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Por que a sustentabilidade no varejo é tão importante?‍

Por que a sustentabilidade no varejo é tão importante?‍

É o momento de repensar toda a cadeia de valor e adotar iniciativas para cumprir as metas de sustentabilidade. Continue a leitura e entenda a importância da sustentabilidade no varejo.

Não é segredo que a sustentabilidade já é uma das prioridades do varejo e das marcas.

O peso que adquiriu nas decisões de compra dos consumidores é esmagador e, mais importante, crescerá exponencialmente no futuro. À medida que os consumidores exigem maior comprometimento das marcas, os varejistas precisam repensar toda a cadeia de valor e adotar iniciativas para cumprir essas metas de sustentabilidade .

Entenda qual a importância da sustentabilidade no varejo

De acordo com pesquisas, o comportamento ético e sustentável de marcas e varejistas desempenha um papel fundamental no processo de decisão de compra e nas expectativas do consumidor.

Assim, 9 em cada 10 consumidores querem mais comprometimento das marcas para que possam consumir melhor. Muito mais exigentes, suas decisões de compra, principalmente entre os millennials e a geração Z, não dependem mais apenas da quantidade e qualidade do produto ou serviço, mas também de aspectos relacionados à sustentabilidade e à ética.

Esta é a era do varejo verde: uma forma de transformar os pontos de venda tradicionais (ou criar novos), levando em conta o pilar fundamental de ser amigável e respeitoso com o planeta.

  • Compromisso com os novos consumidores

A mudança de paradigma dos últimos anos oferece produtos e processos mais sustentáveis ​​sob a premissa de zero resíduos ou emissões de dióxido de carbono, e implica repensar toda a cadeia de valor, desde o sistema de produção até o método de distribuição, gasto de energia, custo de vitrines e telas, divulgação de ofertas e promoções, etc.

  • Reação dos modelos de negócios de varejo 

Uma das principais apostas é a digitalização consciente. Muitas marcas e varejistas estão mudando a forma como divulgam suas promoções para alternativas digitais, com maior rastreabilidade e menor impacto ao meio ambiente.

Outra medida básica é a segunda vida dos produtos e a reciclagem. Como o exemplo da indústria têxtil, que é uma das indústrias mais poluentes que existem, mas que seguramente lidera a RSE (Responsabilidade Social Empresarial), ou um setor tecnológico em que o recondicionamento de produtos contribui para a redução do desperdício tecnológico.

Transformar modelos de negócios, minimizando impactos, também envolve novas formas de compra.

Há uma clara tendência para o consumo ecorresponsável, que é, em última análise, uma vantagem competitiva. Como isso pode ser alcançado?

Ao oferecer ao cliente uma oferta mais comprometida com o meio ambiente, reduzindo o consumo de energia na loja, melhorando os processos de fabricação e distribuição, utilizando materiais reutilizáveis… A base, em suma, sobre a qual o varejo atual está mudando e crescendo.

  • Compromisso com o meio ambiente apesar da inflação e dos custos crescentes

Os consumidores não mudaram nem um pouco em seu compromisso com a sustentabilidade, apesar da pressão do aumento do custo de vida.

Isso significa que a demanda por varejo verde está crescendo, apesar do aumento da inflação nos últimos anos e da queda do poder de compra em nossas carteiras.

Como aderir à sustentabilidade no varejo?

Essa é a pergunta de um milhão de reais para muitas marcas e empresas do setor.

Práticas sustentáveis são um mundo inteiro em termos de complexidade de implementação, custos que podem acarretar, lucratividade ou eficácia de sua implementação e assim por diante.

Mas é verdade que existem inúmeras ações que os varejistas podem realizar “aqui e agora” para começar a se tornar mais sustentáveis. A começar pela instalação de expositores energeticamente eficientes, utilização de embalagens alternativas, participação em programas de reciclagem, etc.

Mas há muito mais que pode ser feito pelos varejistas na luta contra as mudanças climáticas, o desperdício excessivo, as condições de trabalho negligentes, etc., para alcançar um varejo ambientalmente sustentável:

  • Equipamentos, luzes e eletrodomésticos energeticamente eficientes

Esta é a base de tudo, devido à sua simplicidade e à economia direta que traz. Substituir lâmpadas e luzes tradicionais por LEDs ou CFLs é uma obrigação.

  • Cada vez menos papel

A digitalização do negócio passa também, embora pareça óbvio, minimizar o uso de papel, optando por recibos e faturas digitais, por exemplo.

  • Melhorar a gestão de resíduos

Já não é apenas uma obrigação legal, mas os consumidores em todo o mundo estão cada vez mais atentos à forma como as empresas e as marcas eliminam os resíduos. E, claro, como e em que medida eles reciclam.

  • Embalagens ecológicas

A luta para reduzir o impacto ambiental também começa com materiais, recipientes e embalagens. É também uma das melhores oportunidades de branding.

Torne o mundo um lugar melhor para seus clientes

Não é mais apenas o que você faz como varejista, mas o que você permite e deixa seus clientes fazerem para reduzir seu impacto. Os consumidores querem saber que estão reduzindo sua pegada de carbono em suas decisões de compra.

Para isso, é fundamental informá-los sobre suas políticas de sustentabilidade, como eles devem mudar seus hábitos de consumo e por que seu varejista os está ajudando a ser mais ecológicos.

Conte também com a Infracommerce, pois outros pontos que contribuem muito com a sustentabilidade no varejo são o uso de inteligência para traçar as melhores rotas de entrega, a capilaridade dos pontos de armazenamento e presença da automação nos centros de fulfillment (Infralog).

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

 

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