Infracommerce

B3
svg2

Impactos positivos da experiência de compra no e-commerce

Impactos positivos da experiência de compra no e-commerce

Entenda como a experiência de compra  é importante para impactar positivamente nos resultados do seu negócio. Veja dicas para melhorar esta experiência.

Em um mercado cada vez mais competitivo, capturar a atenção dos clientes e superar a concorrência é o objetivo da maioria das marcas. Para que isso seja possível, é preciso encontrar formas de se diferenciar dos demais, sendo uma delas o serviço.

Isso mesmo, você já pensou na experiência do cliente em uma negociação de compra com você? O que ele diria para as pessoas próximas a ele sobre como ele foi tratado?

Oferecer produtos ou serviços de qualidade não é mais suficiente para conquistar clientes. O mercado exige muito mais do que isso. Estamos falando de glamour, ficar na memória das pessoas, conquistá-las e mantê-las desde a primeira experiência de compra.

A importância de expandir a experiência de compra através do e-commerce 

Escolher a plataforma ideal ajuda a evitar problemas de mudanças para uma nova plataforma, fator que influencia nos lucros da empresa ou marca. Por isso, é muito importante definir o objetivo que a plataforma terá. O nicho de mercado e o layout são pontos que podem ajudar a potencializar a experiência de compra.

Outros fatores importantes para a expansão e vendas no e-commerce são:

  • Segurança durante a venda;
  • Variedade nas formas de pagamento para os clientes;
  • Catálogo de produtos diversificado;
  • Páginas acessíveis ao cliente.

Esses são apenas alguns dos pontos importantes e que devem ser considerados durante o momento de expandir as plataformas de vendas de produtos e serviços de uma empresa ou marca.

Dessa forma, procurar profissionais especializados em ferramentas digitais, podem ajudar a criar rapidamente o e-commerce para a sua empresa, possibilitando uma experiência de compra com produtos e serviços de maneira simples e ágil, garantindo o sucesso para a marca ou empresa, com o marketing “boca-à-boca” dos clientes sobre a plataforma online e aumentando a receita do empreendedor.

Entenda os impactos da experiência de compra no e-commerce

Ainda que a transformação digital no varejo seja um processo relativamente recente, já é possível perceber os seus impactos nos negócios. A experiência de compra é um dos principais indicadores. A migração das lojas físicas para o digital talvez seja um dos principais impactos desta transformação.

É cada vez mais comum empresas, mesmo as mais tradicionais, oferecerem wi-fi gratuito, consulta de crédito virtual e outras facilidades, como ferramentas de otimização de estoque.

O segredo para o sucesso está em oportunizar diferentes experiências ao cliente. Assim, quando conhecer os distintos canais de vendas, ele vai ter a condição de escolher aquele que melhor atende às suas necessidades e, se preferir, até mesmo transitar entre o meio online e o offline.

Aspectos que podem impactar na experiência e na percepção positiva do consumidor

Oferecer uma experiência de compra satisfatória aos clientes pode gerar impactos positivos para sua marca e aumentar a percepção de valor. Para isso, é necessário entender quais são os fatores decisivos para encantar os consumidores. Pensando em lhe ajudar, separamos os principais aspectos. Vale a pena conferir!

  • Experiência do usuário

Certamente você já ouviu falar de User Experience (UX), ou experiência do usuário, não é mesmo? Esse é um fator importante para garantir uma percepção positiva por parte dos consumidores da sua empresa.

O objetivo dessa estratégia é oferecer aos usuários um consumo agradável. Por exemplo, para garantir uma boa experiência em um site, é necessário ter um design responsivo e proporcionar uma navegação intuitiva ao cliente. Assim, ele consegue encontrar o que procura e sai satisfeito após ter contato com seu negócio.

Além disso, há várias características importantes que definem um bom trabalho de UX em seu negócio. É necessário ter um carregamento rápido de suas plataformas, garantir adaptabilidade aos diferentes dispositivos utilizados atualmente pelos usuários, usar gatilhos mentais em sua comunicação e investir em otimização para os mecanismos de busca, por exemplo.

  • Interface do usuário

A Interface do Usuário (UI) é uma parte importante para causar uma boa impressão nos clientes que visitam sua loja virtual. É por meio dessa estrutura que você gera todo o aspecto visual do e-commerce. Por exemplo, as transições de páginas, os efeitos utilizados, as cores e até o layout fazem parte do UI.

Desse modo, para proporcionar uma experiência de compra agradável ao seu consumidor, é necessário investir na interface. Por meio dela, você consegue fortalecer a imagem da sua marca, passar segurança ao usuário e oferecer uma experiência de navegação simples e encantadora.

Para isso, é importante ter uma linguagem clara e intuitiva em seu site. Além disso, invista na identidade visual da sua marca e padronize o site. Outras dicas importantes para melhorar a UI são caprichar nos mecanismos de buscas do e-commerce e gerar estímulos visuais em seu site, para que o usuário tenha certeza de que a ação que ele adotou foi realizada.

  • Otimização para conversão

O mais importante para um e-commerce não é o número de usuários que acessaram o site, mas sim ter uma boa taxa de conversão. Dessa forma, é essencial investir em mecanismos de otimização de conversão (CRO) em seu site.

Além de melhorar os resultados da empresa, usar recursos de CRO podem otimizar a experiência do consumidor e gerar uma imagem positiva para a sua loja virtual. Por exemplo, com boas estratégias, você consegue aumentar a autoridade de sua marca.

Existem várias ações de CRO que podem ser adotadas para tornar a experiência de compra mais agradável em seu e-commerce. Por exemplo, é possível usar robôs de atendimento para agilizar o suporte ao cliente e deixá-lo mais satisfeito.

Além disso, é possível automatizar outras tarefas, qualificar leads e garantir que cheguem ao seu site em um estágio de funil mais avançado e utilizar remarketing para lembrar os consumidores sobre algum produto que ele estava procurando. Por meio dessas ações, é possível causar uma boa impressão nos usuários.

  • Navegação intuitiva

Este aspecto está muito relacionado com os tópicos anteriores e é essencial para que os consumidores tenham uma experiência agradável em seu e-commerce. Certamente, você já acessou uma loja virtual na qual as informações estavam bagunçadas e era difícil de encontrar os produtos.

Isso é muito prejudicial e gera uma imagem negativa. Portanto, é relevante investir em ações que melhorem a navegação dos consumidores. Vale categorizar itens, investir em mecanismos de pesquisas eficientes e ter um layout bem planejado e intuitivo.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos de experiência de compra. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce para alcançar seu objetivo!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Conheça as novidades do full service

Confira neste artigo que preparamos todas as novidades do full service focadas em nicho específicos.…

Marketplace B2B e a importância do relacionamento com o cliente

No e-commerce tradicional, um vendedor interage com muitos compradores. Já o marketplace B2B reúne muitos…

Otimizar a logística: 5 dicas para e-commerces

Existem diversas formas de otimizar a logística. Separamos os 5 principais fatores para você aplicar e…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.