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Fornecedores de produtos: como encontrar para seu e-negócio online?

Fornecedores de produtos: como encontrar para seu e-negócio online?

Neste artigo, falaremos sobre os fornecedores de produtos para seu negócio online.

Uma das decisões de negócios mais importantes que você tomará como empreendedor no século 21 é encontrar os fornecedores de produtos certos para seu negócio online. Um negócio de comércio eletrônico funcionará a seu favor se você escolher os parceiros certos e cultivar relacionamentos com pessoas/organizações que fornecem o que seus clientes desejam.

Para entregar exatamente o que o cliente deseja, você deve ter um fornecedor confiável em termos de métodos de pagamento, opções de entrega e fornecimento de produtos. Quando seu objetivo é ser competitivo em termos de qualidade e preço, você deve ter um ás na manga – a seleção “perfeita” de produtos. Neste artigo, veja como encontrar bons fornecedores de produtos!

5 Dicas para encontrar fornecedores de produtos para seu negócio online

1. Aprenda sobre canais de canais de distribuição para seu negócio online

O primeiro passo para encontrar os fornecedores de produtos que atendem às suas necessidades é entender os canais de distribuição. Cada setor tem suas peculiaridades, portanto, a cadeia de suprimentos de um setor pode ser muito diferente de outra. Você deve se esforçar para saber como os produtos que seus clientes estão procurando chegam ao varejista a partir da fonte – o fabricante. Depois de entender esse aspecto do negócio, é hora de encontrar o fornecedor atacadista certo para sua startup de comércio eletrônico.

Comprar diretamente do fabricante é uma das formas de garantir produtos para sua loja virtual. Muitos pequenos fabricantes estão mais do que dispostos a vender diretamente para você. No entanto, este não é o padrão para todos os tipos de produtos. Algumas indústrias exigem um distribuidor ou importador exclusivo.

Um produto fabricado em outro país pode ter um distribuidor exclusivo. Se não for possível negociar diretamente com o fabricante devido à exclusividade, talvez seja necessário negociar com o distribuidor exclusivo. Quando o distribuidor exclusivo opta por vender para atacadistas menores ou distribuidores regionais em vez de varejistas, você terá que passar pelo intermediário para obter a gama completa de produtos para seu estoque.

2. Pense na compra de produtos

Os varejistas usam uma combinação de métodos para obter produtos que eles podem vender por sua vez. Uma das maneiras mais populares de adquirir um produto é encontrar um fabricante ou atacadista direto e passar pela cadeia de suprimentos. Outro tipo de fornecimento de produtos é contratar um remetente direto (discutiremos isso com mais detalhes em breve). Depois, há a opção de criar os produtos você mesmo. A escolha da opção certa para o seu site de comércio eletrônico depende do seu plano de negócios.

Você tem que estar pronto para investir muito no início ao optar por contratar um parceiro ou fabricante. Você deve estar pronto para lidar com as armadilhas potenciais de ter um parceiro produzindo o produto que você vende, onde você não está envolvido no processo de produção. Optar por fazer você mesmo o produto é apenas uma opção se você tiver a capacidade e os recursos para fazê-lo.

Ter controle total do produto, desde a produção até as vendas, pode render muito. No entanto, você deve estar pronto para investir seu tempo, estar ciente das limitações e trabalhar duro para se manter competitivo.

O fornecimento de produtos por meio de um remetente direto é um pouco diferente. Nesse método, seu site de comércio eletrônico serve como canal pelo qual você vende produtos comprados de um fornecedor. Os arranjos geralmente incluem frete para que o cliente receba seu pedido diretamente do fornecedor. O método libera você dos requisitos de estoque e embalagem.

Esse pode ser o melhor método a ser empregado se você deseja expandir seu catálogo de produtos rapidamente, mas a concorrência pode ser acirrada porque os produtos que você vende não são exclusivos do seu site. Você deve pensar em outras maneiras de ganhar vantagem sobre seus concorrentes.

3. Encontre fornecedores de produtos potenciais

É muito fácil encontrar fabricantes proeminentes fazendo produtos originais. Normalmente, você pode encontrar seus detalhes de contato em seus sites. Passe algumas horas no Google e você terá uma longa lista de possíveis fornecedores e distribuidores para entrar em contato. Você também pode encontrá-los em feiras. Participar desses eventos oferece inúmeras oportunidades de networking e interação com os próprios fabricantes.

Ainda assim, você deve perceber que nem todos os fornecedores de produtos estão ativamente engajados na otimização de mecanismos de busca. Os melhores produtos para vender podem ser produzidos por uma empresa que não está listada em nenhum banco de dados digital. Os produtos mais competitivos podem não ter a presença online que lhes dá destaque nas redes sociais.

Se você não é tão experiente na web quanto pensa, pode até perder as opções mais econômicas. Afinal, vai depender das palavras-chave que você usa. Talvez seja uma boa ideia não depender apenas de uma pesquisa na web. Converse com os principais players do setor. Faça amizade com outros empreendedores dentro do nicho. Confiar no boca a boca é uma tradição milenar que tem suas próprias vantagens.

4. Busque por fornecedores de produtos de backup de origem 

Na era COVID, as cadeias de suprimentos não são estanques.

É por isso que pode ser uma boa ideia encontrar vários fornecedores.

Avalie cada opção e crie um grupo confiável de empresas para as quais você pode ligar para solicitar os produtos de que precisa a qualquer momento. Lidar com pedidos pendentes pode ser estressante e afetar significativamente suas vendas, portanto, certifique-se de sempre ter outro fornecedor para recorrer.

Os fornecedores de backup podem não ficar felizes por você não dar a eles todo o seu negócio, mas, ao oferecer a eles um preço atraente, você pode garantir que eles fornecerão quando você precisar – quando geralmente é uma emergência.

Dica: peça recomendações de fornecedores de produtos por meio de sua rede. Se eles lhe derem um lead que não pode atender às necessidades de sua loja, peça sugestões novamente. As recomendações são uma ótima maneira de economizar tempo, energia e dinheiro, direcionando você imediatamente para os parceiros de comércio eletrônico certos.

5. Fala perguntas a fornecedores de produtos para não frustrar seu negócio online

Se você está um pouco assustado ao falar com novos fornecedores de produtos, aqui estão algumas perguntas comuns para ajudá-lo a se ”nortear”:

  • O produto que precisamos está disponível?
  • Quantos itens você espera vender em um determinado período de tempo?
  • Quanto de estoque você tem em mãos?
  • Você estará disponível durante o horário comercial em nosso fuso horário?
  • Qual é o seu mercado-alvo?
  • Qual é a quantidade mínima de pedido?
  • Você tem experiência com entregas estrangeiras para o nosso mercado?
  • O que você espera em termos de prazo de entrega?
  • Existem faixas de preço?
  • Por que este produto?
  • Qual é um tempo de retorno típico quando você recebe uma ordem de compra (PO)? Você estará armazenando estoque em um armazém?
  • Quais são as condições de pagamento e nossas opções de entrega?
  • Você está procurando por dropshipping?
  • Quanto de estoque você tem em mãos?
  • Existe uma política de devolução ou erro de fabricação?
  • Qual é o processo quando um PO é enviado?

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