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Entenda de uma vez por todas como fazer cross selling

Entenda de uma vez por todas como fazer cross selling

Neste artigo vamos explicar o que é, como funciona e como implantar o cross selling no seu negócio de um jeito fácil para que você comece hoje mesmo!

Você provavelmente já sabe que conquistar novos clientes é muito mais caro do que manter os existentes, certo?

Se você está tendo problemas para expandir seus negócios, seja um e-commerce ou uma loja física, saiba que as práticas de cross selling podem ser a solução.

Simplificando, o cross selling é a prática de oferecer produtos que complementam o que os clientes pretendem comprar. Corporações multinacionais e pequenas empresas usam essa tecnologia.

O que é cross selling?

cross selling, como já mencionado, é uma tática de vendas desenvolvida para oferecer um produto ou serviço que complemente sua compra original.

São esses métodos conhecidos que naturalmente aumentam as vendas e melhoram a experiência do cliente. Os consumidores entendem que as empresas querem oferecer o melhor porque são produtos/serviços que realmente se complementam.

No e-commerce, por exemplo, os algoritmos de IA são responsáveis ​​por combinar e sugerir itens complementares com base no histórico de compras e no comportamento do usuário.

Portanto, para que a cross selling seja eficaz, itens adicionais devem ser realmente úteis e benéficos para o cliente.

Como funciona a estratégia de cross-selling?

cross selling envolve a venda de produtos ou serviços relacionados a outros bens, levando em consideração o interesse inicial do cliente em adquirir o serviço ou produto.

Além de aumentar o ticket médio dos lojistas, essa é uma forma de potencializar as compras e melhorar a experiência do consumidor. Dessa forma, o cross selling é projetado para incentivar os clientes a concluir sua compra inicial, adicionando bens ou serviços adicionais ao seu “carrinho de compras”.

Um bom exemplo dessa tática – que muitas vezes tem um grande impacto positivo – é oferecer um produto com uma mensagem como: “Compre também”, “Você também vai adorar” ou “Quem comprou este produto” “As pessoas aceitaram.”

Conheça os benefícios do cross selling

Interessado em usar essa estratégia em seu negócio? Descubra abaixo os principais benefícios de adotar essa abordagem em suas vendas!

Aumenta o número de clientes fiéis

As ofertas concedidas por meio de uma abordagem de cross selling são uma ótima opção para resolver os problemas dos clientes de uma vez por todas e complementar a experiência do cliente. Além disso, fidelizar o cliente é uma ótima estratégia, pois ele pode comprar produtos relacionados diretamente às suas necessidades iniciais, além de aumentar o valor dessa oferta.

Como resultado, as chances de um cliente retornar à empresa e fechar novos negócios com você aumentam bastante. Afinal, suas necessidades são atendidas e ele sabe que pode contar com seus serviços na próxima vez que precisar de ajuda.

Melhora na lucratividade

cross selling envolve a oferta de novos bens ou serviços relacionados a produtos pelos quais os consumidores demonstraram interesse. No entanto, esses itens relacionados geralmente vêm com descontos.

A razão é simples: a loja ganha mais com essa venda do que deixando o produto extra ocioso porque pode não ter força suficiente para fazer a venda por conta própria. Mesmo que isso signifique baixar o valor do produto, o negócio será feito de forma mais favorável.

Você pode pensar que sua receita é menor, no entanto, com o número de cross selling, a receita total aumentará – e a tarifa média será maior. Por outro lado, o consumidor também ganha porque paga um valor menor pelo produto inicial e compra mais itens na mesma compra.

Diferencial competitivo

cross selling aumenta o valor da imagem corporativa e capta a atenção dos clientes, fazendo com que eles prestem mais atenção ao serviço que a empresa presta – o valor e a utilidade do produto. Essa abordagem, se bem estruturada, pode dar às empresas uma enorme vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Afinal, os consumidores se sentirão incentivados a comprar em sua loja novamente.

Fortalecimento do relacionamento com o cliente

A implementação de uma estratégia de cross selling também ajuda a mostrar aos clientes que você se preocupa com seus interesses e necessidades, em vez de apenas buscar lucro e fazê-los gastar mais. Isso porque as sugestões de cross selling são elaboradas com base no perfil e nas necessidades de cada visitante. Desta forma, estreita-se a ligação entre a empresa e o consumidor, resultando numa relação de confiança e satisfação.

Mais chances de gerar leads

Desde que o consumidor seja bem atendido, suas chances de fazer negócios aumentam, certo? Além disso, os clientes satisfeitos com o serviço prestado podem apresentar a empresa a amigos, familiares e conhecidos, atuando como verdadeiros embaixadores da marca. Essa é uma maneira de obter leads mais qualificados, pois eles são atraídos para o seu negócio por meio de indicações de clientes já fiéis.

Como implementar as estratégias de cross selling?

Agora que você já entendeu melhor o que é cross selling e os benefícios dessa estratégia, é hora de aprender como colocar essa abordagem em prática. Confira nossas dicas!

Analise as necessidades dos clientes

Determine o que seus clientes precisam e, em seguida, ofereça as possibilidades disponíveis. Você pode aprender mais sobre as necessidades do público a partir do produto inicial que eles escolherem. Portanto, se ele estiver comprando um laptop, forneça acessórios como mouse ou fones de ouvido.

Mapeie as oportunidades

Saiba mais sobre os produtos que você oferece e veja como eles funcionam juntos. Com isso, a equipe de vendas poderá apresentar melhor o item de forma mais atrativa para o consumidor, despertando-lhe assim o interesse pela compra. Este conhecimento é útil para aconselhar a “combinação” mais adequada e formular a melhor oferta.

Ofereça itens relevantes

Escolha itens úteis que tenham um impacto real no dia a dia dos consumidores. Para fazer isso, pesquise o estilo de vida do seu personagem e conheça os produtos que você estará oferecendo. Tente ajustar esses elementos para aumentar suas chances de uma venda bem-sucedida.

Usar técnicas de cross selling é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e aumentar as vendas do seu negócio. No entanto, é preciso fazer uma pesquisa de mercado, desenvolver um planejamento das estratégias que serão utilizadas e mapear o público com antecedência. Nesse caso, você terá mais condições de ter sucesso no seu negócio!

Este artigo te ajudou? Se está em busca de soluções para o seu negócio acesse a plataforma Infracommerce!

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