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Veja as vantagens do Omnicanal em seu e-commerce

Veja as vantagens do Omnicanal em seu e-commerce

Neste artigo você vai ver as vantagens do Omnicanal em seu e-commerce. Entenda o que é e qual sua importância!

Embora omnicanal seja a última palavra da moda quando se fala em vendas digitais, ainda há confusões sobre o que exatamente isso significa. Mas esse é um movimento natural que faz parte da evolução das estratégias no comércio eletrônico.

À medida que surgem novas tendências, surgem terminologias com as quais gestores e profissionais de marketing precisam se familiarizar. Por isso, nosso foco aqui é explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é omnicanal e como usar essa tendência a favor do seu negócio.

Venha conferir e tire suas dúvidas!

O que é omnicanal?

Omnicanal consiste em manter os diferentes canais de contato com o cliente (online e offline) interligados para que a empresa consiga oferecer a melhor experiência ao usuário.

O próprio significado da palavra inglesa “omnicanal” é algo como “todos os canais”.

A ideia principal de uma estratégia omnicanal é oferecer uma experiência de compra coesa aos clientes. Isso significa que o cliente de uma empresa deve poder usar diferentes canais para resolver um único problema com o mínimo de esforço.

Por exemplo, imagine que os compradores da sua loja virtual possam escolher a opção de retirada em uma loja física. Assim, o cliente pode comprar online e depois retirar o produto em uma loja, sem esperar na fila ou ter que andar para encontrar o que deseja.

Em todos os canais, é preciso ter uma mensagem consistente e forte. Você deseja que o atendimento e as imagens façam os clientes reconhecerem sua marca na loja física e online.

Você também quer que os CTAs movam os clientes entre seus canais.

As principais vantagens do omnicanal no e-commerce

Agora que entendemos o conceito omnicanal e sua importância para as lojas virtuais, vamos falar de outro ponto: suas vantagens. Nos tópicos a seguir, você verá cinco principais vantagens do  omnicanal no comércio eletrônico. Dessa forma, você pode saber mais sobre por que sua empresa precisa dessa estratégia.

1. O cliente fica mais satisfeito

Quando um lojista implementa estratégias de omnicanal em sua loja virtual, ele não só está otimizando todo o seu trabalho, mas também aumentando a satisfação do cliente.

Facilitar a jornada de compra do consumidor, promovendo comodidade e praticidade a ele, é um grande diferencial que pode ser explorado por seu e-commerce, e o omnicanal tem muito a ver com isso.

Quando você possibilita que seu cliente compre pela internet e retire o produto na loja, ele fica bastante satisfeito com sua marca. Isso porque ele terá acesso à mercadoria mais rapidamente e sem pagar frete, eliminando uma das etapas mais aguardadas no e-commerce, que é a chegada do produto.

Portanto, a satisfação do cliente é ponto-chave para o sucesso do negócio, uma vez que um consumidor satisfeito é um consumidor fidelizado, e que, portanto, voltará a comprar de você.

2. Melhora a eficiência nos processos internos

Já parou para pensar que uma loja virtual que utiliza o omnicanal se torna ainda mais eficiente? Como já mencionamos neste texto, diversos processos no dia a dia do e-commerce são otimizados, com ganhos incalculáveis (principalmente de tempo) para as equipes da empresa.

Com mais tempo disponível, é possível pensar em planejamentos mais sólidos e estratégias certeiras na prestação de serviços da loja. E novamente, com bom atendimento e eficiência nos processos, conseguimos a tão sonhada satisfação do consumidor, o que certamente renderá bons frutos para o negócio.

3. Contato direto com os clientes

Quando o cliente entra em uma loja física e faz uma compra, muitas vezes o lojista sequer consegue adquirir seus contatos, como telefone e e-mail. No comércio atual, não ter acesso aos dados dos consumidores é perder grandes chances de aumentar suas vendas e, como consequência, seu faturamento.

Com as estratégias de omnicanal no e-commerce, você melhora a captação de clientes e o seu relacionamento com eles, já que terá acesso a seus dados. Mesmo que o comprador for retirar o produto na loja física, ele já terá feito um cadastro na loja virtual, permitindo assim que o seu negócio tenha maior contato com ele.

Dessa forma é possível, por exemplo, elaborar promoções personalizadas para esse público, com ações de e-mail marketing que possam impactá-lo futuramente. Quanto mais próximo e intenso for o seu relacionamento com os clientes, maiores serão as chances de vendas e sucesso da sua loja.

4. Agrega mais valor para o seu negócio

Mais uma grande vantagem para o e-commerce que utiliza o omnicanal é a geração de valor para sua marca. Ao utilizar tais estratégias, o lojista transmite para seu público uma imagem bastante positiva do seu negócio, como uma empresa que se preocupa em promover facilidades para os consumidores.

Além disso, a loja também demonstra que está atenta às novidades tecnológicas que podem ser implantadas no negócio, gerando ainda mais valor à marca. Isso porque algumas estratégias de omnicanal exigem importantes integrações na plataforma de e-commerce, tornando os processos mais modernos e eficientes.

E quem não quer comprar em uma loja moderna e tecnológica, não é mesmo? Pense nisso.

5. Você se destaca entre a concorrência

Assim como o mercado de e-commerce oferece inúmeras oportunidades para empreendedores, também é bastante competitivo. Para se destacar nessa enorme concorrência, é fundamental aplicar uma estratégia omnicanal em seu negócio.

Isso porque a maioria dos proprietários de comércio eletrônico não pensa assim. Ou, se você pensar bem, não pode ter um plano para colocar tudo em prática. Portanto, investir nessas estratégias levará sua loja virtual a um patamar significativo, elevará ainda mais a qualificação de sua empresa e manterá seu negócio à frente da concorrência.

Importância do omnicanal e-commerce

O e-commerce omnichannel usa vários canais de vendas (vitrines físicas e digitais) para criar uma experiência de compra unificada para os consumidores em qualquer plataforma, a qualquer momento.

Da descoberta e pesquisa à compra e entrega do produto, os clientes podem passar por vários canais de vendas, incluindo a loja virtual, e precisam sentir que estão interagindo com a mesma marca para obter as mesmas informações do produto em todas as etapas.

Para isso, é necessário ferramentas que te auxiliem neste processo. A Infracommerce é ideal para que você execute uma estratégia de omnicanal ideal. Acesse e confira!

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