Infracommerce

B3
svg2

Gateway de pagamento

Gateway de pagamento

A melhor maneira de as empresas online começarem a aceitar pagamentos é com um gateway de pagamento.

Os gateways de pagamento facilitam as transações online enquanto protegem os dados confidenciais do titular do cartão. Isso significa que os clientes podem comprar itens de sua loja com segurança sem o risco de roubo de identidade.

Neste artigo, exploraremos os detalhes sobre gateway de pagamento, incluindo como eles funcionam e como você pode implementá-los em seus negócios.

O que exatamente é um gateway de pagamento?

Simplificando, um gateway de pagamento é uma solução que lê e transfere com segurança as informações de pagamento de um cliente para a conta bancária de um comerciante, tanto para transações online quanto pessoais.

Pense nisso como uma caixa registradora, exceto que os pagamentos que ela processa não são em dinheiro. Estes podem incluir cartões de crédito, cartões de débito e carteiras digitais (como Google Pay, Apple Pay, Amazon Pay, PayPal, Venmo, etc.).

Essencialmente, é um software que cria um túnel seguro para os clientes se conectarem e transferirem fundos para comerciantes em transações online. É também o software em seu sistema POS ou leitores de cartão que processa os dados de pagamento do cliente em um ambiente físico.

O trabalho do gateway de pagamento é capturar informações de pagamento com segurança, garantir que os fundos adequados estejam disponíveis na conta do cliente e receber o pagamento do comerciante.

Você pode pensar nos gateways de pagamento como um intermediário entre sua loja e o cartão de crédito do seu cliente. Essas soluções são cada vez mais importantes, pois o comércio eletrônico e as transações on-line continuam a depender de pagamentos com cartão de crédito e outras soluções de pagamento móvel para simplificar os pagamentos.

A maioria dos gateways de pagamento vem com recursos como detecção de fraude e criptografia de dados que são especificamente voltados para manter as informações de pagamento de seus clientes seguras.

O empresário moderno deve pensar em aspectos como parceiros de processador de pagamento, conformidade com PCI DSS e transações de ponto de venda, além de vários métodos de pagamento, à medida que as transações com cartão de crédito e o comércio em geral continuam a evoluir.

Felizmente, aqueles que administram lojas de varejo, têm instâncias para processar pagamentos com cartão de crédito e buscam expandir seus negócios de maneira simples e direta, podem contar com parceiros como a Infracommerce para orientá-los e simplificar suas operações de processamento de pagamentos.

Gateway de pagamento versus processadores de pagamento

Antes de prosseguirmos, pode valer a pena entender as diferenças entre um gateway de pagamento e um processador de pagamento, pois geralmente são confundidos.

Os processadores de pagamento facilitam a transferência de dados de pagamento entre bancos emissores de cartões e bancos adquirentes para transferir fundos para sua conta de comerciante. No entanto, eles precisariam da ajuda de gateways de pagamento para autorizar a transação e se comunicar com as outras partes móveis.

O que é uma conta de gateway de pagamento?

É uma conta ou uma solução de processador de pagamento que permite que você aceite pagamentos com cartão de débito e cartão de crédito de seus clientes em configurações on-line e físicas.

Quando conectado a um site ou sistema de ponto de venda (POS), o gateway de pagamento processa as informações digitadas ou capturadas fisicamente do cartão de crédito com segurança. Se a transação for autorizada, a solução inicia o processo de transferência de fundos para sua conta de comerciante.

Esta é uma solução simples que funciona para empresas e seus clientes. No entanto, há muitas partes móveis envolvidas. Para entender isso melhor, primeiro, vamos dar uma olhada nas principais partes interessadas envolvidas no processo.

Principais partes interessadas envolvidas no processamento do gateway de pagamento

As seguintes partes interessadas estão envolvidas em qualquer pagamento processado por meio de um gateway de pagamento:

  1. O cliente (ou titular do cartão) que faz uma compra.
  2. O comerciante (ou empresa) que faz a venda.
  3. Redes de cartões (como Visa, Mastercard, etc.) que gerenciam o cartão do cliente.
  4. O banco emissor do cartão do cliente que detém sua conta de cartão de crédito.
  5. O banco do comerciante (ou banco adquirente) que detém a conta comercial do comerciante.

Como funciona um gateway de pagamento?

Como discutido acima, os gateways de pagamento são o intermediário entre sua loja e seu cliente. Os gateways autorizam o pagamento do cliente e criptografam as informações do titular do cartão.

Em seguida, confirmar o pagamento com o banco emissor e depositar o dinheiro na conta do comerciante. O próprio gateway de pagamento, além de seguro, é uma forma fácil de facilitar as transações online da sua loja.

O gateway executa essa função conectando-se a redes de cartão de débito/cartão de crédito, como Visa, Mastercard, Discover ou American Express. Ele também entra em contato com o emissor do cartão de crédito, que é o banco emissor ou instituição financeira que forneceu o cartão aos seus clientes.

Após conectar-se à rede e ao emissor, o gateway verifica a validade das informações do cartão de crédito do cliente e dos dados gerais da transação.

Uma vez que o gateway de pagamento recebe uma resposta do emissor sobre a disponibilidade de fundos e a autenticidade das informações, ele repassa a aceitação ou a rejeição da transação para você e seu cliente. Isso permite que você confirme se uma transação foi validada.

Benefícios de usar um gateway de pagamento

Embora o processo envolva segurança intensiva em conformidade com PCI e métodos de criptografia para se conectar ao emissor do cartão de crédito, o gateway garante um processo simplificado no front-end. Isso garante que os clientes não precisem passar por procedimentos complicados para concluir as transações a qualquer momento.

Por exemplo, se o cliente estiver processando o pagamento com cartão de crédito on-line sozinho, ele poderá inserir os detalhes do cartão e aguardar alguns segundos antes de saber se o pagamento com cartão de crédito foi concluído ou não.

Como o gateway geralmente é integrado ao seu site ou aplicativo, isso não exige que seu cliente passe por nenhum processo complicado. Eles precisam inserir as informações necessárias, como nome, número do cartão, data de validade do cartão e código CVV.

Da mesma forma, suponha que a transação esteja sendo realizada por meio de hardware de pagamento, como um terminal POS. Nesse caso, leva apenas alguns segundos depois de passar, mergulhar ou tocar no cartão para saber se a transação está autorizada ou não. Este processo também não pede detalhes complicados e exige que o cartão esteja presente com um usuário autorizado.

Devido a esse mecanismo, o gateway de pagamento atua como a espinha dorsal de qualquer configuração de conta de comerciante. Sem a conexão criptografada e robusta do gateway de pagamento com o emissor do cartão e a rede, não é possível autorizar ou confirmar transações. Tendo isso em mente, uma conta de gateway é essencial para todas as empresas e organizações que desejam aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito.

Entendeu como funciona? Acesse o site da Infracommerce e conheça nossas soluções!

Em caso de dúvidas, fale com a nossa equipe:

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

O que é e como funciona o B2E (Business to Experience)

Quer saber mais sobre o que é, como funciona e os benefícios dessa tendência? Continue…

Conheça a eficiência do funil de marketing digital

Neste texto você vai saber a importância de utilizar um  funil de marketing digital. Leia…

A melhor forma de fazer um investimento online

Se você deseja aumentar suas vendas mais rápido, reduzir os custos operacionais e aumentar também…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.