A expansão do e-commerce B2B não mostra sinais de desaceleração. A empresa de pesquisa de mercado dos EUA Forrester Research divulgou em 2018, estima-se que o mercado em expansão chegará a 1,8 trilhão de dólares dos EUA, respondendo por 17% de todas as vendas nos EUA.
De acordo com o Relatório de Economia Móvel 2019 da GSMA, só em 2019 havia 204 milhões de smartphones em operação no Brasil. Com o crescente uso da tecnologia, as empresas da área devem enxergá-la como uma forma de aproveitar as vendas e seus resultados.
É neste cenário que explicaremos o conceito de e-commerce B2B e sua diferença em relação ao modelo B2C. Para saber mais sobre esse assunto, confira o artigo completo.
O e-commerce B2B é um modelo de negócio em que o cliente final é outro CNPJ. Sua sigla, B2B, é um acrônimo para Business to Business, que traduzido do inglês, significa negócio para negócio.
Ou seja, são transações que envolvem duas empresas, uma que compra e outra que vende, e os compradores do empreendimento online, geralmente, são mais objetivos e exigentes, pois o que importa para eles são o retorno do investimento e o custo-benefício.
O modelo de negócio é parte integrante do e-business – estratégia de inserção da empresa na web, sendo que sua plataforma é voltada inteiramente para clientes específicos e venda entre empresas. Sem falar que o processo de compra é mais longo, já que costuma envolver mais de uma pessoa na tomada de decisão.
A grande diferença entre os modelos de e-commerce B2B e B2C é a natureza da transação, que é o público-alvo. Cada modelo de negócios requer uma abordagem única para marketing e vendas.
As duas siglas devem ser distinguidas. Consulte os seguintes formatos principais:
De fato, setores com grande demanda por escala comercial, especialmente petróleo, maquinários elétricos, eletrônicos, farmacêuticos e seus componentes, estão aumentando sua participação no meio digital. De acordo com a Forrester, a tendência é que cada vez mais estejam mudando suas atividades para o B2B.
Seja reduzindo custos com vendas, otimizando tempo para o consumidor final, ou ampliando descontos: além de permitir que eles tenham autonomia financeira em escala comercial, tudo é para aumentar ainda mais as vendas.
O ideal é entender as tendências do mercado, o uso da tecnologia de compra online e as diferenças que farão o seu negócio ter sucesso nessa área.
O e-commerce B2B traz muitas vantagens para as empresas. Destacamos alguns deles:
Antes de abrir uma loja virtual B2B, você deve primeiro entender como seu modelo de negócios atual aplica novas estratégias durante esta transição.
Nos últimos anos, com o rápido desenvolvimento da tecnologia, os compradores corporativos exigem a mesma experiência digital que os consumidores B2C ao se inscreverem para serviços ou produtos B2B, tais como: boas descrições; fotos de produtos claras e de alta qualidade; promoções de transporte final, mesmo sobre Avaliação avaliativa de produtos.
Um dos pontos chave é dar suporte eficiente no modelo de negócio, por meio do atendimento, pois o comportamento de compra dos modelos B2B e B2C é diferente.
Dessa forma, oferecer agilidade, solução, simplicidade na hora do pagamento e um canal de relacionamento personalizável, aumenta a chance da empresa consumidora continuar com o seu negócio, o que não aconteceria com o B2C, por exemplo, devido a compra ter um envolvimento menor com o consumidor final.
Se a sua intenção é obter mais sucesso nas suas vendas online, confira os pormenores para dar atenção:
Isso é marketing de atração. Esta é a principal forma de atrair novos clientes. O marketing de conteúdo faz parte dessa estratégia. Seu objetivo é trazer pessoas que pesquisam em motores de busca (como o Google) para o seu site.
Você pode usar textos informativos, imagens, infográficos e outros dados relevantes sobre sua empresa para fazer isso. Criar um blog de alta qualidade pode fazer muito pelo seu B2B. Adicione conteúdo que ensine e convença os clientes em potencial de que eles precisam contratar seus serviços ou comprar seus produtos.
Além de conteúdo de qualidade, o SEO (Search Engine Optimization) também pode ajudar a aumentar suas vendas. Este é um conjunto de práticas para fazer sua página aparecer nos primeiros resultados do Google.
Use palavras-chave, simplifique os URLs, lembre-se de adaptar seu site aos dispositivos móveis e preste atenção à capacidade de digitalização. Esses fatores permitirão que clientes em potencial entendam seu conteúdo sem perder tempo, o que eles consideram uma grande vantagem.
Agora que te demos algumas dicas de negócio, o que acha de contar com uma plataforma especialista em e-commerce, das mais utilizadas do mercado? A Infracommerce tem soluções incríveis para alavancar seus resultados.
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