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Como se destacar diante da concorrência no mercado de e-commerce?

Como se destacar diante da concorrência no mercado de e-commerce?

Com tantas empresas vendendo online, é essencial que sua empresa se destaque da concorrência no mercado de e-commerce. Sua concorrência varia muito, desde as maiores empresas até empreendedores individuais, então você precisa conquistar seu nicho no mercado.

Os compradores online de hoje querem uma conexão personalizada com seus vendedores. Eles são mais seletivos em relação à fidelidade à marca, mas uma vez que uma empresa faz essa conexão, eles orgulhosamente compartilharão seu entusiasmo com amigos, familiares e sua rede de mídia social.

Identifique as áreas em que sua empresa de comércio eletrônico pode fortalecer sua conexão e você obterá um segmento comprometido de compradores recorrentes. Teste os principais aspectos para ver onde a sua empresa está à altura. Agora, confira outras dicas para se destacar da concorrência no mercado.

7 Dicas para se destacar da concorrência no mercado de e-commerce

1. Cause uma primeira impressão espetacular online

Você sabia que leva cerca de 50 milissegundos para os visitantes decidirem se gostam ou não do site? Portanto, se o seu site for monótono, chato ou muito tradicional, a taxa de rejeição do seu site será alta. A abordagem de design tradicional pode funcionar para marcas B2B, mas não para marcas B2C.

Assim, investir em um design de site cativante baseado na usabilidade faz muito sentido. Se você acha que seu site precisa ser renovado, faça isso agora mesmo. Ao projetar, pense em seu nicho, produtos e CX da perspectiva dos clientes. Você pode experimentar de 2 a 3 abordagens de design que proporcionam melhores retornos de engajamento e conversão durante os testes.

2. Melhore a navegação do seu site para se destacar da concorrência no mercado 

Não se concentre apenas em imagens, texto e cores. Preste atenção em como é fácil ou difícil navegar pela sua loja online. A experiência do cliente é uma métrica que decidirá sua lucratividade a longo prazo. Não deixe seus clientes fazerem o trabalho duro de encontrar informações relevantes em sua loja. Certifique-se de que a apresentação de seus produtos e serviços desperte o interesse deles com uma navegação intuitiva.

3. Conte uma história persuasiva de paixão com a página “Sobre nós”

De acordo com pesquisas, 7% dos visitantes da página inicial clicam para ver a página ‘Sobre nós’. Quem vê esta página da web tem 33% mais chances de se converter em compradores viáveis. Em poucas palavras, sua página ‘Sobre nós’ deve ser capaz de despertar a curiosidade! Quem sabe isso pode gerar vendas inesperadas de pessoas que estão navegando pelo seu site?

Sua página ‘Sobre nós’ deve ter estes elementos:

  • A história da sua marca;
  • Fotos ou vídeos cativantes – dependendo da natureza do seu negócio;
  • Parceiros da empresa;
  • Depoimentos.

4. Segmente a pessoa certa no momento certo por meio de recomendações de produtos

Se você deseja oferecer uma experiência de compra personalizada, as recomendações de produtos podem gerar resultados viáveis. De fato, de acordo com pesquisas, 53% dos clientes gostam de ver produtos no site que geralmente são baseados em seu histórico de navegação.

A tecnologia de aprendizado de máquina ajuda você a entender as necessidades em constante mudança desses clientes e otimizar suas estratégias de marketing de acordo. Quando você sabe o que um cliente está procurando, as recomendações que você faz se tornam mais relevantes para ele.

5. Melhore a experiência do carrinho de compras e se destaque da concorrência no mercado 

Você sabia que 71% dos carrinhos de compras são abandonados regularmente? Todos os visitantes navegam pelo site, colocam os produtos desejados ​​no carrinho e saem sem concluir o processo de checkout. O que você pode fazer é usar a página de checkout como a última opção de venda.

Além disso, 73% dos clientes provavelmente procuram opções de compras gratuitas. Os altos custos de envio representam cerca de 44% dos carrinhos abandonados. Se sua empresa permitir que você obtenha lucros sem cobrar uma taxa adicional pelo frete, faça uma oferta para fazê-lo.

6. Personalize em escala e automatize

Seguindo a mesma linha de dados gerais de pesquisas do mercado, você sabia que 86% dos seus clientes preferem comprar das marcas que enviam ofertas relevantes e comunicação personalizada?

personalização do comércio eletrônico é um impulsionador crucial das estratégias de retenção de clientes para marcas modernas de varejo digital, e é um diferencial no aspecto da concorrência no mercado.  É através da personalização que as recomendações de produtos, as vendas impulsivas e o empurrão no local funcionam de forma eficaz. Além disso, você pode implantar a personalização em escala e automatizar a comunicação do visitante em pontos de contato críticos da jornada!

Por exemplo, a equipe de Marketing da Infracommerce possui foco em criar uma experiência de compra única. Desde o layout e usabilidade do e-commerce bem como sua performance em campanhas de SEM, SEO, mídias sociais, remarketing e até mídia programática, pensando em branding, vendas e aumento de faturamento, por meio da satisfação do cliente.

7. Integre seu negócio com uma causa

As marcas modernas de comércio eletrônico não atendem apenas às necessidades do varejo – elas influenciam e impactam causas públicas dignas. Estudos mostram que 87% dos clientes estão dispostos a comprar de uma marca que apoia a causa e os problemas com os quais eles se importam.

Você também pode integrar sua loja de comércio eletrônico para apoiar uma causa e conquistar mais corações do que apenas com o marketing superficial. Iniciativas ecológicas, conscientização sobre o câncer, apoio a ONGs, defesa de mudanças sociais e ambientais são algumas das causas nobres que podem gerar muitos pontos de recompra de marcas para o crescimento do seu negócio.

Renovar sua loja online e redefinir sua estratégia de experiência do usuário, comunicação e marketing é um processo emocionante. Aliás, essencial para se destacar da concorrência no mercado de e-commerce. Certifique-se de investir recursos suficientes nele e, claro, a Infracommerce está sempre à sua disposição para ajudá-lo a proteger clientes fiéis por meio de soluções abrangentes.

A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade. O ecossistema digital Infracommerce é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

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