Você coleta o feedback do cliente de sua empresa? Saiba que esta prática é tão importante, ou até mais que a própria venda. Leia o artigo que preparamos para você!
Para todo empreendedor de sucesso, seu negócio é como um bebê para ele. Ele fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que seu negócio cresça e floresça no campo do sucesso.
O objetivo principal de todo negócio, independentemente de seu tamanho e natureza, é obter lucros. Se o negócio não dá lucro, então qual é o sentido de administrá-lo? Um empreendedor investe sua energia, recursos e tempo no negócio para manter as pessoas mais importantes do negócio felizes; os clientes.
Se os clientes forem felizes, permanecerão como seus clientes. Deixar de agradar seus clientes fará com que eles mudem para seus concorrentes.
O feedback dos clientes não é menos do que um trunfo para as empresas que desejam melhorar e reter os clientes. Existem várias maneiras pelas quais você pode aproveitar o feedback dos consumidores e melhorá-lo. Confira a importância deste recurso para seu negócio!
7 razões pelas quais coletar o feedback do cliente é importante
Não se preocupe se você não souber como coletar o feedback ou como incentivar os consumidores a fornecerem seus valiosos comentários. Neste artigo, vamos dar uma olhada nas seguintes razões que destacam por que o feedback do cliente é importante para uma empresa.
1. Ajuda a melhorar os produtos e serviços
Nenhuma empresa lançaria seu produto aleatoriamente no mercado. Levará bastante tempo para estudar as necessidades de seus clientes em potencial, projetar o produto apropriado e comercializá-lo por meio de diferentes canais, antes de vendê-lo a seus clientes.
Mesmo depois de passar por tantos estágios antes do lançamento do produto, nenhuma empresa pode ter certeza de que seu produto será um grande sucesso.
O sucesso ou fracasso do produto será, em última análise, decidido por seus consumidores, pois serão eles que usarão o produto ou serviço. Eles estarão em melhor posição para destacar as falhas do produto e quais áreas precisam ser trabalhadas para melhorar a qualidade do seu produto ou serviço.
Se uma empresa não reconhecer o feedback fornecido pelos clientes, ela não sobreviverá mais no mercado. Os consumidores não gostam de gastar seu dinheiro em um produto ou serviço que não atenda às suas expectativas ou atenda às suas necessidades.
O feedback do cliente beneficiará sua empresa para melhorar a qualidade de nossos produtos ou serviços e deixá-la reinando no mercado por muito tempo.
2. Serve como parâmetro para medir a satisfação do consumidor
O feedback dos clientes lhe dirá como seus consumidores se sentem em relação ao seu negócio. A satisfação do cliente é obrigatória se você deseja que seu negócio cresça e continue a sobreviver no mercado competitivo.
Se seus clientes não compartilham como se sentem sobre sua marca ou produtos, exceto pela telepatia, não há outra maneira de saber sobre seus sentimentos.
Convide seus clientes a compartilhar suas avaliações valiosas sobre seus produtos para que você possa trabalhar nas áreas que precisam de melhorias. Você não precisa marcar uma conferência para perguntar a todos os seus clientes como eles se sentem em relação à sua marca. Uma simples conversa com eles será mais do que suficiente para lhe dar uma visão de suas opiniões sobre seus produtos.
O exemplo perfeito para citar a esse respeito seria um restaurante. Os clientes são questionados pelos garçons e chefs sobre o sabor, a qualidade e a quantidade da comida. Se houver algo de errado com o sabor do prato, o restaurante pode trabalhar para torná-lo melhor para seus clientes.
3. Faz com que os clientes se sintam valiosos
A tendência de conduzir negócios e implementar estratégias de marketing mudou ao longo do período. Os clientes não gostam das marcas que são excessivamente promocionais e se preocupam apenas com os números de cartão de crédito dos clientes.
Hoje em dia, os consumidores preferem marcas que se preocupam com eles e suas opiniões. Se uma marca se preocupa com seus clientes mais do que considerá-los como uma fonte para encher suas contas, os clientes recompensam esse negócio com sua lealdade.
Um simples pedido aos clientes para compartilhar seus comentários se estiverem satisfeitos com um produto ou serviço faz com que eles se sintam envolvidos e valiosos. Eles vão adorar ficar como seus clientes se suas reclamações forem resolvidas ou as sugestões fornecidas por eles forem implementadas por uma empresa.
