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O que faz um analista de fulfillment?

O que faz um analista de fulfillment?

Neste artigo, você vai entender o que faz um analista de fulfillment e como funciona esse processo logístico.

O fulfillment é um termo que está cada vez mais comum no universo do e-commerce e isso não aconteceu por acaso. Pois trata-se de um processo indispensável para que a saúde do empreendimento online seja mantida com relevância e boa reputação.

Afinal, o processo logístico do fulfillment abrange todas as etapas do negócio online, desde o recebimento de um produto até o momento de enviar e coletar o feedback do serviço oferecido.

Um analista de fulfillment é um profissional de suporte ao cliente que trabalha para atender a demanda de pedidos de bens ou serviços feitos por clientes e clientes de uma empresa. Reportando-se diretamente a um supervisor de atendimento, um diploma universitário normalmente não é necessário para essa função.

Como funciona o fulfillment

A palavra fulfillment deriva do termo inglês que significa “cumprimento”, e diz respeito ao processo de logística que envolve o e-commerce.

Da separação do produto em estoque até a entrega final ao cliente, são etapas que são relacionadas ao fulfillment. Ele incorpora as seguintes atividades:

  • Controle de saída de produtos em estoque;
  • Emissão de notas fiscais e relatórios;
  • Recebimento e preparação de pedidos;
  • Rastreio e distribuição das entregas;
  • Suporte ao cliente, troca e devolução.

De forma prática para negócios de e-commerce, o fulfillment é uma solução importante que visa sempre a experiência de compra do cliente, agilizando processos e fazendo com que a logística ocorra da melhor forma.

Benefícios do fulfillment para o e-commerce

Esse processo de logística do e-commerce, é indispensável para os negócios do varejo digital.

Quando bem realizado gera diversos benefícios para os empreendedores e para os consumidores, que passam a contar com mais qualidade nas etapas da compra. Confira a seguir as principais vantagens dessa logística.

Redução dos prazos de entrega

As empresas especializadas nesse serviço contam com equipes mais robustas, uma logística especializada, equipamentos de ponta e sistemas informacionais especializados.

Dessa forma, os processos que envolvem a comercialização de produtos online se tornam mais eficientes e rápidos. Além disso, essas empresas concentram um grande fluxo de movimento, já que atendem a diversos clientes.

Logo, elas podem tornar a jornada, da chegada do produto à entrega, muito mais profissional e ágil. Com um volume grande de entradas e saídas, os custos de operação também se tornam mais vantajosos.

Eliminação de stock out

Como parte definidora de boas vendas, contar com um estoque bem gerenciado garante que os produtos comprados estejam disponíveis para entrega.

Quando uma compra é realizada e o e-commerce não conta com o produto disponível, muitas vezes por má gestão de estoque, a repercussão negativa pode influenciar outros consumidores a optarem por lojas online concorrentes.

Logo, quando o stock out acontece, o empreendedor digital sofre perdas financeiras e ainda coloca em risco a credibilidade do negócio, que precisará de muito tempo para que seja devidamente reconquistada.

Descentralização do estoque

Com um volume grande de pedidos, dependendo do modelo do negócio online, é preciso contar com um espaço físico grande para garantir a boa gestão de estoque. Logo, os gastos com espaço físico, equipamentos, colaboradores e meios de transporte se tornam despesas consideráveis para os empreendedores online.

Ainda, coordenar e garantir uma boa gestão de estoque é um fator que demanda logística, trabalho e pessoal especializado no assunto. Logo, a descentralização do estoque é um fator que pode se tornar um diferencial competitivo, diminuindo custos e aumentando a qualidade do serviço.

Redução do contingente

Receber, separar, estocar, embalar, conferir, despachar e gerenciar a logística reversa demanda muito esforço e mão de obra. Logo, considerar contar com empresas parceiras para esse processo é uma boa opção.

Afinal, a empresa responsável pelo fulfillment já dispõe de colaboradores que entendem do negócio e trabalham exclusivamente com esse tipo de processo.

Logo, a economia financeira é imediatamente percebida.

Satisfação dos consumidores

satisfação dos consumidores é um fator de grande preocupação dos empreendedores, ainda mais em um universo tão competitivo como o mundo dos negócios online.

Portanto, ao garantir um serviço especializado de fulfillment, o empreendedor pode garantir aos consumidores que erros são minimizados e que as etapas de logística das operações serão cumpridas com profissionalismo.

Em que momento entra um analista de fulfillment

Cumprimento de Pedidos

À medida que os pedidos são feitos, um analista de fulfillment trabalha para atender a demanda seguindo todas as políticas e procedimentos em vigor na organização.

Pagamento

Em alguns ambientes, um analista de fulfillment pode ser responsável pelo processamento de pagamentos feitos pelos clientes.

Gestão de fornecedores

Pode ser necessário que um analista de fulfillment gerencie e/ou trabalhe com fornecedores terceirizados, como serviços de correio, para concluir suas tarefas com eficiência.

Acompanhamento de pedidos

Um analista de fulfillment pode ser obrigado a usar software de computador proprietário para rastrear todos os pedidos feitos e atendidos.

Comunicando

Um analista de fulfillment mantém relatórios detalhados para apresentação ao supervisor sobre todos os aspectos dos pedidos dos clientes e do estoque.

Foco da logística e do fulfillment

Os compradores têm necessidades muito específicas. Essas demandas são um grande impulso para difundir o atendimento de pedidos no contexto do marketplace.

Isso acontece porque essa pessoa é quem recebe todas as informações por meio de um único canal: o marketplace.

Quando estamos fazendo compras no marketplace, é difícil imaginar quem está por trás da venda. Principalmente quando pensamos em uma plataforma forte com uma marca forte: para o consumidor final, há apenas um responsável.

Você pode receber confirmações de compra, verificar o status do pedido e muito mais através do marketplace. Você também está frequentemente nesta plataforma para acompanhar a peregrinação do seu pacote até chegar em sua casa. Você avalia sua experiência no mercado: produto, entrega, satisfação.

Portanto, o ato de comprar um produto online é quase como um acordo de confiança entre duas partes. Embora invisível, é um selo que demonstra responsabilidade.

Para saber mais sobre fulfillment, fale com a nossa equipe. Aproveite para conhecer as soluções da Infracommerce!

 

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