Entenda de uma vez por todas o que é logística avançada

Entenda de uma vez por todas o que é logística avançada

Para muitos gestores, um grande desafio é conquistar um diferencial competitivo na área de atuação. Ao mesmo tempo que esta é uma ambição bastante presente,  a grande maioria ignora que a inteligência logística pode ser o fator de diferencial para transformar a imagem do seu negócio e colocá-la em uma posição de destaque no mercado.

A logística avançada pode ser entendida como uma estratégia de negócio capaz de auxiliar gestores logísticos a melhorar os prazos de entrega, bem como o seu próprio mix de produtos. Dessa forma, é possível aumentar a sua credibilidade frente aos clientes, impactando diretamente toda a sua operação logística.

O que é a logística avançada?

Incorporar práticas associadas a logística inteligente é fundamental nos tempos atuais, são práticas associadas ao desenvolvimento de habilidades e competências capazes de criar respostas eficazes às necessidades do mercado, assim como, criar práticas mais precisas para atender a todo o segmento de seu negócio, ou, pelo menos, à parcela que você está disposta a alcançar.

Além disso, pode ser entendida como um conjunto de habilidades de uma empresa do setor logístico. Nesse processo, estão as equipes e suas diferentes ferramentas e práticas, sempre buscando atender às principais demandas do mercado com excelência e o máximo de qualidade.

Qual o impacto da aplicação de logística avançada? 

A logística avançada está diretamente ligada ao relacionamento com o seu cliente. Afinal, por meio de processos logísticos bem definidos, eles vão receber suas mercadorias de maneira mais ágil, contribuindo para a fidelização dos clientes. Dessa forma, confira alguns dos benefícios que a inteligência logística pode proporcionar:

  • Entregas mais rápidas para seus clientes;
  • Redução de custos com o setor logístico;
  • Aumento da visão crítica de como tornar os processos logísticos mais produtivos;
  • Criação de um perfil do seu consumidor;
  • Melhoria no relacionamento com fornecedores e clientes.

A logística avançada é um processo que vem ganhando muito espaço neste meio. Afinal, o empresário que atua no segmento deve, de forma constante, adotar medidas que vão potencializar suas operações logísticas e ofereçam cada vez mais vantagens aos seus clientes, aumentando o seu grau de satisfação.

Como aplicar a logística avançada no meu negócio?

A logística avançada pode ser concretizada a partir das práticas de Logística Integrada; que por sinal, representa a interligação de todo o processo logístico, como o próprio nome sugere. 

Há um acompanhamento integrado do processo que vai da fabricação dos produtos até que ele chegue às mãos do consumidor final. Isso é concretizado através de Sistemas Inteligentes por meio de tecnologias que oferecem união e interatividade de ações. 

Tudo é feito de maneira dinâmica para facilitar a operação. Além disso, tornam possível gerenciar informações ao longo da cadeia de suprimentos.

Como resultado, a gestão logística torna-se mais ampla, assim, é possível ter um maior controle de todos os processos relacionados com a logística. Hoje, se uma empresa consegue acessar informações precisas sobre as condições dos seus fornecedores, como estoque, transporte, entre outros, ela é capaz de se programar com mais eficiência para garantir que o processo logístico siga um fluxo contínuo. A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital! Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização, confira os benefícios:

No quesito aumento de produtividade, há um aproveitamento de toda a gestão a partir da integração dos processos logísticos, que irá repercutir no ganho de produtividade de seus profissionais. Isso acontece devido a uma visão mais ampla sobre as principais necessidades de suas máquinas, evitando assim que ocorram problemas de rotina, como falhas mecânicas.

A logística integrada é dividida em três principais áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física.

Administração de materiais: esta etapa engloba desde a captação e matérias-primas até a fabricação. Aqui estão inseridas as áreas de negociação, aquisição, contato com fornecedores, transporte, controle de qualidade e armazenamento.

Movimentação de materiais: está relacionada ao transporte de insumos, capaz de garantir o abastecimento eficiente da linha de produção e transporte dos materiais em processamento.

Distribuição física: nesta última etapa, o objetivo é levar o produto final até seus pontos de distribuição ou venda, com qualidade, agilidade e preço baixo.

Confiabilidade dos dados

Hoje em dia, mais do que nunca, os dados são essenciais para o sucesso dos processos logísticos. A partir deles, é possível traçar ações para alcançar maior rentabilidade, assim como atrair mais clientes para que os objetivos almejados sejam alcançados. Além disso, isso irá desdobrar em decisões mais estratégicas, sendo baseadas de acordo com a sua realidade e não por achismos. Entende como os resultados vão ser mais assertivos?

Digitalização dos processos logísticos

Estamos na era em que as transformações digitais vem trazendo alternativas para diversos segmentos. Nos processos logísticos é essencial para a sua rentabilidade! 

Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Uma gestão logística eficiente por meios de tecnologias torna o trabalho de sua equipe mais prático e respaldado em dados exatos.

Redução de custos

Você pode achar estranho o fato de reduzir custos na logística a partir do investimento em automação, afinal, demanda dinheiro. Entretanto, estar alinhado com tecnologias e automação de processos é uma maneira inteligente de reduzir gastos.

Não se esqueça que o investimento inicial necessário para a compra de softwares e outras ferramentas e recursos tecnológicos será compensado a longo prazo. 

Ao compactuar com tecnologias para a logística, seu negócio se tornará muito mais eficiente e seguro, livre de falhas humanas e processos lentos. A automação dos processos logísticos envolve tarefas administrativas e operacionais. Diante disso, você adotará uma execução de atividades padronizadas, o resultado será um ritmo de trabalho contínuo e ágil.

Plataforma omnichannel 

A automação logística é a evolução da tecnologia na logística, por meio da integração nos processos, permite-se que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

  • Quando há uma empresa especializada em logística te auxiliando, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:
  • Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  • Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  • Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  • Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  • Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Quer mais dicas para seu negócio? 

Continue acompanhando nosso blog para receber novidades! A Infracommerce tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.