4. Feedback do fornece um melhor atendimento ao cliente
Todo empreendedor se esforça para fornecer um excelente atendimento ao cliente e não receber reclamações de sua parte. Infelizmente, há alguns momentos em que pequenos erros e circunstâncias imprevisíveis deixam os clientes tristes, ou às vezes até furiosos. Por exemplo, quando o cliente recebe um pedido errado, ou as entregas atrasam, etc.
Ao fornecer aos clientes avenidas adequadas para discutir seus problemas, uma empresa estará em melhor posição para entender seus problemas e qual possível solução pode ser oferecida a eles.
Não fique chateado se seus clientes reclamarem de algo. Como cliente, é seu direito expressar suas opiniões ou preocupações em relação a um produto. Uma empresa deve se sentir deprimida apenas se for incapaz de resolver os problemas de seus clientes.
Quanto mais rápido você responder aos problemas do seu cliente, mais você ganhará sua lealdade.
Tente ser ativo para lidar com as reclamações e dúvidas de seus clientes assim que as receber. Isso permitirá que você forneça a melhor experiência para seus valiosos clientes.
5. Ajuda a reter clientes
Os clientes preferem marcas que se preocupam com eles e estão dispostos a resolver seus problemas. Se seus clientes compartilham os problemas que têm com seu produto ou serviço, você pode tomar medidas imediatas para resolvê-los e ganhar sua lealdade.
Quando os problemas dos clientes são rapidamente examinados pela empresa, isso faz com que os clientes permaneçam fiéis a essa empresa.
Mas, novamente, você primeiro precisa fornecer aos seus clientes um canal adequado para expressar seus problemas e compartilhar suas sugestões e comentários. Caso não haja meios adequados, seu cliente não poderá se conectar a você e poderá mudar para outro negócio.
6. Influencia outro cliente em potencial
Você compra em todas as lojas online que encontra? Claro que não. Um usuário online é muito cauteloso sobre onde gastar seu dinheiro. Ele não vai comprar de uma loja sobre a qual não ouviu nada. Ele preferirá fazer compras em lugares familiares que sejam confiáveis por seus amigos, familiares ou clientes dessa marca.
Tornou-se uma prática comum das pessoas ler comentários on-line sobre um lugar, produto ou serviço antes de visitar ou pedir algo deles. Aproximadamente 90% dos compradores on-line leem as avaliações on-line antes de fazer sua compra.
Se sua empresa não aceita as avaliações das pessoas, você está fechando as portas para novas pessoas se tornarem seus clientes.
Permita que seus clientes compartilhem suas avaliações sobre os produtos e sua experiência de compra em seus perfis de mídia social para tornar mais fácil para o público em potencial confiar em sua empresa ou criar uma página de depoimentos onde os clientes possam compartilhar abertamente seus pensamentos e opiniões sobre seu produto ou serviço.
Não desative a opção de comentários e revisão de seus perfis. Isso faz com que o negócio pareça suspeito e fraudulento. Deixe as pessoas verem o que seus clientes têm a dizer sobre você e como você responde a eles.
7. Ajuda na formulação de estratégias futuras
Ao conhecer os gostos e desgostos do seu cliente, você está em melhor posição para formular planos adequados para o sucesso do seu negócio. O feedback dos clientes permite que a empresa fortaleça as áreas que o cliente ama e melhore as áreas que causam dificuldades aos clientes.
Por exemplo, você administra uma livraria e as pessoas adoram a qualidade de seus livros e embalagens. No entanto, o atraso na entrega de seus pedidos é uma preocupação para eles. Considerando o feedback deles, você tentará manter a qualidade de seus livros e trabalhar nos problemas de entrega.
Para simplificar, o feedback do cliente fornece uma visão dos pontos fracos do negócio que incomodam seus clientes e podem fazê-los mudar para seus concorrentes.
Por fim, a importância e os benefícios do feedback do cliente não se limitam aos mencionados acima. Existem muitas outras vantagens que uma empresa pode aproveitar para convidar, considerar e agir de acordo com o valioso feedback fornecido pelos consumidores.
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