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5 Dicas para Reduzir seus Custos de Frete

5 Dicas para Reduzir seus Custos de Frete

Qualquer um que reconheça que os clientes de comércio eletrônico têm grandes expectativas nos dias de hoje também reconhece que o envio rápido é parte do que mantém esses clientes satisfeitos. De fato, os clientes adoram entregas rápidas, e isso deve ser uma prioridade em seu negócio, mas também pode ser extremamente caro.

A solução é complicada. Se o envio mais rápido custa mais, você repassa o custo para seus clientes? Você deixa isso comer em sua margem de lucro? Acredite ou não, existem outras opções. Confira, neste artigo, as nossas dicas para reduzir seus custos de frete!

Boa leitura!

5 Dicas para você reduzir os custos de frete de seu negócio

1. Considere o peso dimensional

As transportadoras não medem apenas o peso de seus pacotes e estabelecem um valor, se isso é novidade para você, pode ser uma grande oportunidade para diminuir seus custos de frete.

Quando uma transportadora determina o custo do frete, eles cobram o maior dos dois pesos – dimensional e real. O peso real é exatamente o que parece, mas o peso dimensional mede o tamanho do seu pacote. Quanto maior, mais caro é o envio.

Isso dificulta o envio de comércio eletrônico acessível para empresas com pacotes grandes ou volumosos, porque eles sempre são cobrados pelo peso dimensional.

A boa notícia é que se o seu peso dimensional for maior que o seu peso real, você pode diminuir o tamanho do pacote para economizar dinheiro. Quanto mais você puder minimizar o volume do seu pacote, mais você pode economizar.

Pense em como otimizar sua experiência de embalagem, seja removendo preenchimento desnecessário, usando caixas mais especificamente adequadas para seu inventário ou se livrando de extras volumosos que você está lançando. Fazer qualquer uma dessas alterações, mesmo que pareça pequeno, pode se tornar enorme ao longo do tempo.

2. Determine se enviará taxa fixa ou não 

Para algo que pretende simplificar os custos de envio, é muito mais complicado do que parece à primeira vista. No entanto, oferecer frete com taxa fixa tem o potencial de economizar dinheiro, então vamos ver quais tipos de empresas podem economizar muito com taxas fixas.

Cada transportadora tem seu próprio sistema de frete de taxa fixa, então vale a pena conferir um explicador completo de frete de taxa fixa. No entanto, tudo se resume a alguns casos específicos em que o frete fixo pode ajudá-lo a economizar muito.

A primeira é se seus produtos são pequenos, mas pesados ​​- isso significa que você está recebendo altas taxas de envio devido ao peso real do produto, e o envio em uma caixa de taxa fixa que não cobra por peso pode economizar muito. A segunda é se você envia para todo o país com frequência – por exemplo, se você tem um armazém em São Paulo, mas muitos de seus pedidos vêm do nordeste. Quando você envia com UPS ou USPS, a taxa fixa de frete não muda dependendo da distância, então você provavelmente economizará muito lá. Também pode ser uma boa opção se você precisar cobrar de seus clientes uma taxa fixa ou se você mesmo atender seus pedidos (e então você poderá aproveitar a conveniência).

Se você não se enquadrar nas categorias acima, fique longe do frete plano. Provavelmente vai te custar mais no final.

3. Incentive tamanhos médios de pedidos maiores

Em geral, quanto mais itens você puder enviar na mesma caixa, mais você poderá economizar no frete. E quando estiver economizando no frete, você pode devolver parte dessa economia oferecendo frete rápido atualizado ou frete grátis.

Mas como?

Uma maneira comum de incentivar tamanhos de pedidos maiores é oferecer frete grátis assim que atingirem um determinado mínimo. No entanto, você pode tentar uma nova abordagem, que é oferecer frete atualizado assim que atingir o mínimo, o que os recompensará por pedir mais, entregando-os mais rapidamente. Para definir o mínimo, observe o valor médio do pedido e defina-o um pouco mais alto, o que deve aumentar o valor médio geral do pedido ao longo do tempo. Para fazer um teste, tente fazer uma campanha de valorização do cliente com frete atualizado em seu novo mínimo para avaliar a popularidade.

