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Impactos positivos da experiência de compra no e-commerce

Impactos positivos da experiência de compra no e-commerce

Entenda como a experiência de compra  é importante para impactar positivamente nos resultados do seu negócio. Veja dicas para melhorar esta experiência.

Em um mercado cada vez mais competitivo, capturar a atenção dos clientes e superar a concorrência é o objetivo da maioria das marcas. Para que isso seja possível, é preciso encontrar formas de se diferenciar dos demais, sendo uma delas o serviço.

Isso mesmo, você já pensou na experiência do cliente em uma negociação de compra com você? O que ele diria para as pessoas próximas a ele sobre como ele foi tratado?

Oferecer produtos ou serviços de qualidade não é mais suficiente para conquistar clientes. O mercado exige muito mais do que isso. Estamos falando de glamour, ficar na memória das pessoas, conquistá-las e mantê-las desde a primeira experiência de compra.

A importância de expandir a experiência de compra através do e-commerce 

Escolher a plataforma ideal ajuda a evitar problemas de mudanças para uma nova plataforma, fator que influencia nos lucros da empresa ou marca. Por isso, é muito importante definir o objetivo que a plataforma terá. O nicho de mercado e o layout são pontos que podem ajudar a potencializar a experiência de compra.

Outros fatores importantes para a expansão e vendas no e-commerce são:

  • Segurança durante a venda;
  • Variedade nas formas de pagamento para os clientes;
  • Catálogo de produtos diversificado;
  • Páginas acessíveis ao cliente.

Esses são apenas alguns dos pontos importantes e que devem ser considerados durante o momento de expandir as plataformas de vendas de produtos e serviços de uma empresa ou marca.

Dessa forma, procurar profissionais especializados em ferramentas digitais, podem ajudar a criar rapidamente o e-commerce para a sua empresa, possibilitando uma experiência de compra com produtos e serviços de maneira simples e ágil, garantindo o sucesso para a marca ou empresa, com o marketing “boca-à-boca” dos clientes sobre a plataforma online e aumentando a receita do empreendedor.

Entenda os impactos da experiência de compra no e-commerce

Ainda que a transformação digital no varejo seja um processo relativamente recente, já é possível perceber os seus impactos nos negócios. A experiência de compra é um dos principais indicadores. A migração das lojas físicas para o digital talvez seja um dos principais impactos desta transformação.

É cada vez mais comum empresas, mesmo as mais tradicionais, oferecerem wi-fi gratuito, consulta de crédito virtual e outras facilidades, como ferramentas de otimização de estoque.

O segredo para o sucesso está em oportunizar diferentes experiências ao cliente. Assim, quando conhecer os distintos canais de vendas, ele vai ter a condição de escolher aquele que melhor atende às suas necessidades e, se preferir, até mesmo transitar entre o meio online e o offline.

Aspectos que podem impactar na experiência e na percepção positiva do consumidor

Oferecer uma experiência de compra satisfatória aos clientes pode gerar impactos positivos para sua marca e aumentar a percepção de valor. Para isso, é necessário entender quais são os fatores decisivos para encantar os consumidores. Pensando em lhe ajudar, separamos os principais aspectos. Vale a pena conferir!

  • Experiência do usuário

Certamente você já ouviu falar de User Experience (UX), ou experiência do usuário, não é mesmo? Esse é um fator importante para garantir uma percepção positiva por parte dos consumidores da sua empresa.

O objetivo dessa estratégia é oferecer aos usuários um consumo agradável. Por exemplo, para garantir uma boa experiência em um site, é necessário ter um design responsivo e proporcionar uma navegação intuitiva ao cliente. Assim, ele consegue encontrar o que procura e sai satisfeito após ter contato com seu negócio.

Além disso, há várias características importantes que definem um bom trabalho de UX em seu negócio. É necessário ter um carregamento rápido de suas plataformas, garantir adaptabilidade aos diferentes dispositivos utilizados atualmente pelos usuários, usar gatilhos mentais em sua comunicação e investir em otimização para os mecanismos de busca, por exemplo.

  • Interface do usuário

A Interface do Usuário (UI) é uma parte importante para causar uma boa impressão nos clientes que visitam sua loja virtual. É por meio dessa estrutura que você gera todo o aspecto visual do e-commerce. Por exemplo, as transições de páginas, os efeitos utilizados, as cores e até o layout fazem parte do UI.

Desse modo, para proporcionar uma experiência de compra agradável ao seu consumidor, é necessário investir na interface. Por meio dela, você consegue fortalecer a imagem da sua marca, passar segurança ao usuário e oferecer uma experiência de navegação simples e encantadora.

Para isso, é importante ter uma linguagem clara e intuitiva em seu site. Além disso, invista na identidade visual da sua marca e padronize o site. Outras dicas importantes para melhorar a UI são caprichar nos mecanismos de buscas do e-commerce e gerar estímulos visuais em seu site, para que o usuário tenha certeza de que a ação que ele adotou foi realizada.

  • Otimização para conversão

O mais importante para um e-commerce não é o número de usuários que acessaram o site, mas sim ter uma boa taxa de conversão. Dessa forma, é essencial investir em mecanismos de otimização de conversão (CRO) em seu site.

Além de melhorar os resultados da empresa, usar recursos de CRO podem otimizar a experiência do consumidor e gerar uma imagem positiva para a sua loja virtual. Por exemplo, com boas estratégias, você consegue aumentar a autoridade de sua marca.

Existem várias ações de CRO que podem ser adotadas para tornar a experiência de compra mais agradável em seu e-commerce. Por exemplo, é possível usar robôs de atendimento para agilizar o suporte ao cliente e deixá-lo mais satisfeito.

Além disso, é possível automatizar outras tarefas, qualificar leads e garantir que cheguem ao seu site em um estágio de funil mais avançado e utilizar remarketing para lembrar os consumidores sobre algum produto que ele estava procurando. Por meio dessas ações, é possível causar uma boa impressão nos usuários.

  • Navegação intuitiva

Este aspecto está muito relacionado com os tópicos anteriores e é essencial para que os consumidores tenham uma experiência agradável em seu e-commerce. Certamente, você já acessou uma loja virtual na qual as informações estavam bagunçadas e era difícil de encontrar os produtos.

Isso é muito prejudicial e gera uma imagem negativa. Portanto, é relevante investir em ações que melhorem a navegação dos consumidores. Vale categorizar itens, investir em mecanismos de pesquisas eficientes e ter um layout bem planejado e intuitivo.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos de experiência de compra. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce para alcançar seu objetivo!

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