Atualmente, quase todas as empresas contam com serviço de delivery, seja e-commerce ou lojas físicas. Você vê oportunidades de negócios com esse serviço? Quer saber como construir uma empresa de entrega rápida? Neste artigo, apresentamos um passo a passo que vai fazer você mudar a rota.
O e-commerce cresceu 12% em 2019, segundo pesquisa da Webshoppers publicada pelo E-Commerce Brasil. O crescimento das vendas online vem acontecendo desde 2018, conforme evidenciado pelo número de pedidos na internet. E não parou por aí, com a chegada da pandemia as pessoas passaram a ter um novo comportamento de compra.
Só em 2021 tivemos um aumento de 22% conforme artigo divulgado pelo site Terra. Atualmente, o volume de pedidos é de 2,3 bilhões de reais. Um número bem expressivo para quem trabalha com o digital, que vai aumentar ainda mais em 2022.
Esses dados sugerem que há um terreno claramente fértil para o empreendedorismo, certo? Mas para atender essa demanda, é necessário que tenham empresas especializadas em entrega rápida, uma vez que será obrigatório para e-commerces em 2022.
Já pensou em montar sua empresa de entrega rápida, ou está querendo evoluir nos negócios? A gente te ajuda! No entanto, é necessário ter um bom entendimento de como construir uma empresa com serviço de entrega rápida. Principalmente porque os brasileiros estão cada vez mais precisando de entrega rápida.
Então é um grande desafio. Para saber como construir uma empresa de entrega rápida e bem-sucedida, é necessário seguir alguns passos básicos antes de levar sua frota para as ruas. Veja nosso passo a passo abaixo.
Guia para ter sucesso na empresa de entrega rápida
Tenha um plano de negócios
Assim como qualquer outra empresa, em primeiro lugar, o primeiro passo para construir uma empresa de entrega rápida é desenvolver um plano de negócios.
Com ele, você precisa ter uma ideia clara de como ganhar dinheiro, então você precisa definir:
- Despesas;
- Preços;
- Margens de lucro.
É também nessa fase que você identifica seu nicho e conhece seus concorrentes. Por exemplo, se você optar pelo delivery de comida, seus maiores concorrentes hoje, principalmente nas grandes cidades, são os seguintes aplicativos:
- Uber Eats;
- iFood;
- Rappi.
Desta forma, pesquisas comparativas e cotações de entrega, gestão de custos logísticos, podem ser uma ótima forma de criar preços. Por exemplo, você também pode considerar cobrar extra ou oferecer descontos com base na distância de entrega.
Outra dica é se inspirar em modelos de entrega como entrega no mesmo dia, entrega de grandes empresas.
Relacionado a isso, calcule sua taxa levando em consideração todos os custos, incluindo publicidade e manutenção do veículo, bem como seguro de automóvel e carga. Assim, você sabe quando é seu lucro médio e em que se baseiam seus cálculos.
Escolha o veículo para o serviço prestado
Assim que seu plano de negócios estiver pronto, você também selecionou o modelo de entrega que irá realizar e tem algumas possibilidades de veículos como:
- Carro;
- Caminhão;
- Bicicleta;
- Moto.
Como construir uma empresa de entrega rápida exige agilidade, o ideal é ter veículos menores para facilitar o deslocamento, principalmente nos grandes centros. Mas também depende do tamanho da carga que você deseja transportar.
Além disso, considerando que você está começando um negócio, é melhor manter suas despesas o mais baixas possível. Então o conselho é começar com o seu próprio carro para não ter que gastar dinheiro.
Vale até investir em uma bike (se tiver) se for entregar uma pequena quantidade de carga, pois assim você nem vai gastar com combustível.
Encontre e fidelize clientes
Depois de construir seu negócio, encontrar seu nicho e identificar o valor fundamental a ser entregue, comece a procurar seus clientes. Você pode começar a prospecção ligando pessoalmente ou visitando uma empresa próxima (local) para oferecer seu serviço de envio rápido.
Outra opção é também criar anúncios no Google e criar a rede social da empresa para que os próprios clientes possam encontrar seu negócio. Se você quer investir um pouco mais, que tal desenvolver um aplicativo? Considere também a construção de um site para a empresa.
Além de saber como construir uma empresa de entrega rápida, o mais importante é manter seus clientes. Quem procura entrega rápida, além de ótimo atendimento, quer pelo menos cumprir as metas de tempo de entrega.
Dessa forma, uma ótima forma de conquistar clientes é surpreendê-los. Se você prometer entregar em 2 horas, tente entregar em 1 hora. Você pode fazer isso prevendo um momento em que você tenha tempo livre suficiente para ter certeza de que o fará o mais rápido possível. Não há dúvida de que os clientes ficarão mais felizes e exigirão seus serviços novamente.
Operação de entrega rápida
O negócio de courier tem algumas particularidades que você precisa estar atento se quiser fazer certo nesse mercado.
Muitos empresários acreditam que, ao fazer entregas urgentes e esporádicas na região, estão fazendo uma ação de correio.
Entrega expressa e entrega 24h: Qual é a diferença?
Os serviços de entrega rápida e 24 horas são muito semelhantes. No entanto, alguns serviços 24 horas também estão disponíveis aos sábados e domingos.
Em ambos os casos, são estabelecidos processos de gestão muito rigorosos para cumprir os requisitos e prazos.
Invista em tecnologia
Utilizar ferramentas que melhorem ainda mais a relação do seu cliente com o seu serviço de delivery também faz uma grande diferença, para que possamos te ajudar ainda mais.
Isso porque desenvolvemos soluções que permitem usar a inteligência de geolocalização para melhorar a integração entre os canais online e offline, integrando os sistemas da sua empresa com a API do Google Maps.
Dessa forma, você pode manter o controle de seus negócios, mesmo que seu correio esteja longe.
Mas como funciona na prática?
- Ajuda a integrar suas lojas físicas e online com uma estratégia omnichannel;
- Permite expedir pedidos de forma automatizada;
- Possibilita controlar a entrega em tempo real, levando em conta as características da sua empresa;
- Possibilita a criação de roteiros de visitas para equipes internas que vão a campo;
- E muitas outras possibilidades!
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