

Automatize seu processo logístico

A automação logística tem grande influência na qualidade do gerenciamento de frete, uma vez que a estratégia diminui os riscos e erros em processos manuais. Além disso, proporciona dados e informações precisas, gera maior produtividade e interação entre setores, como também, auxilia na construção de processos estruturados e controlados.

Digitalize documentos

O processo de digitalização de documentos traz também a possibilidade de reduzir custos com a emissão de documentos físicos e possibilita o acesso rápido e prático a todas as informações necessárias para o seu negócio. Dessa forma, diminui a chance de erros em documentação de cargas, por exemplo.

Para que você consiga fazer tudo isso, é necessário ter uma plataforma de gerenciamento adequada. A Infracommerce tem todas as soluções de logística para o seu negócio. Acesse e confira!

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