A logística de distribuição é o conjunto de atividades relacionadas à gestão das mercadorias. Conheça os processos que a envolvem!
Ela abrange desde o momento em que os produtos saem da fábrica, diretamente da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as solicita.
Ao longo do caminho, ocorrem diversas ações relacionadas a vendas, embarque de mercadorias e prestação de contas. O gerenciamento de uma rede de distribuição inclui previsão, transporte, armazenamento e entrega dentro do universo maior de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Eles exigem rastreamento preciso, monitoramento de dados em tempo real e pessoal altamente qualificado para uma execução eficiente.
A logística da distribuição é parte integrante do planejamento logístico. Continue a leitura e entenda.
Como a Logística de Distribuição funciona?
A logística de distribuição otimiza a distribuição de mercadorias e busca agilizar o processo, tornando-o mais seguro e barato.
Para isso, é necessário implementar determinados processos estratégicos que afetam diferentes áreas da empresa. Cada setor tem suas próprias responsabilidades e precisa ser mobilizado para viabilizar esses caminhos.
Enquanto enfrentam continuamente um espectro de variáveis em seus negócios diários, os gerentes de distribuição são encarregados de resolver as três questões fundamentais: Quando? Onde? Quanto?
O gerenciamento de distribuição bem-sucedido utiliza:
- Sistemas de informação de última geração;
- Software de logística;
- Equipamento altamente eficiente;
- Ferramentas de previsão;
- Sistemas de gerenciamento de estoque de armazém (WMS);
- Excelentes programas de segurança e treinamento.
7 principais fatores que influenciam a Logística de Distribuição
Aqui estão 6 principais fatores que vimos influenciar o planejamento logístico e a logística de distribuição:
1. Perspectiva do Cliente
A situação ideal para qualquer varejista ou fabricante é ter estoque suficiente disponível para vender ou manter as linhas de produção funcionando sem problemas. Esses clientes desejam manter o menor estoque possível sem esgotar.
Como a maioria dos clientes exige vários itens diferentes, cada um vendido ou usado em um ritmo diferente, a previsão do mix de produtos torna-se parte integrante de sua equação.
Variáveis adicionais, como promoções de vendas no varejista ou estoque sazonal criado pelo fabricante, podem dificultar a previsão.
2. Perspectiva do Distribuidor
A circunstância perfeita para a logística de distribuição é ter todos os caminhões totalmente carregados operando em rotas regularmente programadas 100% do tempo com 100% de registro de segurança e 0% de mudança de eventos climáticos severos ocorrendo.
Como as vendas dos clientes fluem e diminuem na vida real, atingir esse objetivo ideal é difícil.
Em algumas circunstâncias, o controle de temperatura e outros manuseios especiais podem complicar ainda mais o problema.
Além disso, uma empresa de distribuição e armazenamento eficaz se esforça para manter o estoque ideal com seus fornecedores para manter os custos de gerenciamento de estoque em um nível razoável, sem excesso de estoque de segurança.
3. Comunicação na Logística de Distribuição
Ficar sem produtos ou componentes é o pior pesadelo do cliente. O gerenciamento eficiente da logística de distribuição deve garantir o fluxo adequado de informações, previsões e entregas precisas, seguras e oportunas.
Em alguns cenários, como na Infralog, os distribuidores recebem informações de vendas em tempo real eletronicamente para reabastecer os estoques automaticamente sem o pedido tradicional.
Esse tipo de transparência permite que cada elo da cadeia de distribuição antecipe as necessidades do cliente final, ajuste seus níveis de estoque e organize as entregas de acordo.
Nesses cenários, o cliente também fornecerá previsões contínuas.
Em outros casos, a comunicação aberta e contínua com o cliente ajudará o distribuidor a antecipar o reabastecimento do estoque, programar equipamentos e equipe para entrega.
4. Planejamento e Medição: criando uma Cultura
O primeiro passo na preparação é desenvolver uma missão focada no cliente e uma cultura da empresa que combine a importância da satisfação do cliente com a realidade da lucratividade do negócio.
Meça todos os elementos do negócio, desde previsão, aquisição, gerenciamento de frete de entrada, armazenamento e controle de estoque até processamento de pedidos, consolidação de carga, agendamento de entrega e backhauls.
Trabalhando diretamente com os funcionários em cada disciplina, procure maneiras de tornar cada processo mais eficiente. As principais considerações são o tempo de ciclo, análises de custos, entregas no prazo, atendimento preciso de pedidos e medidas de segurança.
Crie um plano com contingências para cada situação e assegure-se de que todos os funcionários tenham contribuições para tornar os planos reais.
5. Treinamento e Compromisso
Treinar funcionários para executar as necessidades de uma empresa de distribuição é mais do que explicar e mostrar “como” desempenhar uma função. O desempenho bem-sucedido subjacente é o resultado de os indivíduos entenderem “por que” um trabalho precisa ser feito corretamente e as possíveis ramificações de um desempenho ruim para o futuro da empresa.
Implemente o treinamento e as ferramentas certas para uma estratégia de logística de distribuição bem-sucedida.
A chave para um gerenciamento de distribuição superior é ajudar os novos funcionários a se familiarizarem com todos os aspectos do trabalho para serem capazes de tomar decisões inteligentes e independentes no futuro.
6. Implementando as ferramentas certas: armazenamento e distribuição
O software de gerenciamento de estoque e sistema de gerenciamento de armazém (WMS) pode ajudar a otimizar o espaço dentro de um armazém. Ao maximizar o aproveitamento do espaço existente, as empresas podem evitar expansões caras e criar um posicionamento de estoque mais eficiente.
Da mesma forma, com o software de carregamento e roteamento, os distribuidores podem otimizar o uso dos veículos e reduzir os custos. Essas ferramentas incorporam quantidades de carga e tempos de chegada alvo com distância e tempo de percurso. A otimização da frota é um fator de custo substancial para uma empresa de gerenciamento de distribuição bem-sucedida.
7. Logística de Distribuição bem-sucedida
Reunir todas as variáveis, tomar decisões informadas e se esforçar para melhorar o desempenho a cada dia é a chave para o sucesso do gerenciamento de distribuição e a satisfação do cliente. Muitas empresas de logística, desapareceram pelo caminho, enquanto a inovação criou os líderes de hoje.
Confiabilidade, antecipação, agilidade, segurança e alta eficiência são os atributos de uma empresa de gerenciamento de distribuição genuinamente bem-sucedida .
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