Infracommerce

B3
svg2

Benefícios de Supply Chain e tecnologia para o seu negócio!

Benefícios de Supply Chain e tecnologia para o seu negócio! ‍

Tecnologia e supply chain atuam juntas. Estão associadas, pois significa que uma empresa adota soluções digitais para melhorar seus processos e o trabalho interno.

Os benefícios desta união recai sobre clientes e fornecedores. Processos controlados por pessoas passam a ser controlados por software com a ajuda da tecnologia digital.

Algumas empresas estão dando um passo adiante e usando a digitalização para permitir a transformação digital da cadeia de suprimentos. Isso significa que os processos de negócios são completamente transformados pela introdução de tecnologias digitais.

Neste post, vamos dar uma olhada no que está impulsionando esse desenvolvimento e quais são os benefícios a curto e longo prazo.

O que está impulsionando a digitalização da Supply Chain?

Como as interrupções na supply chain continuam sendo um grande desafio, muitas empresas estão adotando a tecnologia para tornar suas operações mais flexíveis e resilientes, para que possam responder ao cenário econômico e social em constante mudança.

A necessidade de construir cadeias de suprimentos resilientes é e foi um dos principais impulsionadores da digitalização.

O crescimento do comércio online também resultou no aumento da demanda dos clientes por prazos de entrega mais rápidos e elevou as expectativas de atendimento do cliente, ao mesmo tempo em que acirrou a concorrência em muitos setores.

A gestão da cadeia de suprimentos orientada pela demanda não é novidade. No entanto, os métodos tradicionais de previsão de demanda, que utilizam planilhas para analisar dados históricos, não são suficientes para lidar com a volatilidade do mercado atual. As tecnologias são necessárias para uma análise de dados mais inteligente que permitam uma previsão e fornecimento mais precisos.

À medida que mais e mais dados são produzidos, as equipes de gerenciamento da cadeia de suprimentos ficam atoladas em relatórios. Você precisa das ferramentas e do software certos para transformar os números em insights significativos e critérios de avaliação. Os dados só são bons se você puder aproveitar seu poder.

Benefícios das tecnologias para Supply Chain  

O mercado competitivo de hoje significa que há menos espaço para ineficiência, mas a boa notícia é que a tecnologia de supply chain pode simplificar e otimizar seus processos de negócios. É por isso que é imperativo que as empresas inovem e simplifiquem continuamente sua cadeia de suprimentos, e o software provavelmente oferece o maior retorno possível.

A tecnologia certa de supply chain permite que sua empresa tenha maior visibilidade dentro de sua cadeia de suprimentos, obtenha mais controle sobre seu estoque, reduza os custos operacionais e, por fim, supere a concorrência.

Veja como a tecnologia e as plataformas projetadas podem fornecer à sua empresa uma cadeia de suprimentos mais estável e eficiente que aumenta a satisfação e a retenção de clientes.

1. Maior flexibilidade e capacidade de resposta a mudanças

Ao usar tecnologias como análise preditiva ou automatização de processos de gerenciamento de armazém, as empresas ganham mais capacidade de antecipar os próximos desafios e responder dinamicamente.

Como resultado, eles são mais capazes de lidar com as rápidas mudanças que acompanham as flutuações na oferta e na demanda.

2. Capacidade de lidar com grandes quantidades de dados

A tecnologia fornece os dados que as empresas precisam para tomar decisões informadas e identificar áreas de melhoria e oportunidades.

Ela também permite que as equipes analisem os dados em um nível granular, seja rastreando itens individuais ao longo da supply chain ou prevendo níveis de estoque para cada item individual.

3. Maior precisão

A mudança de processos conduzidos por humanos para processos conduzidos por software remove o elemento de erro humano. Aprimoramentos como rastrear em tempo real oferecem o benefício de visibilidade total das operações de negócios em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

4. Mais eficiência

Quando as empresas podem integrar e acelerar processos, isso leva a uma maior produtividade operacional. Exemplos disso são a introdução de software de picking ou a automação de sistemas de transporte para tornar os processos de armazém mais eficientes.

5. Maior competitividade

Há evidências empíricas crescentes de que a digitalização (sobretudo após os desafios da pandemia) e outras novas tecnologias, podem ajudar as empresas em tempos de incerteza econômica, como recessões e desacelerações econômicas.

6. Supply Chain e tecnologia melhoram a comunicação com o cliente

Criar previsibilidade, consistência e visibilidade em sua cadeia de fornecimento de serviços permite que sua empresa se comunique de forma mais rápida e eficiente com os clientes.

Idealmente, sua tecnologia de supply chain fornecerá acesso imediato a todas as informações acionáveis ​​e em tempo real de que você precisa, como:

  • Acompanhamento de pedidos de peças;
  • Mapa de localização;
  • Localização da disponibilidade de peças específicas globalmente;
  • Localização das peças mais próximas do cliente;
  • Pessoal de suporte técnico de campo de rastreamento.

Para um exemplo de como isso pode funcionar, digamos que um servidor esteja inativo e seu cliente precise de um chip de processamento para consertá-lo. Você pode inserir o número da peça, o local onde a peça é necessária e o sistema informará de onde enviá-la.

Para ficar à frente da concorrência, é essencial que você se adapte continuamente às ferramentas emergentes. A tecnologia de supply chain pode aumentar muito sua produtividade como empresa, ajudando você a reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.

Conte também com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Black Friday – 2023

Com o fim da Black Friday, é chegada a hora de analisar os resultados da…

Experiência de vendas: veja as práticas que podem ajudar seu negócio

Mostraremos 10 práticas importantes que todos que possuem experiência de vendas utilizam, veja como construir o sucesso.…

Qual a diferença do marketing digital para o marketing comum

Quer saber quais são as diferenças do marketing digital para o marketing comum e decidir qual desses…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.