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A importância do e-commerce em 2024: Como o comércio eletrônico continuará sendo crucial nos negócios

O e-commerce está em constante crescimento e continuará sendo fundamental para o sucesso empresarial em 2024. Afinal, as marcas que não estão no comércio digital em pleno século XXI estão perdendo dinheiro, espaço no mercado e, o mais importante, clientes. 

 

Pensando nisso, separamos os principais aspectos que contribuirão para a continuidade da importância do comércio eletrônico nos negócios, incluindo crescimento sustentável, experiência do cliente, inovações tecnológicas, estratégias de marketing digital, omnichannel e integração, desafios e soluções para e-commerce. 

 

Lembrando que o ecossistema da Infracommerce tem soluções completas e modulares para você começar o ano de olho no sucesso e no crescimento do seu modelo de negócio no digital. Fale com o nosso time e saiba como contratar.

Crescimento sustentável e constante

O e-commerce brasileiro experimentou um crescimento expressivo e constante nos últimos anos. Esta tendência deve continuar em 2024 e seguirá assim nos próximos três anos, de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Além disso, há alguns dados importantes dessa pesquisa que podem guiar suas ações em 2024:

 

  • O faturamento do e-commerce em 2024 pode atingir R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10.45%, na comparação com 2023;
  • Já o ticket médio das lojas online deve girar em torno de R$ 490;
  • Os pedidos online devem chegar a marca de 418,6 milhões;
  • O número de pessoas que compram pela internet deve totalizar 91 milhões de consumidores. 

 

Segundo projeções do Statista, o mercado de entrega no mesmo dia (Same Day Delivery) é uma das principais tendências para 2024, e deverá movimentar US$ 14,9 bilhões ao redor do mundo. Por aqui, no Brasil, a projeção da FIS é que o e-commerce cresça em 56% neste ano.

Experiência do cliente no centro

A experiência do cliente é um aspecto fundamental para o sucesso do e-commerce, e em 2024 não será diferente. Segundo um estudo da Opinion Box, os consumidores optam por comprar online devido ao preço, a praticidade e as promoções. Portanto, é crucial priorizar a facilidade de uso, a segurança e a personalização da experiência de compra para atrair e reter clientes.

 

Para garantir todos esses pontos, há alguns fatores que você deve investir em 2024 para aprimorar a usabilidade do seu e-commerce. Aqui, no blog, já apresentamos algumas dicas sobre o tema, e você pode conferir clicando aqui.

Inovações tecnológicas e tendências para 2024

Tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), a realidade aumentada e a personalização avançada a partir do uso de dados, também impactarão o e-commerce em 2024. A adaptação a essas inovações é essencial para quem quer se destacar no mercado e ter um diferencial competitivo. 

 

Todos esses recursos tecnológicos permitem a melhora da eficiência operacional e da experiência do cliente. Vale destacar, apenas, que o ideal é aliar as automações que estão em alta no e-commerce ao fator humano para, assim, criar uma jornada empática e o mais próxima possível do cliente. 

Estratégias de marketing digital para impulsionar sua loja virtual

Nada melhor para se aproximar dos seus clientes do que o marketing digital. As estratégias mais eficazes para atrair e reter clientes no cenário do e-commerce incluem o uso de redes sociais, e-mail marketing e conteúdos otimizados para os mecanismos de busca (SEO). 

 

Além disso, também é importante monitorar as tendências de marketing digital para 2024. Entre elas, está a inserção de mídia paga em plataformas de vendas e marketplaces, sendo que essa estratégia é chamada de retail media, e ainda tem muito campo a ser explorado.

Omnichannel e integração para uma jornada de compra mais fluída

A integração omnicanal é fundamental para proporcionar uma experiência de compra coesa e consistente. A sincronização entre os canais físicos e online é uma prioridade do varejo, permitindo que as empresas ofereçam uma experiência de compra unificada e personalizada, independentemente do canal utilizado pelo cliente.

Desafios e soluções para e-commerce

As empresas enfrentarão diversos desafios no e-commerce em 2024, como a necessidade de se adaptar às mudanças tecnológicas, a competitividade do mercado, o aprimoramento da experiência omnichannel e a crescente demanda pelo Same Day Delivery. Para superar esses desafios, é importante implementar soluções práticas e estratégicas e, nesse quesito, a Infracommerce está a postos. 

 

Dentro do nosso ecossistema digital de Full Commerce, você encontra soluções completas e modulares das frentes de logística, marketing digital, meios de pagamento, inteligência de dados e tecnologia. Fale agora mesmo com os nossos especialistas e vamos juntos superar os desafios do mercado e posicionar a sua marca como líder no cenário do e-commerce.

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