Infracommerce

Group
svg2

Omnicanal: qual a melhor maneira de fidelizar clientes?

  • Home
  • Blog
  • Omnicanal: qual a melhor maneira de fidelizar clientes?

Omnicanal: qual a melhor maneira de fidelizar clientes?

Neste artigo, vamos explicar a melhor maneira de fidelizar clientes em seu negócio através da estratégia omnicanal.

Embora muito amplamente discutido entre as empresas, o conceito de omnicanal eficiente não é totalmente considerado. De fato, vimos que após a epidemia, o omnicanal não é apenas um requisito para a diferenciação da marca, mas também um princípio básico da experiência do cliente.

No entanto, muitas empresas resistem ou lutam com o processo, principalmente porque significa acomodar os desejos do cliente em uma jornada de compra.

Não basta estar em todos os canais, é preciso fornecer o que os clientes esperam e buscam. Além do atendimento ao cliente, uma boa estratégia omnicanal pode incluir um programa de fidelidade e gerar mais engajamento de seus consumidores.

Existem vários cases de empresas que adotaram boas estratégias, mas elas dependerão de um estudo específico para que se torne eficiente fidelizar clientes com o omnicanal.

Como aplicar o omnicanal para fidelizar clientes?

Uma abordagem integrada dos canais melhora o relacionamento com o cliente, deixando ele cada vez mais à vontade na hora de comprar. Vale lembrar que fidelizar clientes é tão importante quanto atraí-los.

Veja as dicas que separamos para você sobre como utilizar estratégias de omnicanal para ajudar à fidelizar clientes.

1. Procure saber mais dos seus clientes

Essa dica pode parecer óbvia, mas conhecer seus consumidores é fundamental para fazer o trabalho omnicanal da maneira certa. É assim que sua empresa entenderá o que é mais importante para seus clientes para que eles possam tornar sua experiência ótima.

Acompanhar suas personas é importante para entender detalhadamente o público do seu negócio e encontrar o caminho certo para retê-los. Em suma, as personas trazem informações relevantes como:

  • Estilo de vida;
  • Interesses;
  • Hábitos de compra;
  • Costumes;
  • Dores;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • E o que mais você julgar importante adicionar!

Ela consegue fazer com que sua empresa compreenda melhor as demandas dos seus consumidores e ofereça algo valioso e único para fidelizar clientes.

2. Conheça os principais canais

Depois de identificar quais são suas personas, você precisa determinar quais canais de vendas e comunicação sua empresa usa. Nesta fase do processo, é importante considerar todos os pontos de contato com os consumidores.

Depois de avaliar cada um, analise os resultados de cada um para sua organização e a importância deles para sua estratégia omnicanal. Os canais de comunicação da sua empresa podem variar de acordo com a função ou até mesmo a etapa do funil de vendas.

Considere todos esses pontos ao escolher em quais canais trabalhar. Os principais canais de comunicação e relacionamento utilizados por quase todas as empresas hoje:

  • E-mail: o e-mail é um canal muito utilizado pelas empresas, ele é eficiente para enviar materiais promocionais de tempos em tempos. É importante se lembrar que, para criar engajamento com o público, você deve nutri-lo com conteúdos e temas relevantes;
  • Telefone: perfeito para transmitir as informações de maneira mais clara e detalhada e resolver um problema do cliente rapidamente. Também pode ser ótimo para obter feedbacks;
  • Chat ao vivo: por meio desse canal de comunicação, é possível tirar todas as dúvidas do usuário e falar mais sobre a empresa, o que pode influenciá-lo positivamente e ajudá-lo a avançar na jornada de compra;
  • Chatbots: conseguem fornecer uma alternativa eficiente para o bate-papo ao vivo acionado por humanos, pois suportam várias consultas ao mesmo tempo e estão disponíveis 24 horas. Eles são perfeitos para atender a solicitações básicas e perguntas frequentes;
  • Apps: utilizar aplicativos próprios para aproximar a relação com os consumidores é uma grande tendência. A estratégia não só ajuda a expor melhor os produtos e serviços da empresa, mas também pode se tornar um grande canal de comunicação e de atendimento personalizado;
  • Aplicativos de mensagem: os aplicativos de mensagem instantânea, como Telegram, Facebook Messenger e WhatsApp, são usados para dar mais informações sobre seus produtos, receber pedidos de encomendas e enviar informativos e atualizações parecidos com o modelo de SMS;
  • Canais de vídeos e plataformas streaming: o YouTube é apontado como o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, o que faz dele um importante canal de comunicação para sua empresa. Portanto, crie vídeos com conteúdos explicativos sobre seus produtos ou serviços, realize entrevistas, mostre o dia a dia da sua empresa, grave webinars e compartilhe por meio desse canal de comunicação;
  • Redes sociais: as redes sociais são ferramentas de marketing indispensáveis para os negócios, a facilidade de interação é uma grande vantagem desse canal de comunicação. Também é possível criar fóruns e comunidades próprias para a marca, o que pode auxiliar na resolução de problemas. A melhor maneira de garantir resultados efetivos é se basear no perfil da sua persona para priorizar os canais mais usados, em que há uma interação habitual entre os usuários e a sua marca;
  • Página de dúvidas frequentes (FAQ): a página de dúvidas frequentes é uma parte do site corporativo em que as perguntas mais comuns dos usuários são compartilhadas com a audiência. Uma importante função dessa área é aliviar um pouco o setor de atendimento da empresa, que evitará atendimentos sobre dúvidas simples.

