O e-commerce B2B tem conquistado cada vez mais relevância e adoção entre indústrias e distribuidores como uma maneira de expansão de vendas. Projetos de Transformação Digital da indústria estão mirando também o canal de venda.
A primeira opção que as empresas pensam é pegar uma solução de e-commerce B2C e adaptá-la para ser utilizada num ambiente de negócios B2B. Infelizmente, essa é a falha mais primária que uma empresa pode cometer. É como dizem por aí: para todo problema complexo existe uma solução simples e errada.
O modelo de negócio B2B (Business to Business) tem questões específicas e regras, é muito mais complexo que um modelo B2C. Por esse motivo, soluções tecnológicas de venda B2B online ou Plataformas de e-commerce B2B precisam de um grau de sofisticação, flexibilidade e automatização muito maiores que uma plataforma B2C. E essas características ainda não podem ser resolvidas com um módulo ou um plugin: são funcionalidades que fazem parte do core do sistema.
O maior segredo de um site de e-commerce B2B bem estruturado, que entregue resultados significativos, está em quão bem ele consegue reproduzir e melhorar as particularidades de negócios do mundo offline para o mundo online. Se não for assim, ele vira mais um sistema de Order Entry, e não uma verdadeira ferramenta de negócios self-service que atende as necessidades do seu cliente B2B. Será necessário tornar a vida do comprador B2B mais fácil para que ele compre mais e possibilite à empresa expandir sua base de clientes para novos mercados.
Nos Estados Unidos as empresas já entenderam isso, com um mercado projetando U$ 1,2 trilhões movimentados via e-commerce B2B ainda este ano. No Brasil, algumas empresas já têm soluções nativas B2B preparadas para atender o mercado local, incluindo todas as particularidades de impostos e regras fiscais, únicas no mundo.
Para quem ainda não está familiarizado, B2B significa “Business to Business” ou “De Empresa para Empresa”. É um conceito utilizado para se referir aos negócios realizados entre duas empresas.
E-commerce é o comércio digital, realizado por meio de sites e aplicativos pela internet. Já a plataforma, por sua vez, é o canal em que esses negócios ocorrem, como os sites, aplicativos e lojas digitais. É através dessas plataformas que você faz o anúncio dos seus produtos e serviços, realiza negociações e administra a relação com seus clientes.
Em primeiro lugar, é necessário garantir o sucesso do seu e-commerce B2B utilizando uma plataforma que tenha sido desenhada para esse tipo de negócio. Apesar dessas plataformas variam quanto aos seus recursos, aqui vão algumas funcionalidades essenciais que você precisa ter:
Catálogos em papel tem um custo muito alto de produção e o envio de PDFs gera uma busca difícil e rígida para o consumidor. A real solução B2B possibilita que você crie um catálogo digital interativo, com permissões aplicadas para que quando um cliente faça o login, ele acesse apenas o que lhe é permitido visualizar. Você deve ter a capacidade de controlar quais produtos cada consumidor pode ver e comprar, com visualizações de catálogos específicos para cada conta, simplificando o processo de compra.
Fora isso, soluções B2B precisam fornecer suporte flexível a multi-site e multi-catálogo para os modelos de e-commerce mais complexos. Caso você possua diversos sites, um catálogo principal para todos eles ajuda você com a gestão de marca, já que poderá gerir tudo a partir de um ponto, ao invés de ter que duplicar os catálogos em todos os sites.
Seus consumidores querem ter a capacidade de fazer um pedido a qualquer momento. Eles não querem depender da hora que um representante de vendas pode atender sua ligação. Dê ao seu cliente autonomia para comprar e gerenciar suas próprias contas a partir de funcionalidades de autoatendimento como gestão de conta e pedido, acompanhamento de entrega e pedidos recorrentes.
Até porque, soluções B2B robustas também irão possibilitar recompras através de um click, com base no histórico de pedidos.
Hierarquias organizacionais complicadas afetam a forma que os seus clientes compram. Customize workflows para atender toda estrutura organizacional dos seus consumidores e a jornada de compra. Esses processos também podem ser automatizados, reduzindo ainda mais o tempo que for preciso para finalizar o pedido.
Softwares de CRM, ERP, automação de marketing, entrega, pagamento e faturas, além de outros que auxiliam no funcionamento do seu negócio precisam ser integrados e conectados de forma contínua para não só simplificar as suas operações de negócio, mas também para que as diferentes funcionalidades possam ser realizadas facilmente em uma plataforma, resultando em uma experiência aprimorada para o seu consumidor final.
Você também pode pedir referências de cliente com as integrações que você está procurando aos fornecedores para avaliar como foram as experiências de implementação.
Focar na simplificação de transações, checkouts e preços não basta para modernizar experiências. É necessário pensar de forma mais ampla para abranger toda a experiência do consumidor.
Por si só, uma solução de e-commerce não é construída para entregar essas experiências atrativas que englobam toda a jornada do consumidor. Por esse motivo, muitas empresas estão buscando por soluções integradas que combinam funcionalidades poderosas de experiência digital com commerce para entregar experiências de e-commerce B2B de sucesso.
Os clientes B2B estão esperando experiências inovadoras de comércio online, que estão à altura das suas interações B2C. Analise sua própria plataforma para ver se você está preparado para atender a essas expectativas.
Essa plataforma é suficiente para lidar com as expectativas dos clientes modernos ou está na hora de buscar por uma solução que esteja preparada para lidar com as complexidades da compra B2B e impedir que os seus clientes comprem de terceiros que oferecem maior facilidade de fazer negócio?
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