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Qual é a fase mais importante do funil de vendas?

Qual é a fase mais importante do funil de vendas?

funil de vendas é uma ferramenta que ajuda as equipes de vendas e marketing a orientar os clientes em potencial durante o processo de compra.

É uma estrutura projetada para acompanhar e orientar os clientes em sua jornada de compra, desde o momento da descoberta e reconhecimento da marca até a compra final.

funil de vendas é uma das ferramentas de marketing mais relevantes atualmente. Tem uma conexão direta com o marketing de conteúdo e o já tradicional inbound marketing.

Dessa forma, responda: Você gostaria de poder aumentar os seus lucros com um processo automático de vendas? É o funil de vendas que dará suporte à jornada de compra das personas. Uma ferramenta estruturada com base no seu negócio, seu produto ou serviço.

Através de um funil de vendas, é possível trabalhar com calma cada lead. Cuidar dele no seu estágio específico. Desse modo, é possível ser ágil e assertivo ao mesmo. Como resultado, as taxas de conversão de vendas crescem.

Ao final desse artigo, você terá entendido a importância do funil de vendas. Além de saber como ele é capaz de auxiliar na conversão de leads em clientes, tendo como base o funil de vendas.

Importância de ter etapas bem definidas

Toda venda tem seu começo, meio e fim. Imagina em uma empresa, com tantos negócios surgindo, como é difícil controlar em qual etapa cada cliente sem ter processos bem definidos?

O funil de vendas é uma ferramenta que organiza os prospects de acordo com o estágio em que ele está.

A importância de ter as etapas do funil de vendas bem definidas de acordo com a realidade do seu negócio são várias. O gestor consegue ter uma visão do todo, identificar onde estão as maiores falhas do seu processo de vendas e planejar ações de melhorias.

Por exemplo, ele pode observar que a etapa “apresentação” (que seria o meio do funil) é a que tem maior taxa de perda no funil. Com essa informação, é possível investir em uma solução para poder melhorar essa taxa, como treinar melhor os vendedores, reformular a apresentação etc.

Com as etapas padronizadas, o gestor também consegue observar quais são os negócios que realmente estão perto do fechamento e assim prever quanto irá vender no fim do mês. Ter uma previsibilidade de vendas ajuda a manter a empresa saudável e crescendo, evitando as promoções desesperadas para bater metas ao fim do mês.

São inúmeras as vantagens de ter as etapas do funil de vendas bem definidas. Mas nos próximos tópicos focaremos apenas no fundo de funil, que é a parte de conversão e venda.

A importância de focar no fundo de funil de vendas

É comum pensar que nessa parte do funil de vendas os profissionais de marketing não têm mais função. Na verdade, eles continuam com um papel importante no processo e devem trabalhar em conjunto com a equipe de vendas para a criação do conteúdo certo para auxiliar na conversão.

Esse momento é aquele em que o comprador está pronto para fazer a escolha e, em alguns casos, precisam ser incentivados para que isso aconteça: uma oferta especial ou sob medida para as suas necessidades, um desconto, etc.

Outros, entretanto, chegam nessa fase e estão pensando nos prós e contras da compra, comparando a oferta com a feita pela concorrência. Esses clientes precisam de mais informações e confiança antes de fecharem o ciclo.

Nos dois casos, eles já fizeram pesquisas, comparam preços, analisam sites de reclamação de consumidores, como o Reclame Aqui, mas ainda tem dúvidas sobre os benefícios da compra. Então é preciso criar um conteúdo direcionado, que tire suas dúvidas e coloque a empresa em posição de vantagem em relação à concorrência.

Agregue valor no conteúdo para o fundo do funil

Alguns especialistas listam formatos de conteúdo que contribuem para o cliente tomar a decisão de compra: artigos em blogs, whitepapers, vídeos, estudos e webinars. Profissionais de vendas e de marketing podem, juntos, criar conteúdo estratégico para essa fase:

  • Artigos e whitepapers: Conteúdo personalizado, que reforce o valor exclusivo do produto e como ele pode melhorar a vida do comprador
  • Vídeos e webinars: É a maneira mais envolvente de argumentar com o comprador. Pode trazer depoimentos de outros clientes, cálculos sobre a vida útil, etc.
  • Demonstrações personalizadas: Uma demonstração feita diretamente para a hora da decisão, que traga dicas e fatos relacionados ao produto, e que o comprador possa assistir na hora que melhor lhe convier
  • Estudos de caso: Nessa parte do funil, um estudo de caso relacionado ao comprador ou ao setor que ele trabalhe. Por exemplo, se ele é da área de saúde, enviar um estudo de caso relacionado à assistência médica para que ele possa ver os benefícios daquele produto.

Nunca se esqueça do consumidor

Cada pessoa vai reagir de forma diferente ao conteúdo produzido, então é importante adapta-lo para cada caso. Se as equipes de vendas e marketing trabalharem juntas, é bem provável que consigam criar conteúdo útil e envolvente para auxiliar o comprador a tomar a decisão correta.

Ferramenta para automação do funil de vendas

Mostramos aqui a importância do funil de vendas, desde a atração de visitantes até a conversão de clientes. Entretanto, o trabalho não deve acabar por aí. Ações de pós-venda e fidelização são fundamentais para a manutenção do cliente e sua satisfação.

Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente na empresa. Por isso tenha certeza de que está investindo nessa etapa. A Infracommerce é uma plataforma de automação de marketing capaz de auxiliar na execução de sua estratégia.

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