Infracommerce

B3
svg2

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

A implementação do Pix para e-commerce leva as transações eletrônicas a um novo patamar em termos de segurança, velocidade e utilidade.

É tudo sobre o que pregamos para o sucesso do comércio eletrônico. Os pagamentos por depósito bancário ou boleto serão cada vez menores, e até os cartões de crédito poderão ficar sem espaço – exceto parcelado.

O que é o Pix para e-commerce

Não há muito mistério sobre o que Pix é essencialmente. É um produto do Banco Central do Brasil e é uma nova forma de pagamento disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Sua principal característica é permitir a transferência instantânea de fundos entre contas em qualquer banco ou instituição de pagamento a qualquer hora da semana.

Isso significa que não há dias ou horários em que o serviço esteja indisponível, e não há restrições ou cobranças pelo seu uso. Qualquer conta corrente, poupança ou pré-paga pode fazer um Pix.

Como funciona o Pix no e-commerce

O pagamento pelo Pix para e-commerce funciona de forma simples. Para receber, a conta deve ter uma chave cadastrada, podendo ela ser:

  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone celular
  • CNPJ ou CPF
  • Uma combinação aleatória gerada no app

Só que para fazer o pagamento, isso nem sequer é necessário. Basta ter um app, da instituição bancária ou de pagamentos, em mãos para selecionar a opção de realizar uma transferência ou pagamento via Pix.

Na Climba, também não existem segredos na hora de cadastrar sua chave Pix em nossa plataforma inteligente. Sem nenhum custo adicional, o cliente pode ativar o nosso app dedicado à função, podendo cadastrar até três chaves diferentes e até configurar um desconto especial para esse meio de pagamento.

Ao escolher o Pix como forma de pagamento, o consumidor receberá as orientações em tela de como proceder. Ele poderá transferir o valor da compra para a chave disponível na tela, ou mirando a câmera no código QR que aparecer. Assim que o pagamento for feito, seu app bancário irá lhe notificar e você já saberá que pode prosseguir com o pedido.

Como o Pix para e-commerce pode ajudar nas vendas online?

O novo sistema de pagamento instantâneo é vantajoso especialmente para lojistas. Adotá-lo como um meio de pagamento nas lojas virtuais, por exemplo, pode garantir benefícios tanto para as para finanças quanto para as vendas, uma vez que são mais baratas para o cliente e podem ser realizadas diretamente para o empreendimento — eliminando, assim, a necessidade de intermediadores no processo.

No caso dos clientes, muda a experiência de compra das pessoas que se encontram fora do sistema bancário, pois possibilita a realização do pagamento sem ter que ir a uma casa lotérica ou passar por instituições financeiras. Desse modo, é relevante considerar que o Pix para e-commerce ajuda no processo de automatização do mercado brasileiro, incentivando cada vez mais o consumo online.

Já no caso das empresas, elas recebem o dinheiro mais rápido e o custo da transação é menor que as taxas de boleto ou cartão. Além disso, quando uma venda acontece na loja virtual, é necessário separar a mercadoria no estoque e guardá-la até que o pagamento seja confirmado. Com o Pix, o pagamento imediato facilita todo o processo, e o vendedor não corre o risco de perder uma venda.

Nesse sentido, a praticidade dessa modalidade de pagamento torna o processo de compra mais ágil, eliminando, ainda, alguns entraves no checkout que afetam a taxa de conversão.

É importante destacar também que adotar tal tecnologia faz com que os consumidores tenham uma percepção positiva de sua marca, já que, em geral, o público valoriza empresas que estão por dentro das novidades tecnológicas.

Quais as vantagens do uso do Pix para e-commerce?

Sem dúvida, a principal vantagem do Pix é a praticidade. Poder realizar um pagamento ou uma transferência pelo próprio smartphone, sem a necessidade de sair de casa e de inserir dados complexos, é conveniente e muito mais cômodo, não é mesmo?

Confira, a seguir, outras vantagens de utilizar o Pix!

Agilidade no pagamento

Diferentemente de outros métodos de pagamento, como boletos bancários e cartões de crédito, em que a loja só recebe o valor relacionado à compra alguns dias depois, com o Pix o valor fica disponível para a loja logo após a transação, por ser um pagamento instantâneo.

Isto é, ao realizar uma venda por meio do Pix, o pagamento é identificado imediatamente, o que oferece maior capital de giro para o negócio, assim como diminui o tempo de entrega do produto.

Segurança

Com relação à segurança das transações, o Banco Central (BC) é responsável por monitorar todo o sistema do Pix e estabelecer uma série de medidas de segurança para as instituições, o que garante mais proteção ao processo. Além disso, o BC dispõe de infraestrutura centralizada capaz de implantar um sistema de liquidação pelo valor bruto em tempo real (LTBR).

Disponibilidade

No Pix, o serviço de pagamento fica disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências por TED e DOC, e do pagamento via boleto, o Pix possibilita uma transação a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.

Diante de tantas vantagens associadas ao Pix, cabe ressaltar a importância de os negócios aceitarem meios de pagamento diversificados para não perder vendas. Afinal, a facilidade e a comodidade que esses sistemas trazem para a rotina podem poupar tempo e dinheiro.

Por fim, com o cenário de modernização do mercado de compras, o Pix é considerado um grande incentivo para o e-commerce. Para os lojistas, vincular essa modalidade ao sistema de gestão online torna o canal de vendas mais prático e simples, sendo possível ter mais controle financeiro e manter a operações mais organizadas e eficientes.

Menos burocrático que cartão de crédito, e mais seguro

Destronar o cartão de crédito ainda é um desafio, mas uma coisa é certa: o Pix para e-commerce tem muitos benefícios quando analisamos a ideia de fazer compras à vista pelo cartão de crédito.

Exceto se a intenção for acumular pontos pelo programa de fidelidade do cartão de crédito, ou se estiver contando com um dinheiro que ainda não tem em conta. Caso contrário, o Pix será prático e rápido como um pagamento no cartão de débito.

A vantagem é que todo mundo estará apto a usar o Pix para e-commerce, não precisando comprovar documentos ou renda para utilizar desse meio de pagamento.

Além disso, mesmo sendo uma transação simples e tão rápida, ela consegue ser mais segura que transações via boleto ou cartão. As probabilidade de fraude são baixas, uma vez que o pagamento será reconhecido de forma imediata e sem chances de vir ou ir para outra conta.

Esse artigo te ajudou? Caso tenha dúvdas, entre em contato com a nossa equipe.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Relatório de atendimento a cliente detalhados com Omnicanal

O relatório de atendimento ao cliente é uma forma de avaliar o desempenho do setor e fornecer…

Cyber Monday: como aumentar as vendas nesta data

Neste post, vamos explicar o que é a Cyber ​​Monday e como ela surgiu, além de compartilhar…

Qual a diferença do marketing digital para o marketing comum

Quer saber quais são as diferenças do marketing digital para o marketing comum e decidir qual desses…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.