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Razões para usar a Inteligência Artificial no varejo

Razões para usar a Inteligência Artificial no varejo

Conheça as razões para usar a inteligência artificial no varejo. Tudo o que você precisa saber para dar um up no seu negócio. Confira!‍

Existem inúmeros fatores que afetam o desempenho, e um dos mais importantes é entender a jornada do cliente.‍

O uso de estratégias como aprendizado de máquina pode reduzir mais facilmente as vendas perdidas e melhorar a experiência do cliente on-line para off-line no varejo, seja uma grande rede de supermercados ou um mercado de bairro.‍

Além de simplesmente listar pontos de venda próximos, a plataforma usa algoritmos de IA para ajudar as empresas a lançar produtos, interagir com consumidores, realizar prospecção e análise de mercado e orientar de forma mais decisiva os investimentos em campanhas de marketing.‍

Neste artigo, daremos alguns motivos para o uso da inteligência artificial no varejo.

O que é inteligência artificial?

Antes de entender como a inteligência artificial no varejo é utilizada e possui os diversos benefícios que ela traz para esse segmento, é importante atualizar os conhecimentos sobre o que ela é.‍

A inteligência artificial é um campo de estudo que surgiu da ciência da computação, com conceitos que remontam quase ao mesmo período dos primeiros computadores.‍

Grosso modo, pode-se dizer que a inteligência artificial é a capacidade de máquinas e computadores de imitar os processos de raciocínio humano e tomar certas decisões de forma autônoma.‍

Essa capacidade foi desenvolvida graças ao aumento do poder de processamento dos chamados softwares inteligentes. Desde então, o crescimento da inteligência artificial no varejo tem sido exponencial, levando ao surgimento de várias tecnologias nela baseadas, aplicadas às mais diferentes situações.‍

Esses dispositivos computacionais dotados de habilidades para replicar atividades cognitivas humanas são usados hoje para finalidades distintas, como: o processamento de grandes quantidades de dados que potencializam melhores decisões, a racionalização de processos e novas formas de relacionamento entre clientes e empresas.

Saiba os motivos para aplicar a inteligência artificial no varejo?

O benefício de tal aplicação, segundo os resultados visto no mercado, é o aumento no faturamento. Assim, nos tópicos a seguir, veja outros motivos para incorporar a IA em seu varejo.

  1. Experiência do cliente

A Inteligência Artificial no varejo abre portas para um atendimento ao cliente mais personalizado. Isso porque, os comerciantes podem obter dados de cada um como:‍

  • Necessidades;
  • Gostos;
  • Histórico de compras.‍

Com isso, os varejistas entregam jornadas excepcionais aos clientes de maneira mais eficiente, estratégica e inteligente.

  1. Maior agilidade e eficiência

Por meio da inteligência artificial, os gestores responsáveis ​​por uma empresa podem acessar informações sobre o desempenho de seus diferentes departamentos e tomar ações voltadas para a melhoria. Aqui também, ferramentas como software de integração de ERP podem ser usadas em conjunto com IA.‍

Por exemplo, processos lentos, burocracia excessiva e tarefas desnecessárias podem ser eliminados com a aplicação de técnicas de inteligência artificial no varejo para avaliação de documentos de aquisição, atendimento ao cliente e controle de mercadorias. O resultado: produção mais rápida e eficiente.

  1. Melhor gerenciamento do estoque

Por meio de câmeras e sensores, fica mais prático identificar os produtos presentes no estoque. Dessa forma, é possível criar um plano de gestão com dados atuais e em tempo real, o que gera mais eficiência e uma noção melhor da demanda de mercado.

  1. Automação de tarefas

inteligência artificial no varejo permite a automatização de tarefas antes consideradas ineficientes, auxiliando na redução de movimentos repetitivos e fadiga no trabalho. Com isso, os recursos humanos podem ser melhor utilizados em tarefas mais relacionadas ao core business da empresa.‍

Os serviços prestados através de chatbots são também um exemplo desta realidade. Com ele, os agentes e as equipes de vendas podem se concentrar em atingir as metas de suporte e recuperação do cliente, em vez de apenas responder a perguntas comuns que podem ser facilmente respondidas por um bot de relacionamento.

  1. Identificação de tendências comerciais

Inteligência Artificial no varejo permite a captura e armazenagem de dados estratégicos. Portanto, isso ajuda a analisar e identificar de forma precisa certos padrões e tendências do mercado. ‍

  1. Ganhos em Inovação e Diferenciação

A combinação de algoritmos inteligentes com big data fornece melhor acesso a informações relevantes, permitindo insights sobre novos produtos, novas formas de prestação de serviços e identificação de novas oportunidades de mercado.

‍Dessa forma, a IA busca potencializar a inovação nos processos e na entrega de novos bens e serviços, permitindo que as empresas se diferenciam e construam uma vantagem competitiva.

Confira três aplicações da Inteligência Artificial no varejo

inteligência artificial no varejo atua nos mais variados setores do varejo, afinal, é uma tecnologia versátil. Desta forma, pode ser aplicado a dois aspectos principais do negócio: o lado do cliente e o lado operacional.‍

Ao utilizá-lo em processos operacionais (estoque e entrega), os varejistas podem economizar mais de 300 bilhões. Então, conheça três formas de aplicar IA no varejo.

  1. Atendimento por chatbot

Mesmo sendo uma tática muito popular em sites e redes sociais, essa técnica ainda tem grande potencial para gerar mais vendas.‍

Com linguagem natural, eles empregam uma voz mais humana em vez de informações impessoais.‍

Um exemplo prático é o chatbot da marca Louis Vuitton, que propõe uma conversa mais tranquila com os clientes e faz recomendações.‍

  1. Pontos de venda

Inteligência Artificial no varejo não serve apenas para o ambiente digital, mas também para o físico. ‍

Nos chamados PDV, a inteligência artificial dá mais autonomia aos clientes. Existem algumas lojas onde os clientes, após serem identificados, pegam os produtos nas gôndolas e saem do mercado.‍

Ou seja, os pagamentos podem ser feitos automaticamente pelo telefone, desde que o cliente tenha feito o cadastro prévio no app. Na verdade, é um processo simples e prático sem fila.

  1. Logística

As vantagens para esse setor são inúmeras, desta forma, conheças as principais logo abaixo:‍

  • Planejamento inteligente nas entregas;
  • Melhor coordenação entre prazos e destinos;
  • Economia;
  • Sustentabilidade;
  • Eficiência nos recursos.

‍Portanto, quem deseja reduzir as falhas de operação e tem como meta alavancar as vendas em seu ponto físico ou virtual, precisa conhecer as vantagens da inteligência artificial e ter todo suporte necessário para aplicá-la da forma correta.

‍Conheça as soluções da Infracommerce

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