Infracommerce

B3
svg2

Saiba o que é logística inbound

Saiba o que é logística inbound

Logística inbound é a nova tendência do mercado. Para entender como funciona, preparamos este artigo explicando o que é e como otimizar o seu negócio.

Nos últimos tempos, as relações logísticas estão cada vez mais voltadas para o atendimento das necessidades dos clientes. Em qualquer campo, independentemente dos meios utilizados, o objetivo final é sempre atender às expectativas do cliente final.

E é por isso que a logística inbound existe. A principal razão de sua existência é o fornecimento de cadeias logísticas inteligentes. Isso terá um impacto significativo no processo de fechamento.

Porém, antes de implementar a logística inbound em sua organização, você precisa entender o que é e como funciona esse processo. Para isso, selecionamos as principais informações sobre o tema.

O que é a logística inbound?

É o processo de controle, monitoramento e gerenciamento de materiais e produtos que entram em uma organização. Em outras palavras, é a indústria onde as matérias-primas ou produtos inacabados fluem para a linha de produção. Dessa forma, a logística de entrada realiza várias tarefas para garantir que todos os itens necessários para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos estejam conforme o esperado.

Entre as principais vantagens dessa prática estão:

  • aprimoramento da relação com os fornecedores;
  • auxílio no cumprimento dos prazos;
  • redução dos custos operacionais;
  • estabelecimento de um giro de estoque mais eficiente;
  • apoio no planejamento de trocas e devoluções;
  • aumento da produtividade.

Para uma melhor compreensão do seu papel, é importante falar sobre a atuação desse conceito no desenvolvimento da empresa. Entre as principais funções da logística inbound podemos citar:

  • processamento de dados de fluxo de materiais: para isso, é feita a utilização de um sistema complexo de informações. Dessa forma, é possível entender o volume de itens disponíveis em estoque e a necessidade de requisitar mais, evitando desperdícios ou produtos parados no estoque;
  • recebimento, descarregamento e armazenamento de materiais: já que ela cuida de questões operacionais com a finalidade de assegurar que todos os insumos fiquem reservados conforme a demanda de produção;
  • embalo de mercadorias: antes do item entrar no veículo responsável pelo transporte, eles precisam ser embalados. Esse procedimento proporciona segurança para o frete e protege os produtos contra avarias e danos.

Como a logística inbound pode ajudar o seu negócio?

Com todas essas informações, fica claro que a logística inbound é uma das partes mais importantes do processo logístico. Isso porque, a partir do correto funcionamento deste projeto, é garantida a consistência de todo o processo logístico.

A partir do bom desenvolvimento da logística, algumas vantagens são possíveis. Estes incluem a possibilidade de produção contínua. Afinal, um bom relacionamento com um fornecedor garante que o processo produtivo não seja interrompido.

Além disso, a logística de entrada ajuda a manter os prazos ideais. As empresas que operam nessas rotas conseguem organizar melhor sua logística de forma mais confiável.

Como resultado, prazos mais curtos podem ser previstos e os prazos acordados atendidos. Além disso, por meio dessa organização, os gestores têm total controle sobre o processo produtivo, desde a aquisição da matéria-prima até a execução da produção.

O principal resultado disso é um fluxo eficiente de produção e, o mais importante, a satisfação do cliente final. É o fim certo de quem tem um fluxo constante, um estoque inteligente e uma boa reputação no mercado.

Saiba como otimizar os processos da logística inbound?

Manter a logística inbound em funcionamento é um grande desafio, pois é uma rotina composta por diversas questões, como imprevistos, obstáculos de embarque, alterações de preços, etc.

No entanto, a boa notícia é que existem diversas estratégias que podem ser implementadas como forma de otimizar o processo e alcançar resultados satisfatórios. Confira alguns abaixo:

Conte com fornecedores confiáveis

A capacidade de uma indústria manter-se abastecida está diretamente ligada com a qualificação dos fornecedores. Por esse motivo, é muito importante contar com parceiros que tenham capacidade técnica e experiência para tratar com a demanda do seu negócio.

A criação de um bom relacionamento proporciona, por exemplo, a logística enxuta e o gerenciamento de estoque por intermédio do modelo just in time. Ou seja, a requisição de materiais acontece apenas quando surge a necessidade, evitando as chances de perdas e desperdícios.

Faça a projeção do abastecimento

logística de abastecimento é uma ação utilizada para fornecer a uma determinada empresa os insumos necessários para atingir o pleno funcionamento e posterior venda. Isso significa que é necessário ficar atento às necessidades de reabastecimento, monitorando os níveis de estoque e a produção.

Dessa forma, essa demanda pode ser devidamente mensurada para atender efetivamente os consumidores, garantindo que os requisitos sejam atendidos nos prazos estipulados, mantendo a qualidade dos bens.

Inclusive, essa estratégia pode contribuir para evitar os riscos de ficar sem suprimentos e prejudicar os processos, já que uma simples falha de planejamento pode parar toda a produção.

Verifique se a transportadora de produtos é confiável

O transporte é uma das principais questões a se preocupar quando o assunto é logística inbound, tendo em vista que é por meio dele que toda a cadeia de suprimentos se movimenta. Além disso, ele gera impactos diretos no custo das organizações.

Portanto, o custo pode ser menor ou maior, dependendo de vários aspectos, principalmente da qualidade da gestão da atividade. No entanto, como em qualquer processo, o planejamento é essencial para que as coisas saiam conforme o esperado.

Por exemplo, será necessário definir procedimentos e rotas de entrega que foquem em atender o maior número de clientes de uma área, o que reduzirá o tempo e os gastos com combustível e manutenção, entre outras práticas.

Tenha processos simplificados

Por mais que a empresa esteja em uma fase de crescimento, não é preciso fazer com que a operação se torne mais complexa do que realmente é necessário. Isso significa que é possível integrar fabricantes, centros de distribuição e pontos de venda.

Assim, fica mais fácil evitar complicações em cada fase que poderiam gerar perdas e elevação dos custos. Também é necessário manter a visibilidade em relação às atividades e possibilidades de melhorias.

Invista na tecnologia logística

Com as inovações tecnológicas cada vez mais presentes nas rotinas das indústrias, é fundamental contar com sistemas específicos para a gestão das funções que constituem a cadeia de suprimentos.

Dessa maneira, o gestor dispõe de uma solução que pode propiciar uma série de funcionalidades, por exemplo: otimização do tempo, automatização na execução de tarefas, registro das operações de compra e venda, elaboração de relatórios gerenciais para a avaliação de desempenho.

Pelo fato da logística ter muita influência no negócio, é importante dedicar o devido investimento para a atividade, além de acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido.

Agora que você entende a importância dos processos ligados à cadeia de suprimento, é importante aplicar as estratégias adequadas para garantir uma logística inbound eficiente, capaz de reduzir o desperdício, evitar atrasos em entregas, melhorar os resultados da linha de produção e proporcionar uma melhor experiência aos clientes, já que esse conjunto de medidas é primordial para levar o negócio ao crescimento planejado.

Infracommerce possui todas as soluções necessárias para que você tenha uma excelente gestão de logística inbound.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

O que esperar das vendas online na Páscoa 2022

O setor de produção no varejo sofreu um impacto grande por conta da pandemia. Tornando…

Infra.Log: a melhor solução logística para quem busca alta performance

Como contemplar uma logística eficiente? A Infra.Log oferece apoio ao seu negócio! Fatores como receita e espaço…

Entrega rápida será obrigatório em 2022

Atualmente, quase todas as empresas contam com serviço de delivery, seja e-commerce ou lojas físicas.…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.