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Saiba como calcular a taxa de abandono de carrinho!

Saiba como calcular a taxa de abandono de carrinho! 

análise de carrinho abandonado é um primeiro passo essencial para combater o abandono de carrinho de comércio eletrônico e aumentar as conversões.

Os comerciantes eletrônicos precisam entender qual proporção de clientes abandonam carrinhos em seu site antes que possam descobrir por que esse problema ocorre em primeiro lugar. Então, eles podem tomar medidas decisivas para resolver quaisquer problemas que levem ao abandono do carrinho.

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é e como calcular a taxa de abandono de carrinho.

O que é a Taxa de Abandono de Carrinho?

Todos os dias seu site tem visitantes. Alguns deles navegam intencionalmente, alguns tropeçam nele acidentalmente. Seu objetivo principal é garantir que o maior número possível deles saia com uma nova posse.

No entanto, apesar do consumismo ser uma das principais características da sociedade moderna, as pessoas hesitam ou mudam de ideia ao fazer compras.

Por isso, ao pesquisar seus dados estatísticos, você vê os números divididos em quem acessou o site, clicou nas páginas dos produtos, adicionou algo ao carrinho, iniciou o processo de checkout e fez pedidos.

Cada uma dessas categorias tem seu valor. Entender o número de clientes em potencial que pretendiam adquirir algo mas desistiram, pode ser crucial para entender suas deficiências e corrigi-las.

Apesar da escassez geral de atenção a esse fenômeno, os analistas estudam esse assunto. Eles inventaram o termo para descrever a situação quando os visitantes navegam no site e adicionam coisas ao carrinho, mas depois clicam no botão de saída, dizendo adeus a todos os objetos da cesta.

Abandono de carrinho de compras

O ato do cliente de desistir depois de selecionar produtos ou serviços para o carrinho, mas eventualmente não fazer um pedido.

É claro que o abandono de carrinho é um conceito multidimensional que merece ser explorado por conta própria. Então, você pode ler sobre isso aqui , se você investe neste tópico.

O índice que revela quantos carrinhos abertos nunca foram convertidos em transações reais mereceu uma definição própria.

Taxa de abandono do carrinho de compras

Significa a porcentagem de carrinhos abandonados em relação ao número total de compras iniciadas.

Se esse índice ultrapassar o ponto médio, que, segundo dados do Baymard Institute, pode chegar a 69,82%, é um alerta. Algo incomoda seus visitantes e, embora eles queiram obter algo de você, isso os impede de fazê-lo.

Se a métrica for menor, você merece elogios por fazer um bom trabalho. No entanto, um empreendedor de sucesso não perderá a chance de aproveitar uma oportunidade de desenvolvimento adicional.

No geral, é uma medida importante porque permite que você faça um julgamento realista sobre a situação e determine as maneiras corretas de abordá-la. É o primeiro passo para criar um plano de ação para recuperar a receita perdida e motivar os vendedores a concluir as compras com mais frequência.

Recuperação de carrinho abandonado

A recuperação de carrinho abandonado é uma estratégia de aquisição de vendas em que os comerciantes de comércio eletrônico usam automação de marketing e design de UX para converter carrinhos abandonados em vendas.

Trata-se de uma abordagem dupla. Primeiro, visa reduzir o abandono de carrinho em primeira instância, melhorando as áreas de atrito na experiência de compra. Em segundo lugar, acompanha os clientes quase convertidos para convencê-los a comprar os itens deixados no carrinho de compras.

Ao fazer um esforço para recuperar carrinhos abandonados, as marcas de comércio eletrônico não estão apenas melhorando as conversões; eles também estão entendendo melhor o comportamento do cliente.

Afinal, como calcular a Taxa de Abandono de carrinho? 

Calcular sua própria taxa de abandono de carrinho é complicado, portanto, se for um cálculo que você precisará regularmente, recomendamos usar o Google Analytics ou um software de automação de marketing, como as soluções Infra Digital da Infracommerce (falaremos disso ao final do conteúdo).

No entanto, para aqueles que procuram um cálculo único, nós o cobrimos:

A fórmula básica da taxa de abandono de carrinho

Primeiro, escolha o período de tempo em que você deseja medir sua taxa de abandono de carrinho.

Em seguida, divida o número total de compras concluídas pelo número de carrinhos de compras criados

Finalmente, transforme isso em uma porcentagem subtraindo o total de 1 e multiplicando por 100.

Por exemplo, se durante um período de um mês você tiver 500 carrinhos de compras criados e 370 compras, seu resultado seria: 26% nesse período.

O que é uma taxa de abandono de carrinho aceitável?

O meta-estudo da empresa Barilliance (atualizada em 2020 e coletada centenas de pesquisas desde 2006) destaca que, a taxa média de abandono de carrinho para lojas online em todo o mundo é de cerca de 77,73%.

Essa porcentagem é enorme, portanto, não fique complacente e aceite um resultado próximo da média. Trabalhe sempre para reduzir ao máximo a taxa de abandono de carrinho da sua loja online.

A taxa de abandono de carrinho é a melhor fórmula usada para analisar seu próprio desempenho mês a mês. A análise regular de carrinho abandonado é a maneira de garantir que seus esforços de retargeting estejam funcionando bem.

Também é uma boa ideia calculá-la antes e depois de fazer grandes alterações em sua loja virtual, para ver se essas alterações ajudam ou atrapalham seus esforços de conversão.

Depois do cálculo, a próxima coisa a fazer é reduzi-la! Conte com a Infracommerce para isso!

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

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