Você já sabe como funciona o conceito Click & Collect? Preparamos este artigo com as informações e seus benefícios para começar a utilizar o quanto antes!
Para melhorar as conversões de vendas, as empresas estão sempre apostando em novas estratégias que ajudem a atrair mais clientes e proporcionar uma melhor experiência de compra. Uma delas é o omnichannel, incorporando, por exemplo, um modelo conhecido como click & collect.
Isso significa que você dá ao cliente a possibilidade de comprar numa loja online e buscar numa loja física ou noutro local, como lockers ou pickup points oferecidos por uma loja virtual.
Mas afinal, o que define esse conceito e como ele melhora o desempenho do seu e-commerce?
O que é click & collec
Click & Collect é um termo em inglês que significa “clique e colete”. Refere-se a clientes que compram mercadorias em uma loja virtual e as retiram em um local físico logo depois, em vez de esperar que seja entregue em sua porta.
Este serviço de retirada de produtos é de fato uma estratégia poderosa. Portanto, pode valer a pena implementar o click & collect em seu negócio. Para ajudá-lo a decidir, vamos falar um pouco mais sobre como o serviço funciona. Além disso, você irá descobrir alguns benefícios de usá-lo.
Por que aplicar o Click & Collect no seu e-commerce?
O Click & Collect passou a ser adotado por diversas empresas de diversos segmentos com o objetivo de aumentar a conversão de vendas. Dar aos clientes a flexibilidade de escolher onde comprar e retirar seus produtos amplia as possibilidades de compra.
Pode até parecer uma estratégia simples, mas afeta diretamente fatores que têm um impacto significativo na decisão de compra, como:
- redução do prazo para disponibilizar o produto;
- redução de custos para o consumidor (já que a cobrança do frete não é feita);
- maior conveniência;
- redução de custos na última milha — o que representa em torno de 28% dos custos totais nas entregas.
Portanto, pode-se dizer que o Click & Collect traz benefícios para as empresas que decidem adotá-lo e para seus clientes, que agora podem realizar suas compras com mais comodidade.
Sites não otimizados para este modelo têm as conversões de vendas reduzidas. Não ter esse modelo em sua estratégia pode levar à possibilidade de algumas pessoas optarem por buscar concorrentes que ofereçam esse tipo de saída, por se adequar melhor às necessidades dos consumidores omnichannel.
Isso significa que as taxas de conversão de vendas em seu site podem ser menores como resultado.
Entenda os benefícios desse novo conceito?
Agora que você já sabe o que é o click and collect, vamos passar pelos principais benefícios de adotar essa estratégia no seu negócio para atrair mais clientes. Confira abaixo:
- Melhor experiência de compra
Na maioria das vezes, quando os clientes compram um produto pela internet, eles querem o receber o mais rápido possível. No entanto, nem sempre isso acontece e os consumidores acabam ficando frustrados.
Por outro lado, com a opção de oferecer o click and collect, o consumidor tem a possibilidade de retirar o produto de maneira mais rápida em uma loja física. Ou seja, ele vivencia uma melhor experiência de compra.
- Redução de custos
A partir do momento que você vende um produto na sua loja virtual e o cliente o retira em um ponto físico, não há custos de transporte. Nesse sentido, há uma redução nos gastos do seu negócio.
- Oportunidade de aumentar o ticket médio
Se você tiver uma loja física, o Click & Collect pode gerar oportunidades de cross-selling para o seu negócio, de forma a incrementar o seu ticket médio.
Afinal, quando o cliente for ao estabelecimento físico buscar a sua encomenda, ele tem grandes chances de se interessar por outros produtos da loja e fazer compras adicionais, complementando o seu pedido original e aumentando o valor da sua aquisição.
- Mais conversões em vendas
Ao eliminar os custos logísticos para o cliente e reduzir o tempo de entrega do pedido, o click and collect ajuda a quebrar as objeções de compra do usuário. Assim, você diminui os casos de carrinho abandonado do seu e-commerce e aumenta a sua taxa de conversão.
Quais são as precauções que sua empresa precisa ter com o Click & Collect?
Click & Collect é uma solução muito prática e atrativa para os consumidores. No entanto, você precisa organizar cuidadosamente suas operações logísticas para que esse método de entrega funcione.
Em primeiro lugar, deve-se manter uma gestão de estoque eficiente e integrada, com controle em tempo real da entrada e saída de produtos. Nesse sentido, também é importante ter uma boa logística interna para que o picking seja feito com rapidez e precisão.
Assim você não corre o risco de alguém chegar no ponto de coleta para retirar seu pedido e ser informado que ainda não está pronto.
Além disso, lembre-se de manter uma comunicação transparente com os clientes. Informe-os sobre todos os detalhes e orientações para o recebimento do pedido e não deixe de notificá-los quando as encomendas estiverem prontas para coleta.
Você pode contar com a ajuda da tecnologia para automatizar esse último processo, enviando um SMS ou um e-mail assim que o consumidor puder retirar os produtos comprados.
Conte com a Infracommerce
Seguindo nossas dicas, é possível oferecer um serviço de Click & Collect eficiente e prático para os seus compradores, proporcionando a melhor experiência para eles. Dessa forma, será muito mais fácil fidelizá-los à sua loja e gerar novas vendas.
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