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Conheça quais são os tipos de e-commerce

Conheça quais são os tipos de e-commerce

A verdade é que os modelos de negócios de comércio eletrônico de todos os tipos estão prosperando. Espera-se que as vendas das lojas online aumentem 385% nesta década.

‍É fácil ficar empolgado com as últimas tendências de comércio eletrônico, mas, a menos que você conheça os fundamentos, atingirá um muro de lucratividade sem saber.

‍Um negócio de comércio eletrônico em expansão exige intuição, conhecimento do seu mercado, um plano de negócios sólido e uma pesquisa cuidadosa de produtos e modelos de negócios. Mas um dos maiores obstáculos que a maioria dos recém-chegados ao espaço enfrenta é fácil de resolver. Muitos possíveis proprietários de empresas de comércio eletrônico simplesmente não sabem como os comércios digitais são configurados e quais tipos de e-commerce estão disponíveis para eles.

‍Se você ficou interessado em saber quais são os principais tipos de e-commerce, continue a leitura!

Os principais tipos de e-commerce 

comércio eletrônico engloba todos os mercados online que conecta compradores e vendedores. A internet é usada para processar todas as transações eletrônicas.

‍A primeira coisa a se pensar é o tipo de transação comercial que você está fazendo.

Quando você pensa no negócio que deseja administrar, para quem você se vê vendendo? Seu negócio é B2B, B2C ou D2C?

‍Você tem uma ideia para um tipo de negócio de comércio eletrônico que você está pensando há algum tempo? Essas siglas fazem sua cabeça girar? Vamos dar uma olhada nas formas mais comuns de transações online, que indicam quais são os tipos de e-commerce.

B2B: comércio eletrônico entre empresas

Um modelo B2B concentra-se em fornecer produtos de um negócio para outro. Embora muitas empresas nesse nicho sejam prestadoras de serviços, você encontrará empresas de software, móveis de escritório e empresas de suprimentos, empresas de hospedagem de documentos e vários outros modelos de negócios de comércio eletrônico sob este título.‍

Essas empresas têm plataformas de comércio eletrônico corporativas personalizadas que funcionam diretamente com outras empresas em um ambiente fechado. Um negócio de comércio eletrônico B2B normalmente requer mais dinheiro inicial.

B2C: comércio eletrônico de empresa para consumidor

O setor B2C é o que a maioria das pessoas pensa quando imagina um negócio de comércio eletrônico. Este é o mercado mais profundo, e muitos dos nomes que você verá aqui também são quantidades conhecidas offline. As vendas de comércio eletrônico B2C são o modelo de varejo tradicional, em que uma empresa vende para indivíduos, mas os negócios são realizados on-line, e não em uma loja física.

D2C: tipo de e-commerce diretamente do fabricante para o consumidor

O comércio eletrônico D2C é um modelo de negócios no qual fabricantes/produtores vendem seus produtos diretamente aos consumidores sem depender de intermediários (distribuidores ou varejistas). As marcas D2C não apenas fabricam e enviam seus produtos, mas também cuidam do marketing, das vendas e da experiência do cliente. ‍

Em sua essência, o comércio D2C permite que as marcas entrem rapidamente em um mercado sem enfrentar restrições de entrada, como distribuição e custo por venda. A ascensão do comércio eletrônico no país permitiu que muitas empresas aproveitassem essa oportunidade para cortar os intermediários e vender diretamente para seus consumidores com maior margem de lucro. ‍

As novas marcas podem se beneficiar do modelo de comércio D2C para se juntar ao movimento ou as marcas existentes podem expandir seu alcance vendendo diretamente aos clientes. Em ambos os casos, a proposta central das marcas D2C gira em torno de permitir o acesso direto ao produto aos consumidores.

Qual a importância dos diferentes tipos de e-commerce? 

A principal vantagem do e-commerce é a sua capacidade de atingir um mercado global, sem necessariamente implicar um grande investimento financeiro. Os limites deste tipo de comércio não são definidos geograficamente, o que permite ao consumidor fazer uma escolha global, obter a informação necessária e comparar ofertas de todos os potenciais fornecedores, independentemente da sua localização.

Ao permitir a interação direta com o consumidor final, o e-commerce encurta a cadeia de distribuição do produto, às vezes até eliminando-a completamente. Desta forma, cria-se um canal direto entre o produtor ou prestador de serviço e o usuário final, permitindo-lhes oferecer produtos e serviços adequados às preferências individuais do mercado-alvo.‍

O e-commerce permite que os fornecedores estejam mais próximos de seus clientes, resultando em aumento de produtividade e competitividade para as empresas; como resultado, o consumidor é beneficiado com uma melhoria na qualidade do serviço, resultando em maior proximidade, bem como um suporte pré e pós-venda mais eficiente. Com essas novas formas de comércio eletrônico, os consumidores passaram a ter lojas virtuais abertas 24 horas por dia.‍

A redução de custos é outra vantagem muito importante normalmente associada ao comércio eletrônico. Quanto mais trivial for um determinado processo de negócio, maior a probabilidade de seu sucesso, resultando em uma redução significativa dos custos de transação e, claro, dos preços cobrados aos clientes.

‍Os modelos listados acima são as principais estruturas de tipos de e-commerce, mas não são as únicas. Outros tipos envolvem o governo/administração pública realizando transações com empresas ou consumidores. No entanto, os principais foram lançados acima, agora é com você.

‍Conhecer os tipos de e-commerce é fundamental antes de traçar um plano de negócio. A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

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