Outra opção é vender em kits ou a granel quando puder. Ao empacotar os produtos mais vendidos ou complementares, você pode facilmente aumentar o tamanho do pedido (e também é um upsell fácil para o seu cliente). Em última análise, quanto mais itens você puder colocar em uma remessa, mais barato será chegar lá rapidamente. Essa é uma ótima maneira de equilibrar o envio de comércio eletrônico acessível com velocidades de envio rápidas.

4. Minimize o peso do seu produto e/ou embalagem

A experiência de unboxing é uma parte crucial da impressão que você causa em seu cliente. Ambos são verdadeiros; quão?

É verdade que o unboxing é uma grande parte da sua imagem e ganha vida própria nas mídias sociais. O problema é que quando as empresas pensam em unboxing, elas pensam que quanto mais melhor – e isso não é necessariamente verdade. Praticamente, esses materiais ocupam espaço e peso valiosos na caixa, levando a aumentos marginais no custo de envio que se tornam significativos em escala. Eles também levam mais tempo para serem montados, e todas as inserções que você joga serão jogadas na lixeira (ou no lixo) eventualmente, mesmo que tragam um ou dois extras. Não vale a pena.

O que vale a pena é projetar de forma inteligente. Sua experiência de unboxing não precisa ser exagerada e cheia de extras – uma experiência inteligente e cuidadosa é tão significativa para seus clientes, e as tendências de embalagem também estão se movendo dessa maneira. Considere conversar com uma empresa de design de embalagens para ver como você pode realmente impressionar com o design e abandonar as inserções, ou pense em como usar menos pode realmente ser mais eficaz (como mudar para uma imagem mais ecológica).

5. Ofereça descontos de frete a granel e conheça o Fulfillment!

Compre mais, pague menos. Esse é o sonho, certo? É quando você consegue obter um desconto na taxa de atacado da sua transportadora. Se você está vendendo um grande volume de produtos e não procurou obter um desconto em massa, precisa fazer isso o mais rápido possível. No entanto, pode ser meio confuso descobrir como obter esse desconto, pois não é exatamente algo que as transportadoras anunciam livremente.

Existem algumas maneiras de tentar obter descontos para remessas de comércio eletrônico mais acessíveis das transportadoras. Se você é uma empresa de escala empresarial, as chances são boas de que as melhores taxas virão se você fizer parceria com uma empresa de atendimento 3PL. Eles normalmente enviam um grande volume de pacotes e, portanto, podem negociar uma taxa com desconto – sem que você precise fazer muito trabalho.

Como funciona o Fulfillment para reduzir custos de frete? 

O fulfillment funciona desde a entrada e processamento de pedidos, separação de estoque, embalagem, entrega do produto ao cliente e pós-entrega (reverso).

A ideia é que todas as operações sejam feitas para atingir o mais alto grau de satisfação do cliente ou consumidor.

Portanto, faz parte do processo de fulfillment:

  • Gestão de pedidos: processamento e estoque;
  • Estoque: armazenagem e locais estratégicos;
  • Picking: separação de pedidos
  • Embalagem: embalagem do produto;
  • Envio: entrega física do produto ao cliente;
  • Trocas e devoluções: feedback e logística reversa.

Os processos logísticos devem fazer parte da estratégia e tática do negócio para atender os clientes com a qualidade exigida, no prazo esperado e no custo ideal.

Com os clientes esperando tudo mais rápido do que nunca (e mais livre do que nunca), pode ser difícil tentar deixar todos felizes. Na realidade, você será mais bem servido cortando seus próprios custos de envio o máximo que puder e aproveitando todas as ofertas que você pode obter usando serviços especiais.

É fundamental inserir, ao seu negócio, táticas para reduzir os custos de frete. Portanto, conheça as soluções Infra.Log! A Infracommerce planeja a operação de seu e-negócio de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

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