Entre fazer uma venda e entregar um pedido do cliente, a logística de distribuição B2B desempenha um papel crítico na cadeia de suprimentos do comércio eletrônico. A distribuição é o coração de um negócio online. Sem ele, seria difícil entregar de forma consistente e atender às expectativas dos clientes.
Mas para obter a distribuição correta, muitas vezes é um ato de equilíbrio. Por um lado, você precisa de estoque suficiente para atender à demanda e, ao mesmo tempo, otimizar o espaço de armazenamento para manter os custos baixos.
Há uma arte e uma ciência para estabelecer um processo de distribuição física. E, como aprendemos com a pandemia, você não pode prever o futuro, o que torna desafiador otimizar a logística de distribuição com base na demanda.
Um componente importante da logística de distribuição B2B é reduzir o risco, bem como os custos, para criar uma cadeia de suprimentos mais resiliente, independentemente dos desafios que surgirem.
Para entender melhor o que a logística de distribuição B2B envolve, como otimizá-la e o que considerar à medida que a cadeia de suprimentos continua lendo este conteúdo!
Distribuição B2B: o que deve ser feito?
O Fulfillment B2B (Business-to-Business) envolve empresas e comerciantes (especialistas, atacadistas e varejistas) que reabastecem seus estoques com os chamados pedidos ‘’multiunidades’’. A logística B2B consiste nas operações logísticas do fluxo de mercadorias entre fornecedores e parceiros de negócios ao longo de toda a cadeia de valor.
A distribuição B2B envolve pelo menos duas partes – as transações logísticas podem ocorrer entre fabricante e comerciante, mas também entre fabricante de peças e fabricante de produtos. Normalmente, as entregas no setor B2B eram previsíveis e entregues em grandes quantidades para poucos distribuidores.
No entanto, hoje em dia o fulfillment B2B está se tornando cada vez mais transparente, flexível e em pequena escala. As operações logísticas ocorrem sem intermediários centrais e com novas demandas de logística.
Além disso, a entrega Just-in-Time desempenha um papel importante no atendimento B2B.
O que significa Just-in-Time na distribuição B2B?
Na logística, uma entrega é chamada de Just-in-Time se os itens são enviados e chegam ao cliente no exato momento da necessidade. O conceito de entrega just-in-time é particularmente relevante ao longo da cadeia de suprimentos entre fornecedor e produtor. Somente as peças são entregues ao produtor que são necessárias para o número de produção planejado de mercadorias.
Esse tipo de produção orientada para a demanda leva a custos de material mais baixos, pois a superprodução é evitada e a custos mais baixos de armazenamento de estoque devido ao fluxo de material coordenado. A entrega pontual também é típica no varejo de alimentos, pois os varejistas do setor de alimentos frescos e não frescos devem cumprir a data de validade (BBD) e a distribuição e consumo oportunos dos produtos.
Comparado ao B2C, a entrega Just-in-Time desempenha um papel significativamente maior no atendimento do B2B devido às altas dependências dentro da cadeia de valor e ao foco na eficiência de custo e tempo. Os prazos de entrega tradicionais no atendimento B2B são de pelo menos 48 horas.
Os longos prazos de entrega na logística B2B podem ser atribuídos à natureza do B2B – ou seja – as empresas do setor B2B planejam com muita precisão e proatividade para evitar gargalos de entrega e paradas de produção. Hoje em dia, no entanto, estamos vendo cada vez mais uma tendência no atendimento B2B para uma demanda crescente por prazos de entrega mais rápidos, às vezes em menos de 24 horas, à medida que a complexidade do atendimento B2B está aumentando. Isso se deve a ciclos de planejamento de produção reduzidos em combinação com grandes quantidades de pedidos e entrega Just-in-Time.
Afinal, o que deve ser feito na distribuição B2B?
Para reduzir o tempo e os custos envolvidos no processo de picking, os produtos devem ser armazenados em unidades de embalagem, as chamadas bandejas. Assim, por exemplo, caixas de 10 produtos podem ser retiradas em uma etapa em vez de 10 retiradas individuais. Caso o fornecedor não ofereça este serviço, as mercadorias podem ser pré-embaladas pelo fornecedor externo de logística no departamento de recebimento de mercadorias.
Além de um processo de separação aprimorado, um serviço de alta qualidade é essencial na colaboração B2B. Muitos comerciantes têm seus próprios regulamentos para entregas. Isso inclui aviso prévio, certas etiquetas em paletes, como etiquetas de mercadorias perigosas e outros requisitos, incluindo entrega Just-in-Time. Para garantir um processo de logística tranquilo, o provedor de logística terceirizado (3PL) deve atender a esses requisitos.
Além disso, a tecnologia é parte essencial para alcançar eficiência e transparência no atendimento B2B. Automação e transparência de dados são fatores importantes na obtenção constante de dados em tempo real sobre pedidos e possíveis atrasos. Os dados em tempo real são particularmente cruciais porque a confiabilidade e, portanto, o planejamento de estoque ideal são essenciais ao lidar com relacionamentos B2B existentes. Portanto, as empresas não podem arcar com faltas inesperadas ou atrasos na entrega resultantes da má qualidade dos dados e de uma caixa preta nas operações logísticas.
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Os processos logísticos no setor B2B são caracterizados por requisitos complexos, por exemplo, no que diz respeito à velocidade de entrega e confiabilidade. O provedor de logística B2B ideal difere significativamente do provedor de logística B2C típico em termos de nível de preço, foco operacional e qualidade do serviço.
Para superar os desafios dos processos logísticos, em cooperação com uma ampla rede de fornecedores qualificados de logística B2B, a Infracommerce apoia os comerciantes na distribuição B2B, por exemplo, no fornecimento de tecnologia de nuvem de última geração, os comerciantes sempre acompanham os pedidos e os níveis de estoque e, assim, alcançam uma alta qualidade de entrega.
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