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Tudo o que você precisa saber sobre empresa de ecommerce

Tudo o que você precisa saber sobre empresa de ecommerce

Para você que está pensando em começar sua empresa de ecommerce ou se já tem mas quer saber mais sobre o tema, você está no lugar certo!

Uma empresa de e-commerce é a compra e venda de bens ou serviços pela internet e a transferência de dinheiro e dados para completar as vendas. Também é conhecido como comércio eletrônico ou comércio na internet. 

Hoje, as perguntas sobre e-commerce geralmente giram em torno de quais canais são melhores para realizar negócios online, mas uma das questões mais candentes é a ortografia adequada do e-commerce. A verdade é que não há ninguém certo ou errado, e geralmente se resume à preferência.

Em outras palavras, “o que é e-commerce” é muito mais fácil de responder do que como soletrar, então talvez tenhamos que concordar em discordar sobre a grafia correta.

Brincadeiras à parte, confira tudo o que você precisa saber sobre uma empresa de e-commerce.

Principais tipos de empresas de e-commerce

À medida que o comércio continua a evoluir, o mesmo acontece com as formas como ele é conduzido.

Empresa de e-commerce, ou comércio eletrônico, é a compra e venda de bens ou serviços eletronicamente na internet. Também pode referir-se a outras atividades online, como leilões, emissão de bilhetes e serviços bancários. Neste artigo, discutimos os diferentes tipos de comércio eletrônico, as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico e por que o comércio eletrônico é importante.

O comércio eletrônico é uma parte essencial de muitos negócios que dependem da venda de produtos físicos ou serviços online. Aqui estão os principais tipos de comércio eletrônico:

  • Business-to-consumer (B2C): B2C é o tipo mais comum de e-commerce. Quando os compradores compram algo em uma loja online, eles estão envolvidos no comércio eletrônico business-to-consumer.
  • Business-to-business (B2B): B2B é quando as empresas vendem matérias-primas ou peças por meio de comércio eletrônico para outras empresas que usarão esses materiais para criar seus próprios produtos.
  • Consumer-to-consumer (C2C): E-commerce C2C é quando os consumidores vendem para outros consumidores. Sites como eBay são exemplos desse tipo de comércio eletrônico.
  • Consumer-to-business (C2B): O e-commerce C2B é quando os consumidores vendem seus produtos ou serviços para empresas.
  • Business-to-administration (B2A): O e-commerce B2A refere-se a transações entre empresas e administração pública, que inclui áreas como previdência social, trabalhista e jurídica.
  • Consumer-to-administration (C2A): C2A e-commerce refere-se a transações entre consumidores e administração pública, onde os consumidores pagam por serviços como impostos e preparação de documentos legais.

Exemplos de empresas de e-commerce

Além de diferentes tipos de empresas de e-commerce, existem também diferentes versões funcionais de comércio eletrônico, distinguíveis pela relação da transação e os produtos ou serviços que estão sendo vendidos. Os exemplos mais comuns incluem:

  • Varejo: O comércio eletrônico de varejo é quando um produto é vendido diretamente a um cliente.
  • Atacado: O comércio eletrônico por atacado é quando os produtos são vendidos a granel muitas vezes para uma empresa de varejo que, por sua vez, os vende para seus clientes.
  • Produtos físicos: O e-commerce de produtos físicos refere-se a quaisquer produtos que afetam o estoque e devem ser enviados fisicamente.
  • Produtos digitais: O comércio eletrônico de produtos digitais refere-se a produtos adquiridos como bens para download, como livros, modelos ou cursos.
  • Dropshipping: Dropshipping e-commerce é quando um produto é vendido por uma empresa que terceiriza sua fabricação e envio para outra empresa.
  • Assinatura: O e-commerce de assinatura é quando um cliente faz uma compra recorrente de um produto ou serviço - semanal, mensal, anual etc. - que automaticamente cobra e reabastece o produto.
  • Serviços: O e-commerce de serviços refere-se a serviços adquiridos e frequentemente precificados pelo tempo gasto na prestação do serviço.
  • Crowdfunding: Crowdfunding e-commerce é quando o dinheiro é coletado como capital do produto antes de um produto estar disponível.

Vantagens de uma empresa de e-commerce 

São muitas as vantagens do e-commerce, incluindo:

  • As empresas podem atingir um público mais amplo;
  • As empresas têm custos operacionais mais baixos;
  • Comprar em casa é mais conveniente para o consumidor;
  • Os consumidores podem comparar facilmente as compras em diferentes marcas;
  • Maior seleção de produtos disponíveis.

Embora existam muitos benefícios do comércio eletrônico, também existem algumas desvantagens em potencial. Abaixo estão algumas desvantagens comuns:

  • Nenhuma interação direta com os vendedores leva a um atendimento menos personalizado;
  • Taxas de envio e aguardando a chegada do produto;
  • Incapacidade de ver o produto antes de comprar;
  • Inconveniência de devolução de produtos;
  • Problemas de segurança do site podem colocar em risco as informações do consumidor.

Como o full-service agrega valor ao e-commerce?

O full service concentra todas as ações que você precisa em um único lugar, uma das grandes vantagens é que ele afeta diretamente na reputação e no custo do seu e-commerce, e isso não é fake news. 

Despesas que tendem a ocupar a maior porcentagem no faturamento bruto de um e-commerce podem ser reduzidas com a contratação de uma empresa full service como a Infracommerce. Nada melhor do que contar com profissionais especializados no seu negócio, certo?

O full service funciona como uma ‘corrente de ligação’ essencial para sua operação logística ser eficiente. Levando em consideração que os negócios precisam estar cada vez mais atentos à experiência do consumidor, sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. 

Não existe alguém que gosta de atrasos, erros e outros contratempos, muito menos agora, que o comportamento dos consumidores mudou radicalmente. Se antes estratégias como frete grátis eram capazes de atrair clientes, hoje, eles optam por pagar mais para ter uma experiência de compra positiva: entrega rápida, embalagens com empatia, comunicação sem falha, entre outros aspectos.

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