É preciso personalizar os canais conforme as informações obtidas na construção da sua persona e do comportamento de compra dela, fazendo isso você consegue fidelizar clientes.

3. Elabore uma estratégia

Após criar sua persona e identificar quais seus canais mais importantes, é hora de ligar as informações e projetar suas estratégias para o omnicanal. Junte todos os dados levantados e programe seus objetivos, ações e metas para aplicar no seu omnicanal.

É preciso entender a jornada de compra dos seus clientes e como cada canal da empresa pode atendê-los no momento certo e com as mensagens ou promoções certas.

Também é preciso buscar uma maneira de como os canais podem se integrar para melhorar ainda mais a experiência do consumidor, observe quais recursos e ferramentas são necessários para fazer isso acontecer. Isso nos leva ao próximo passo!

4. Realize testes antes de lançar sua estratégia

Pode ser uma boa ideia pedir a alguém com o mesmo perfil da sua persona para ajudar a testar todo o processo.

Analisar se suas estratégias e procedimentos estão alinhados e funcionando corretamente pode permitir que sua empresa reduza o risco e o fracasso de uma estratégia omnicanal.

Além disso, será possível fazer as alterações necessárias antes de lançá-la no mercado.

O omnicanal consegue fidelizar clientes e trazer grandes benefícios para sua empresa, o grande desafio dele é conseguir integrar todos os canais da sua empresa.

A estratégia também ajuda a diminuir falhas, visto que, mantém as informações em um mesmo ambiente, o que ajuda a organização no quesito economia, tanto de tempo quanto de recursos financeiros.

Além de depender de ferramentas ou tecnologia para essa integração, também é preciso de um amplo conhecimento sobre o negócio e de um acompanhamento atencioso em todas as áreas.

5. Integre seus canais

Por fim, é preciso integrar todos os canais que serão trabalhados para que as informações possam ser centralizadas e bem organizadas para que seu time aumente a produtividade e, consequentemente, a qualidade do atendimento ao cliente! Tudo isso tornando possível para você conseguir fidelizar clientes!

Para fazer a integração dos seus canais é recomendado que você conheça bem os seus clientes, disponibilize os canais preferidos deles e utilize soluções que assegurem a integração de canais.

É essencial preparar toda sua equipe para fazer isso acontecer da forma certa. Portanto, também se preocupa em realizar um treinamento completo do seu time! É importante se lembrar que, não adianta criar uma ótima estratégia de omnicanal se sua empresa não está pronta para realizar esse trabalho na prática.

Por isso, é preciso ser bem coerente ao escolher os canais que serão utilizados e se seu negócio tem condições de realizar todos os pontos de maneira aceitável.

Além disso, é preciso prezar sempre pela satisfação dos seus clientes e monitorar isso diariamente para garantir que seu omnicanal está dando certo e trará ótimos resultados para sua empresa.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para conhecer as soluções omnicanal da Infracommerce!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vantagens em ter sua própria loja D2C ou B2B

Saiba tudo sobre cada um dos modelos de e-commerce e descubra os benefícios de ter…

Explorando as Tendências do Varejo: A Importância da NRF 2024

Em janeiro, o mundo do varejo se volta para Nova York, onde a NRF (National…

Dicas para planejar as ações do seu e-commerce para 2024

Um novo ano já está aí, batendo na porta. E não há como negar que…