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Estratégias sustentáveis para e-commerce: Como lidar com estoques excedentes

Não é de hoje que a sustentabilidade está em alta no varejo e na sociedade como um todo. Cada vez mais, os consumidores exigem um posicionamento das marcas com relação a ações que beneficiam o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais a curto, médio e longo prazo. Prova disso são algumas pesquisas que já podemos citar no início desse texto:

 

  • 95% dos brasileiros priorizam marcas e serviços que investem em sustentabilidade, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgado em 2023;
  • O consumo online de produtos sustentáveis cresceu em 40% no Brasil entre abril de 2022 e março de 2023, de acordo com pesquisa do Mercado Livre. O índice brasileiro foi melhor do que a média da América Latina, que ficou em 30%. 

 

Mas então, diante desse cenário em busca de ações comerciais mais responsáveis ambientalmente falando, o que fazer para que o seu e-commerce seja considerado sustentável? Como lidar com estoques excedentes e quais estratégias aplicar? Quais soluções da Infracommerce podem ajudar nesse quesito? É o que vamos explicar a seguir!

 

Como se tornar um e-commerce sustentável?

 

No setor varejista, a sustentabilidade tornou-se uma pauta fundamental. Práticas sustentáveis não apenas beneficiam o meio ambiente, como também contribuem para a melhora da imagem da marca e a consequente fidelização dos clientes, que estão cada vez mais atentos às questões ambientais.

 

Por isso, para a sua marca ser reconhecida no mercado online como um e-commerce sustentável é preciso se atentar a algumas questões. Entre elas, está a adoção de práticas que visam reduzir o impacto das atividades diárias no meio ambiente, para que, assim, a jornada de compra seja sustentável. Isso não engloba apenas a oferta de produtos sustentáveis, vai desde embalagens recicláveis para produtos, até frotas de caminhões que poluem menos a atmosfera. 

 

Principais estratégias sustentáveis para e-commerce

 

Com esse panorama em mente, há algumas estratégias de e-commerce que podem garantir a sustentabilidade da sua operação digital. Veja, abaixo, e lembre-se: o consumidor está sempre atento a cada passo seu, e qualquer deslize ou não cumprimento de alguma promessa pode descredibilizar a sua marca no mercado. Então, se você se comprometeu a oferecer uma experiência de compra sustentável, consciente e responsável ambientalmente, honre com o combinado.

 

Controle de estoque

 

Diversas estratégias eficientes podem ser adotadas para evitar o acúmulo excessivo de estoques. A previsão de demanda, o ajuste dinâmico de preços e a realização de promoções para produtos que estão parados no estoque são algumas das táticas que podem ser implementadas com sucesso.

 

Todas essas possibilidades podem ser identificadas a partir de tecnologias de inteligência artificial e do uso de dados de forma estratégica. O Business Intelligence da Infracommerce, por exemplo, reúne informações que podem guiar a distribuição e o abastecimento de estoque, além de fornecer uma previsão de demanda (falaremos mais sobre a plataforma mais abaixo).

 

Doações, reciclagem e reaproveitamento

 

A viabilidade de doar estoques excedentes para organizações beneficentes deve ser considerada. Isso não apenas contribui para a redução de impactos ambientais, mas também gera um impacto positivo na comunidade. 

 

Além disso, a reciclagem e o reaproveitamento de produtos são opções igualmente relevantes. Você pode investir, por exemplo, em práticas que transformam resíduos em matéria-prima para a confecção de novos produtos. Ou então, pode incluir uma página de outlet no seu e-commerce com peças em bom estado que voltaram para o centro de distribuição através de trocas e devoluções.

 

Ambas as atitudes representam uma abordagem proativa e alinhada com a responsabilidade ambiental, o que vai de encontro com a política do ESG (Environmental, Social and Governance). O alinhamento de metas de uma empresa com as ações de sustentabilidade é um indicador de desempenho visto, inclusive, com bons olhos pelos investidores.

 

Logística reversa e comunicação transparente 

 

Já que citamos o processo de troca e devolução de produtos, essa é uma área que também deve ser levada em consideração para garantir a sustentabilidade da sua loja online. As regras do procedimento devem estar bem claras para o consumidor, e o procedimento da logística reversa precisa estar bem alinhado com a sua equipe de entregas para que o cliente fique satisfeito.

 

Afinal, se a sustentabilidade é um tema em alta que precisa ser levado em consideração na hora de planejar cada ação do seu e-commerce, a comunicação clara de cada campanha e cada frente em que a sua empresa está envolvida é fundamental. Só assim, é possível aproximar mais o cliente da sua marca e gerar a identificação, tão buscada pelo universo D2C, como também pelo B2B.   

 

Como a Infracommerce pode ajudar na sustentabilidade do seu negócio

 

Dentro da nossa vertical de inteligência de dados, a Infradata, as lojas online com gestão do nosso time tem acesso ao exclusivo Business Intelligence (BI) da Infracommerce. Em uma única plataforma, é possível analisar dados da operação completa de e-commerce, incluindo atualizações de estoque, pedidos, logística, devoluções, pagamentos, entre outros.   

 

Esse sistema integrado é essencial para a tomada de decisões estratégicas no e-commerce, uma vez que permite a análise de dados e informações relevantes para a gestão eficiente de estoques, alinhando-se com as práticas sustentáveis aqui discutidas. 

 

Para saber mais sobre como implementar estratégias sustentáveis no seu e-commerce, fale com os nossos especialistas em Full Commerce. Descubra todas as vantagens em estar no maior ecossistema digital da América Latina.

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