Infracommerce

Infracommerce
B3

Como o inventário de estoque pode beneficiar seu e-commerce

Como o inventário de estoque pode beneficiar seu e-commerce

inventário de estoque pode impactar positivamente os seus resultados. Preparamos este artigo para explicar todos esses benefícios disponíveis.

gestão de estoque é um dos pilares do e-commerce. Essa área de negócios pode garantir maior eficiência operacional organizando produtos, facilitando o acesso interno e indicando se há itens faltantes ou redundantes. Para realizar essas tarefas, as contagens de inventário do estoque são essenciais.

Esta atividade refere-se ao estoque de produtos. No entanto, o estoque é muitas vezes esquecido porque leva tempo – e os gerentes estão mais preocupados em vender do que organizar o negócio.

Neste artigo, vamos entender melhor como funciona o inventário de estoque!

O que é um inventário de estoque?

Aqui estão as etapas para registrar seu produto comercial. Ou seja, envolve contar todos os itens presentes no inventário de estoque. Esta lista pode ser formulada de diferentes maneiras e permite uma investigação completa de várias características.

A classificação, quantidade e valor de cada item são exemplos dos dados fornecidos no inventário. Portanto, é um documento fundamental para organizar e controlar diferentes tipos de inventário.

Também é importante observar que o estoque pode incluir mercadorias em produção além dos produtos existentes no depósito ou almoxarifados.

Entenda a importância do inventário de estoque  

O inventário do estoque é uma maneira de controlar o que uma empresa ou indústria vende. Além disso, isso é a prova de que o estoque está sob controle. Por exemplo, imagine que você acha que tem uma certa quantidade de produtos, e quando um cliente pede para comprar, ele descobre que na verdade estão sem estoque?

Isso pode parecer um erro gravíssimo, mas pode acontecer, principalmente quando as vendas aumentam. Além disso, o inventário de estoque ajuda a organizar melhor o processo de compra e evitar excesso de itens. E em caso de extravio ou perda, esse processo também ajuda a resolver os problemas mais rapidamente.

Outras vantagens do inventário para estoque são:

  • Otimização da gestão do estoque;
  • Auxílio no atendimento à legislação em relação à auditorias no estoque;
  • Redução de perdas e desperdícios;
  • Melhoria no controle e organização dos produtos;
  • Redução de custos;
  • Melhoria no atendimento ao cliente final.

Como fazer o inventário do seu estoque

Quando o e-commerce tem uma linha de produtos estreita, fazer um inventário de estoque pode não ser uma tarefa complicada. No entanto, lojas online de médio e grande porte podem levar tempo (e, portanto, custo) para fazer uma contabilidade completa.

Mas o estoque importa, independentemente do tamanho do negócio – e, como vimos, também é obrigatório para fins contábeis. Então, agora vamos ver algumas dicas para fazer essa tarefa com mais eficiência:

  • Use a tecnologia 

A contagem com papel e caneta tem grandes chances de erros, não é? Então, utilize a tecnologia para evitar falhas e agilizar o levantamento. Existem aplicativos (inclusive para celulares e tablets) que emitem e fazem a leitura de códigos de barras, etiquetas RFID e cartões magnéticos e coletam os dados automaticamente.

  • Defina a periodicidade 

As empresas devem enviar o registro de inventário anualmente à Receita. Porém, para fins gerenciais, esse trabalho pode ser realizado em ciclos mais curtos, como a cada semestre, trimestre, semana ou até dia. Assim, se você identificar uma incongruência, por exemplo, precisará analisar apenas o último período inventariado, não as movimentações do ano inteiro.

  • Utilize uma classificação para o estoque

Antes de fazer o inventário, o estoque físico deve ser organizado de acordo com alguma classificação para facilitar o inventário. Pode ser departamento, categoria, tamanho, cor ou o que fizer mais sentido para sua loja. Essa taxonomia pode ser definida ao cadastrar o produto na plataforma de e-commerce, que também é utilizada para organizar os filtros e categorias da loja virtual.

  • Escolha dias adequados

Como a inventariação pode demorar, escolha dias ou horários de menor movimento. Esse trabalho pode ser feito em um fim de semana, feriado ou fora dos horários de pico (na madrugada), por exemplo. O ideal é que não haja vendas ou entregas nesse período, para evitar interrupções no processo de contagem.

  • Defina o conjunto de bens inventariados

Se você tiver um estoque numeroso, inventariar todos os itens frequentemente se torna inviável. Nesse caso, o inventário de estoque pode ser realizado por conjuntos. Isso pode ser feito de acordo com a classificação do cadastro de produtos (por categoria, tamanho, cor etc.) ou pela importância (inventariar os itens mais importantes em ciclos mais curtos).

  • Trabalhe com mais uma pessoa

Faça isso em duplas ou mesmo em grupos. Isso é importante para garantir que não haja erros na contagem, pois duas ou mais pessoas podem verificar se atingiram o mesmo número. Além disso, o processo pode ser organizado, uma pessoa organiza o inventário de estoque e uma pessoa conta, tornando o trabalho mais flexível e eficiente.

  • Estabeleça uma rota para a inventariação

A inventariação também fica mais eficiente se você definir uma rota para a contagem. E, se houver alguma pausa no trabalho, o responsável deve identificar em que ponto da rota deve continuar o levantamento. Dessa maneira, você consegue saber o que já foi e o que ainda não foi inventariado.

Por que fazer um inventário de estoque no e-commerce?

Você tem muitos motivos para se concentrar na produção desse tipo de material. A primeira é a possibilidade de manter a oferta e a demanda do produto em equilíbrio. Isso significa que você raramente terá que lidar com faltas ou excessos de itens em estoque no seu e-commerce.

O checklist proporciona maior controle sobre o que entra e sai da loja virtual, reduzindo perdas por itens não utilizados, auxiliando no planejamento de compras futuras e garantindo a satisfação do cliente. Você também se beneficia priorizando os produtos com maior demanda.

Notavelmente, as listagens de inventário de estoque podem ser relatadas às autoridades fiscais. Como esta atividade envolve o desembaraço aduaneiro de mercadorias, é fundamental saber o que está acontecendo na loja de tempos em tempos. A falta de controle produz dados incompletos, o que pode levar a perdas na forma de multas.

Agora que você já sabe como funciona o inventário de estoque, conte com a Infracommerce para te ajudar nesse processo. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Elevando o grau experiencia do cliente em 5 passos

Saiba como aumentar de forma significante o grau de boa experiência do cliente com algumas dicas que…

Erros para não cometer no serviço de atendimento ao consumidor

Falhas no serviço de atendimento ao consumidor podem levar à queda nas vendas e também afetar a…

Infracommerce: Uma empresa que se preocupa com os impactos ambientais

Os impactos ambientais são um fator importante para tomada de decisão. Por esse motivo, é…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.