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Omnichannel marketing: Como entregar a melhor experiência de compra integrada?

Omnichannel marketing: Como entregar a melhor experiência de compra integrada?

Quer saber como conquistar cada vez mais clientes? Aqui você entenderá melhor as estratégias omnichannel marketing, como se tornou tão popular e seus benefícios

A forma de fazer negócios está em constante mudança. Um dos principais objetivos da empresa é agradar cada vez mais clientes. Se havia uma diferença antes de ter um site para complementar seu funil de vendas físico, é a última coisa que você deveria fazer hoje. Estratégias omnichannel marketing devem mais do que nunca ser consideradas.

Os consumidores utilizam múltiplos canais para encontrar e interagir com sua marca, principalmente quando falamos das possibilidades do marketing digital. Por isso, deve haver uma comunicação integrada entre eles para que seus clientes confiem de verdade no seu produto.

O que é omnichannel omnichannel?

As estratégias de omnichannel marketing baseiam-se na utilização simultânea e interligada de diferentes canais de comunicação e visam estreitar a relação entre online e offline, melhorando assim a experiência do cliente.

Se desvendarmos a palavra omnichannel, teremos o prefixo “omni” que em latim transmite o significado de tudo e inteiro. Já o “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como canal.

Ou seja, o significado mais próximo é algo no sentido de todos os canais. No entanto, isso não é suficiente para entender o poder e o alcance do termo.

Quando nos limitamos à semântica da palavra, podemos acabar confundindo omnichannel com multicanal e cross-channel – outros termos que também são usados ​​com frequência.

Ambos focam na experiência do usuário dos canais fornecidos pela marca. Como tal, eles podem transmitir sentimentos falsos com o mesmo significado.

Qual o impacto do omnichannel nos dias atuais

A estratégia de transformar o consumo em uma experiência única e cada vez mais útil é um desafio para o qual diversas empresas estão trabalhando. Isso porque os consumidores são mais exigentes e querem mais comodidade.

Fornecer um canal online para compras e relacionamento com clientes não é mais uma novidade, mas uma exigência para marcas que buscam sobreviver em um mercado tão competitivo.

Como vimos, o omnichannel marketing oferece aos usuários uma experiência de compra nova e mais completa, por isso o termo tem sido tão usado recentemente.

Embora algumas marcas tenham adotado essa estratégia, ela ainda é relativamente nova e pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar da concorrência.

Vantagens de uma estratégia omnichannel marketing

Afinal, há muitos benefícios em investir em uma melhor experiência para seus clientes, todos projetados para mantê-los mais felizes.

É mais provável que sua empresa melhore ao deixá-los felizes:

  • os serviços oferecidos;
  • as vendas;
  • o processo de fidelização;
  • e a imagem da sua marca.

Por meio dessa estratégia, desenvolvemos todos os pontos de contato com nossos clientes para otimizar esses processos. Esse é um benefício valioso para sua empresa crescer com toda essa análise.

Como transformar o seu negócio em omnichannel?

Agora que você sabe mais sobre uma estratégia omnichannel marketing e seus benefícios, vamos aprender como aplicá-la ao seu negócio. Como já mencionamos neste artigo, o objetivo é aumentar a satisfação do cliente. Para superar esse desafio, o primeiro passo é entender o seu papel corporativo.

Com ele, você pode aprender muito, inclusive seus hábitos de compra. Esse conhecimento permitirá que sua empresa entenda melhor as necessidades desses clientes e entregue o que é realmente valioso e adequado.

Feito isso, você pode passar para a próxima etapa: integrar os canais da sua empresa. Uma vez definido o canal, é necessário personalizá-lo com base nas informações obtidas durante a construção do personagem.

Essa integração significa combinar mídia online com mídia offline para que não haja gaps para os usuários e, claro, não haja gaps entre as diversas áreas da sua empresa (vendas, marketing, suporte, etc.). Só assim é possível entregar uma verdadeira experiência omnichannel.

Depois disso, chegamos ao momento de testar tudo o que foi feito. Além de verificar as operações, a qualidade das integrações e canais também precisa ser avaliada. Para isso, peça a alguém com o perfil certo para a sua persona para testar a implementação.

Seguindo essas etapas, você pode reduzir os riscos e armadilhas de sua estratégia omnichannel marketing e determinar se alguma mudança é necessária antes mesmo de colocá-la no mercado.

A hora de começar com a estratégia com omnichannel marketing é agora!

Investimentos alinhados às expectativas de vendas e realimentados no marketing digital podem ajudar qualquer empresa que implemente uma estratégia omnichannel a alcançar resultados.

Mas é importante prestar muita atenção à sua definição inicial. Para atingir metas e objetivos dentro de uma organização, o segredo está em planejar e estruturar cada canal omnichannel, suas etapas, sua cadência e evoluir as formas tradicionais de fazer negócios em um novo ambiente centrado no digital.

A implementação de uma estratégia omnichannel marketing bem sucedida é um desafio que deve ser cuidadosamente projetado para evitar o impacto reverso: os usuários ficam frustrados com os erros que podem ocorrer na transição de um canal para outro. Quando bem feito, o resultado é um ótimo relacionamento com seus clientes, que podem ficar tão satisfeitos que se tornam defensores da sua marca.

Concluímos que, a partir de agora, as empresas precisam começar a construir campanhas cross-channel, utilizando ferramentas que permitam esse tipo de ação omnichannel.

Para isso é necessário contar com ferramentas certas, a Infracommerce tem as soluções ideais para o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe.

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