Conheça quais são os tipos de logística reversa
Neste post que preparamos, você vai conhecer os tipos de logística reversa e qual deles é o mais favorável para seu negócio. Boa leitura!
A logística reversa é um tipo de gerenciamento da cadeia de suprimentos que move mercadorias dos clientes de volta aos vendedores ou fabricantes. Depois que um cliente recebe um produto, processos como devoluções ou reciclagem exigem logística reversa.
A logística reversa começa no consumidor final, retrocedendo pela cadeia de suprimentos até o distribuidor ou do distribuidor para o fabricante. A logística reversa também pode incluir processos em que o consumidor final é responsável pela destinação final do produto, incluindo reciclagem, reforma ou revenda.
Quando a logística reversa é usada?
As organizações usam a logística reversa quando as mercadorias se movem de seu destino de volta pela cadeia de suprimentos para o vendedor e potencialmente de volta para os fornecedores. O objetivo é recuperar o valor do produto ou descartá-lo. Em todo o mundo, os retornos valem quase um trilhão de dólares anualmente e se tornaram cada vez mais comuns com o crescimento do comércio eletrônico.
Os objetivos da logística reversa são recuperar valor e garantir clientes recorrentes. De acordo com especialistas, menos de 10% das compras na loja são devolvidas, em comparação com pelo menos 30% dos itens encomendados online. Empresas inteligentes usam a logística reversa para fidelizar clientes e repetir negócios e minimizar perdas relacionadas a devoluções.
Logística Reversa vs. Logística Tradicional
O fluxo tradicional de produtos começa com os fornecedores e segue para uma fábrica ou distribuidor. De lá, as mercadorias vão para varejistas e clientes. A gestão da logística reversa começa no consumidor e, em sentido contrário, devolve os produtos a qualquer ponto da cadeia de suprimentos .
Cadeias de suprimentos bem projetadas respondem a mudanças e podem lidar com alguns requisitos de logística reversa. Esse processo reverso pode devolver os produtos um passo atrás na cadeia ou ao fornecedor original. Eles podem até enviar produtos devolvidos para canais regulares de vendas ou descontos (como liquidatários).
Como funciona a logística reversa
A logística reversa move as mercadorias do ponto final tradicional da cadeia de suprimentos pelo menos um passo para trás. Esse processo pode envolver vários planos e controles. Algumas empresas preferem terceirizar esse trabalho.
Processo de Logística Reversa
O processo de logística reversa envolve o gerenciamento de devoluções e a compra de bens e materiais excedentes. O processo também é responsável por lidar com quaisquer locações ou reformas. A logística reversa varia entre os diferentes setores e existem diferentes incentivos econômicos para melhorar a gestão da logística reversa.
Por exemplo, na indústria de bebidas, o processo de logística reversa utiliza recipientes vazios de torneira. As empresas produtoras de bebidas querem recapturar o valor de suas embalagens reutilizando-as. Para isso é necessário planejar o transporte , gerenciar as cargas de embarque e limpar os contêineres.
Na indústria da construção, a logística reversa movimenta e recicla materiais recuperados para novos locais. À medida que a indústria da construção adota práticas mais sustentáveis para reduzir o desperdício, há uma oportunidade de redução de custos com o uso da logística reversa.
Na indústria alimentícia, a logística reversa é responsável pela devolução de materiais de embalagem e paletes. As empresas também devem lidar com remessas de alimentos rejeitadas. As rejeições podem criar desafios logísticos devido a atrasos que levam à deterioração dos alimentos e preocupações com adulteração.
5 passos para uma boa logística reversa
O processo de devolução começa quando o consumidor sinaliza que deseja devolver um produto. Esta etapa deve incluir a autorização de devolução e identificar a condição do produto. Esse processo também envolve o agendamento de remessas de devolução, a aprovação de reembolsos e a substituição de mercadorias com defeito.
Para que um produto devolvido chegue ao seu local ou centro de processamento centralizado, inspecione-o e determine sua categoria de devolução. (Nota: Se você tiver uma logística reversa otimizada, você deve saber para onde o produto deve ir antes que ele chegue.)
