Neste artigo, destacamos algumas informações sobre o setor Dark Stores e como você pode entrar nele.
A entrega sob demanda está crescendo, e no centro desse chamado comércio rápido está às Dark Stores – a loja sem clientes onde os pedidos on-line são embalados para atendimento no menor tempo possível.
Se você acha que é apenas uma tendência para grandes empresas de mercearia, pense novamente: grandes varejistas já embarcaram e as startups de entrega levantaram bilhões em financiamento nos últimos anos.
Afinal, o que são Dark Stores?
O aumento do comércio eletrônico e o declínio das compras na loja antecederam o Covid, mas a pandemia ocasionou um aumento no crescimento do comércio eletrônico que agora faz com que muitas empresas reavaliem seu uso do espaço de varejo.
As Dark Stores usam lojas físicas, mas esses espaços são armazéns de comércio eletrônico, centros de distribuição ou centros de micro-atendimento. Elas recebem o nome de dark – ou seja, fechadas ao público, pois são usadas apenas para atender pedidos online.
Mais comuns nos setores de mercearias e alimentos integrais, as dark stores estão se tornando cada vez mais prevalentes na moda, no varejo de grande porte e nas indústrias de utensílios domésticos e móveis.
Essas lojas de compras físicas combinam os pontos de compras on-line com uma experiência de uma loja ideal para fornecer clientes. Tudo que um cliente precisa fazer é fazer um pedido on-line e ou-lo diretamente em seu pedido ou porta buscá-lo em ponto de coleta.
Como entrar para o setor de Dark Stores?
Um requisito básico de uma Dark Store é que ela esteja localizada perto da base de clientes para ajudar as empresas a fornecer atendimento de pedidos rápido e sob demanda e permitir que os varejistas satisfaçam perfeitamente a demanda do consumidor de comércio eletrônico. As dark stores operam 24 horas por dia para atender à demanda online.
A automação é fundamental para o sucesso das Dark Stores – no entanto, as empresas que pretendem implementar o conceito não precisam investir grandes somas de capital em automação completa e tecnologia de IA. As operações fundamentais de qualquer dark store podem ser realizadas com um sistema de software de inventário robusto, uma equipe eficiente de loja otimizada para coleta rápida.
A planta baixa e o layout de um varejo tradicional ou mercearia são estrategicamente projetados para direcionar o fluxo de clientes. Incentivando mais tempo na loja, seduzindo clientes com displays de fim de corredor e compras por impulso de PDV. Iluminação, música, expositores de mercadorias e até mesmo espaço de corredor cuidadosamente planejado são recursos usados para aprimorar a experiência de compra na loja.
Uma Dark Store é diferente de uma loja de varejo porque foi projetada apenas para funcionalidade e atendimento. As facilidades de armazenamento e estoque podem ser feitas para que sejam preparadas estrategicamente o estoque, agilizando o picking.
O processamento de pedidos de armazenamento, porém em menor escala:
- Pedidos online são recebidos e processados;
- Os pedidos enviados eletronicamente para o chão de fábrica;
- Os funcionários escolhem os pedidos exibidos em uma tela digital anexada ao carrinho de compras;
- Muitas vezes, vários pedidos podem ser coletados simultaneamente;
- Os pedidos são embalados e enviados.
Em outras palavras, a dark store não tem nenhuma das frescuras que você encontraria em uma loja de varejo tradicional centrada no cliente.
Como garantir que Dark Stores sejam lucrativas
Comece com a demanda existente. Mapeie a demanda atual de pedidos on-line que está sendo atendida pelas lojas existentes. Destaque como áreas onde há demanda suficiente para sair das lojas existentes antes de considerar a abertura de uma dark store.
Embora algumas organizações maiores estejam convertendo o espaço existente em centros de distribuição de dark stores, isso pode não ser uma opção viável para PMEs menores.
Procure locais em locais industriais próximos que ofereçam aluguéis mais baixos e ofereçam melhor acesso para veículos de entrega e despacho fácil.
Selecionar as categorias de produtos certas e a melhor localização são considerações importantes para garantir a lucratividade de sua dark store. A localização deve ser baseada nos padrões de demanda local, pois isso é fundamental para garantir o atendimento e a entrega rápidos dos pedidos.
Mantenha o ajuste simples e fácil de navegar. Uma implementação de estoque eficaz é necessária para um sistema de gerenciamento de estoque eficaz em falta de tempo real de estoque e gerenciar a reabastecimento de estoque para evitar um sistema de gestão de estoque eficaz.
Por que as Dark Stores estão em alta?
O Covid-19 intensificou a trajetória do comércio eletrônico com um aumento dramático nas compras online, transações sem contato e entregas sob demanda.
A Covid também destaca vulnerabilidade nas longas – e muitas vezes complicadas – cadeias de globalidade de organizações. O fechamento de uma empresa única ou mesmo uma menor interrupção pode filtrar ao longo da cadeia de suprimentos para os prazos de entrega. Desligamentos e produção no transporte podem desligar a outro lado do mundo, para fornecer suprimentos.
Como as empresas desta, vez por outra, cada vez mais propensas a aceitar o risco de sucesso na cadeia de suprimentos da alta pressão por entrega sob demanda, as dark stores são capazes de ajudá-los na era da ‘acessibilidade rápida ‘.
Por que usar as Dark Stores?
Dark Stores e centros de micro-atendimento estão a caminho de se tornar a principal estratégia de um varejista para resolver a vulnerabilidade da cadeia de suprimentos. Cinco dos muitos benefícios oferecidos pelo uso de dark stores incluem:
Dark Stores permitem compras rápidas e sem contato
As medidas de distanciamento social e de segurança impulsionadas pelo Covid, tornaram as compras sem contato algo comum. As dark stores permitiram que os consumidores comprem de empresas sem precisar entrar na loja. Depois de fazer um pedido on-line, eles podem buscá-lo ou enviá-lo.
Distribuição e entrega são mais eficientes com Dark Stores
Transformar lojas físicas em dark stores agiliza o atendimento de pedidos. Ao localizar fisicamente os produtos mais próximos de um mercado específico e incluir uma variedade de opções de distribuição, a entrega de última é mais rápida e eficiente.
Dark Stores têm mais produtos e um público maior
O layout das dark stores pode ser otimizado para coleta rápida, e a capacidade de armazenamento aprimorada permite uma gama mais ampla de produtos. Enquanto isso, a acessibilidade on-line 24 horas por dia facilita um alcance mais amplo e, potencialmente, um público muito maior.
Dark Stores melhoram o gerenciamento de SKU
As mercearias se beneficiam particularmente do conceito de dark store, concentrando-se nos recursos de armazenamento e clique e colete para melhorar significativamente o gerenciamento de SKU.
O controle de estoque é aprimorado com Dark Stores
Dark Stores podem melhorar o controle de estoque e as empresas podem obter volumes maiores de pedidos nessas zonas livres de clientes. Uma única dark store pode manter o atendimento de varejo de várias outras lojas na mesma localização geográfica.
Por fim, a pandemia acelerou a mudança no comportamento do consumidor que já estava acontecendo: uma mudança de lojas físicas para compras online. Isso alterou permanentemente o cenário do varejo e as marcas precisam se adaptar para permanecer relevantes e atraentes. Fechar alguns locais permanentemente e transformá-los em Dark Stores será o melhor caminho a seguir para muitas marcas.
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