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Tudo o que você precisa saber sobre empresa de ecommerce

Tudo o que você precisa saber sobre empresa de ecommerce

Para você que está pensando em começar sua empresa de ecommerce ou se já tem mas quer saber mais sobre o tema, você está no lugar certo!

Uma empresa de e-commerce é a compra e venda de bens ou serviços pela internet e a transferência de dinheiro e dados para completar as vendas. Também é conhecido como comércio eletrônico ou comércio na internet.

Hoje, as perguntas sobre e-commerce geralmente giram em torno de quais canais são melhores para realizar negócios online, mas uma das questões mais candentes é a ortografia adequada do e-commerce. A verdade é que não há ninguém certo ou errado, e geralmente se resume à preferência.

Em outras palavras, “o que é e-commerce” é muito mais fácil de responder do que como soletrar, então talvez tenhamos que concordar em discordar sobre a grafia correta.

Brincadeiras à parte, confira tudo o que você precisa saber sobre uma empresa de e-commerce.

Principais tipos de empresas de e-commerce

À medida que o comércio continua a evoluir, o mesmo acontece com as formas como ele é conduzido.

Empresa de e-commerce, ou comércio eletrônico, é a compra e venda de bens ou serviços eletronicamente na internet. Também pode referir-se a outras atividades online, como leilões, emissão de bilhetes e serviços bancários. Neste artigo, discutimos os diferentes tipos de comércio eletrônico, as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico e por que o comércio eletrônico é importante.

O comércio eletrônico é uma parte essencial de muitos negócios que dependem da venda de produtos físicos ou serviços online. Aqui estão os principais tipos de comércio eletrônico:

  • Business-to-consumer (B2C): B2C é o tipo mais comum de e-commerce. Quando os compradores compram algo em uma loja online, eles estão envolvidos no comércio eletrônico business-to-consumer.
  • Business-to-business (B2B)B2B é quando as empresas vendem matérias-primas ou peças por meio de comércio eletrônico para outras empresas que usarão esses materiais para criar seus próprios produtos.
  • Consumer-to-consumer (C2C): E-commerce C2C é quando os consumidores vendem para outros consumidores. Sites como eBay são exemplos desse tipo de comércio eletrônico.
  • Consumer-to-business (C2B): O e-commerce C2B é quando os consumidores vendem seus produtos ou serviços para empresas.
  • Business-to-administration (B2A): O e-commerce B2A refere-se a transações entre empresas e administração pública, que inclui áreas como previdência social, trabalhista e jurídica.
  • Consumer-to-administration (C2A): C2A e-commerce refere-se a transações entre consumidores e administração pública, onde os consumidores pagam por serviços como impostos e preparação de documentos legais.

Exemplos de empresas de e-commerce

Além de diferentes tipos de empresas de e-commerce, existem também diferentes versões funcionais de comércio eletrônico, distinguíveis pela relação da transação e os produtos ou serviços que estão sendo vendidos. Os exemplos mais comuns incluem:

  • Varejo: O comércio eletrônico de varejo é quando um produto é vendido diretamente a um cliente.
  • Atacado: O comércio eletrônico por atacado é quando os produtos são vendidos a granel muitas vezes para uma empresa de varejo que, por sua vez, os vende para seus clientes.
  • Produtos físicos: O e-commerce de produtos físicos refere-se a quaisquer produtos que afetam o estoque e devem ser enviados fisicamente.
  • Produtos digitais: O comércio eletrônico de produtos digitais refere-se a produtos adquiridos como bens para download, como livros, modelos ou cursos.
  • Dropshipping: Dropshipping e-commerce é quando um produto é vendido por uma empresa que terceiriza sua fabricação e envio para outra empresa.
  • Assinatura: O e-commerce de assinatura é quando um cliente faz uma compra recorrente de um produto ou serviço – semanal, mensal, anual etc. – que automaticamente cobra e reabastece o produto.
  • Serviços: O e-commerce de serviços refere-se a serviços adquiridos e frequentemente precificados pelo tempo gasto na prestação do serviço.
  • Crowdfunding: Crowdfunding e-commerce é quando o dinheiro é coletado como capital do produto antes de um produto estar disponível.

Vantagens de uma empresa de e-commerce

São muitas as vantagens do e-commerce, incluindo:

  • As empresas podem atingir um público mais amplo;
  • As empresas têm custos operacionais mais baixos;
  • Comprar em casa é mais conveniente para o consumidor;
  • Os consumidores podem comparar facilmente as compras em diferentes marcas;
  • Maior seleção de produtos disponíveis.

Embora existam muitos benefícios do comércio eletrônico, também existem algumas desvantagens em potencial. Abaixo estão algumas desvantagens comuns:

  • Nenhuma interação direta com os vendedores leva a um atendimento menos personalizado;
  • Taxas de envio e aguardando a chegada do produto;
  • Incapacidade de ver o produto antes de comprar;
  • Inconveniência de devolução de produtos;
  • Problemas de segurança do site podem colocar em risco as informações do consumidor.

Como o full-service agrega valor ao e-commerce?

full service concentra todas as ações que você precisa em um único lugar, uma das grandes vantagens é que ele afeta diretamente na reputação e no custo do seu e-commerce, e isso não é fake news.

Despesas que tendem a ocupar a maior porcentagem no faturamento bruto de um e-commerce podem ser reduzidas com a contratação de uma empresa full service como a Infracommerce. Nada melhor do que contar com profissionais especializados no seu negócio, certo?

full service funciona como uma ‘corrente de ligação’ essencial para sua operação logística ser eficiente. Levando em consideração que os negócios precisam estar cada vez mais atentos à experiência do consumidor, sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos.

Não existe alguém que gosta de atrasos, erros e outros contratempos, muito menos agora, que o comportamento dos consumidores mudou radicalmente. Se antes estratégias como frete grátis eram capazes de atrair clientes, hoje, eles optam por pagar mais para ter uma experiência de compra positiva: entrega rápida, embalagens com empatia, comunicação sem falha, entre outros aspectos.

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