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Total Controle de Entregas com InfraLog

Total Controle de Entregas com InfraLog

Neste artigo, vamos falar sobre o controle de entregas com InfraLog. A tecnologia que você precisava em seu e-commerce.

Entregar mercadorias aos clientes finais é (ou deveria ser) uma parte fundamental da estratégia de uma empresa. Em alguns casos, garantir que os compradores recebam suas compras no prazo pode até evitar multas. Mas o fator mais importante neste momento é o alto impacto na satisfação do cliente.

Se você não agradar os consumidores ou comerciantes, pode prejudicar a receita e a lucratividade do seu negócio. Mas para que a entrega seja efetiva, não basta apenas contratar a melhor transportadora, ter as melhores taxas de frete e colocar a mercadoria no caminhão.

Por exemplo, é necessário controlar o processo até que o pedido chegue ao comprador, antecipar problemas e evitar perdas por perda de mercadorias.

No entanto, não é raro encontrar empresas que ainda executam esse processo de forma reativa, ou seja, que só atentam para atrasos ou problemas de entrega diante de uma reclamação ou notificação.

Isso acontece com equipes que utilizam diversos sistemas de gestão (site da transportadoraERP, CRM, planilha de controle de entregas, etc.), o que inviabiliza a visualização das movimentações em tempo real.

Normalmente, nesse tipo de processo, a verificação de status é feita em intervalos pré-determinados de tempo (uma vez por semana ou a cada dois dias), impedindo que o vendedor aja antes que o cliente traga o problema até ele.

Quando isso ocorre, a satisfação do cliente já foi comprometida e a reversão da situação pode trazer diversos custos não previstos.

Controle de Entregas Logística

Esse processo de controle de entregas logística profissionaliza todas as etapas de saída de estoque e entrega do produto até o cliente, permitindo mais segurança e credibilidade para que o mesmo chegue até o cliente de maneira correta dentro do prazo.

Em vendas feitas via catálogo, presencial e, principalmente, para vendas virtuais feitas através da internet, é fundamental que a empresa tenha controle de entregas, independente do seu segmento de atuação.

O que o controle de entregas faz?

No contexto da logística e do processo de entrega, esse tipo de controle conseguirá apresentar para a gestão da empresa que o seu serviço está sendo realizado dentro do prazo com os melhores níveis de qualidade.

Além de confirmar que seus clientes estão sendo atendidos como esperado. Quando bem implementado esse tipo de controle ajuda na estratégia da empresa.

Otimização

Quando o controle de entregas logística faz parte de uma estratégia abrangente, a empresa consegue reduzir custos da sua empresa.

Deve ser aplicado numa loja online, de médio a grande porte com o objetivo de entregar no Brasil inteiro. Nesse caso, a loja pode contratar uma transportadora para realizar as entregas de maneira mais otimizada, além de utilizar os Correios.

Porém, mesmo contratando uma transportadora, a empresa terá a tarefa de organizar todas as etapas de operação. Nesses casos, o gerente responsável pela logística terá que controlar o estoque, o envio dos produtos, gerenciar as entregas, saber se o cliente recebeu seu pedido e atuar na chamada logística reversa.

Geração de benefícios

A implementação desse tipo de controle na logística e no processo de atendimento e entrega de produtos ajuda a criar benefícios para a empresa.

Ajuda a aumentar a eficiência logística, boa redução das devoluções e logística reversa, redução do número de reclamações, redução de custos com perdas e extravios e mais transparência de dados.

Gestão eficiente

A gestão eficiente da logística gera otimização de tempo aplicado ao trabalho. Em seu controle de entregas, a empresa terá benefícios além do corporativo interno.

Lembramos que, quando uma empresa atende bem um cliente, ela cria um bom relacionamento com a sua base de clientes e melhoram o seu posicionamento no mercado.

Esse tipo de controle influencia diretamente na qualidade de vida pessoal dos colaboradores da empresa, evitando rotina atribulada e estressante que qualquer negócio tende a deixar os funcionários mais cansados no dia a dia.

Vantagens de realizar o controle de entregas

Depois de entender o que é o controle de ocorrência de entregas e como esse processo funciona, veja quais são as principais vantagens que uma empresa pode ter ao adotá-lo.

1. Redução de extravios

Através da visibilidade oferecida pelo sistema de gerenciamento de entregas a empresa consegue acompanhar cada mercadoria. Assim, é capaz de reduzir a ocorrência de extravios, que é um tipo de problema muito ruim para um negócio por gerar diversos tipos de prejuízos, tanto financeiros quanto de satisfação dos clientes.

2. Maior índice de pontualidade nas entregas

Tudo o que é acompanhado passa a funcionar de forma mais organizada e, consequentemente, ágil. Nesse sentido, o gerenciamento de ocorrências possibilita que as entregas sejam realizadas pontualmente, respeitando o prazo acordado com os clientes.

3. Maior controle sobre o fluxo de informação

Sem um sistema específico para gerenciar as ocorrências de entregas, a empresa fica sem ter como controlar o fluxo dessas informações. Em companhias que não contam com esse tipo de ferramenta, os colaboradores podem ocorrer a formas alternativas para resolver problemas de entrega. Assim, os dados se perdem e não há qualquer controle sobre os processos.

4. Possibilidade de prever e evitar problemas

Mais uma vantagem que a visibilidade sobre o processo de entrega proporciona é a possibilidade de prever situações. O acompanhamento em tempo real da distribuição de mercadorias acaba se tornando um meio para agir com proatividade.

Se o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da empresa percebe através do sistema que o pedido será entregue depois do previsto, pode entrar em contato com o cliente para informá-lo, evitando que ele fique esperando por muito tempo e se aborreça.

5. Redução de custos extras

A cada tentativa de entrega sem sucesso, extravio de mercadoria e outros problemas, a empresa está acumulando custos extras. Com o acompanhamento e a tomada de decisões acontecendo com maior agilidade, esses custos podem sofrer uma redução significativa.

6. Aumento da satisfação dos clientes

Quando a mercadoria chega de forma segura ao destinatário, a entrega acontece dentro do prazo, e, no caso de algum problema, a empresa entra em contato para informar, o resultado pode ser apenas um: cliente satisfeito!

Afinal de contas, de nada adianta uma empresa oferecer produtos de qualidade se o processo de distribuição é falho. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, dão preferência para as companhias que oferecem o melhor atendimento, o que inclui tanto o processo de compra quanto a entrega.

Conte com a Infralog para realizar o controle de ocorrência de entregas!

Se está se perguntando como pode ter todos esses benefícios na sua empresa, a resposta é simples: adquirindo um sistema de qualidade capaz de oferecer visibilidade em tempo real, além de mais uma série de vantagens.

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