Classifique os produtos nas opções de disposição:
- consertar;
- revender como novo;
- revender como devolução;
- reciclar;
- sucatear ou recondicionar.
Mantenha as devoluções em movimento
Reduza o desperdício diário enviando itens reparáveis para o departamento de reparos.
Reparar
Depois de analisar o artigo/equipamento devolvido e determinar se pode ser reparado, mova-o para a área de reparação. Se não for possível, venda quaisquer peças vendáveis.
Reciclagem
Quaisquer peças ou produtos que você não possa consertar, reutilizar ou revender devem ser enviados para a área de reciclagem.
Quais são os Tipos de Logística Reversa?
Os diferentes tipos de logística reversa também são conhecidos como componentes de logística reversa. Eles se concentram no gerenciamento de devoluções e nas políticas e procedimentos de devolução (RPP) e são responsáveis pela remanufatura, embalagem, mercadorias não vendidas e problemas de entrega. Outros tipos de logística reversa são responsáveis por locações, reparos e desmobilização de produtos.
Confira agora os principais componentes de logística reversa:
Gestão de devoluções
Este processo lida com devoluções de produtos de clientes ou evitando devoluções em primeiro lugar. Essas atividades devem ser rápidas, controláveis, visíveis e diretas. Os clientes julgam uma empresa por seu fluxo de retorno e políticas de retorno. Uma re-devolução é a devolução de um item pela segunda vez. Muitas vezes, essas devoluções acionam as políticas de devolução estendidas, como a oferta de crédito na loja. Por exemplo, um cliente compra um produto devolvido em liquidação, leva para casa e descobre que está quebrado.
A política da loja normalmente não aceitaria a devolução, mas permite um crédito da loja para o produto defeituoso. Uma nova devolução também pode ocorrer quando um fornecedor rejeita a devolução e a devolve ao comprador sem reembolso. Esse cenário pode acontecer com itens personalizados.
Política e procedimento de devolução (RPP)
A política de devolução que uma empresa compartilha com os clientes é o seu RPP. Essas políticas devem ser visíveis e consistentes. Os funcionários também devem aderir a eles.
Remanufatura ou reforma
Outro tipo de gerenciamento de logística reversa inclui remanufatura, reforma e recondicionamento. Essas atividades reparam, recondicionam e retrabalhar produtos. As empresas recuperam peças ou materiais intercambiáveis e reutilizáveis de outros produtos, também conhecido como canibalização de peças. O recondicionamento envolve a desmontagem, limpeza e remontagem dos produtos.
Gestão de embalagens
Este tipo de logística reversa tem como foco o reaproveitamento de materiais de embalagem para reduzir o desperdício e o descarte.
Mercadorias não vendidas
A logística reversa para mercadorias não vendidas lida com devoluções de varejistas para fabricantes ou distribuidores. Esses tipos de devoluções podem ser devido a vendas fracas, obsolescência de estoque ou recusa de entrega.
Fim de vida (EOL)
Quando um produto é EOL, ele não é mais útil ou não funciona. O produto pode não mais atender às necessidades do cliente ou ser substituído por uma versão mais nova e melhor. Os fabricantes geralmente reciclam ou descartam produtos que estão em fim de vida. Esses bens podem criar desafios ambientais para fabricantes e países.
Falha na entrega
Com entregas com falha, os motoristas devolvem os produtos aos centros de triagem. A partir daí, os centros de triagem devolvem os produtos ao seu ponto de origem. Embora raro, alguns centros de triagem podem ter a equipe disponível para identificar por que uma entrega falhou, corrigir o problema e reenviar.
Reparos e manutenção
Em alguns acordos de produtos, clientes e empresas mantêm o equipamento ou o reparam se surgirem problemas. Em alguns casos, a empresa vende produtos devolvidos danificados para outro consumidor após o reparo.
Ficou interessado em melhorar a logística do seu negócio? Conheça as soluções da Infracommerce para ter sucesso nas entregas!