Dark Stores: Com o crescimento do e-commerce, as empresas apostam em pequenos centros de distribuição próximos aos clientes finais para agilizar as entregas.
O crescimento dos compradores e do ticket médio mostra que os consumidores brasileiros estão cada vez mais confortáveis e confiantes comprando produtos online. No entanto, isso tornou os clientes finais cada vez mais preocupados e exigentes em termos de prazos de entrega, envio e rastreamento de pedidos.
Todo esse contexto tem permitido que as transportadoras que trabalham com o setor agilizem e encontrem formas de melhor atender seus clientes, apesar do aumento das entregas. Então, uma das principais mecânicas são as dark stores.
As dark stores são um lugar exclusivo para o armazenamento, separação e envio de produtos comercializados via e-commerce. Entretanto, ao contrário dos centros de distribuição tradicionais, que estão localizados em zonas mais distantes, as dark stores ficam situadas mais próximas aos centros urbanos, facilitando suas entregas.
O que é Dark Stores
Dark store, que na tradução literal significa “loja escura” é um lugar exclusivo para o armazenamento, separação e envio de produtos comercializados on-line. Entretanto, diferente dos centros de distribuição tradicionais, que possuem grandes áreas e são localizados em zonas mais distantes, a dark store tem um tamanho menor e fica situada nos centros urbanos. É quase como uma loja, porém, de portas fechadas para o público (daí o termo “dark store” – “loja escura”) e que funciona como mini centro de distribuição de produtos vendidos através do e-commerce.
Esse hub urbano geralmente se situa em áreas de maior densidade populacional, onde já se tem um certo conhecimento sobre os hábitos de consumo dos residentes. Seu objetivo é exatamente o de encurtar as distâncias entre o produto e o cliente, permitindo entregas no mesmo dia (same day delivery) ou no dia seguinte (next day delivery). Outras nomenclaturas que podem ser dadas a esse modelo são microhub, minicentro de distribuição urbano, micro-fulfillment center ou hyper local fulfillment center.
Apesar de ser fechada para os compradores, as dark stores possuem um layout que se assemelha ao de uma loja tradicional, de modo a permitir aos separadores um acesso mais rápido aos produtos. Isso lhes permite montar um pedido o mais rápido possível e enviá-lo ao cliente ou deixá-lo pronto para a coleta.
O crescimento das dark stores
Esse modelo se fortaleceu devido ao crescimento exponencial das compras online nos últimos anos. Em relação a esses compradores, de acordo com nossas estatísticas, mais de dois terços dos compradores estão dispostos a pagar uma taxa de envio mais alta para que seja enviado o mais rápido possível, de preferência no mesmo dia.
Nesse cenário, entramos com as dark stores. Por terem layouts muito semelhantes à de uma operação de centro de distribuição e estarem mais próximas de consumidores de hábitos já conhecidos, elas permitem que as entregas sejam feitas em um prazo muito mais ágil que o modelo tradicional, agregando valor na experiência de compra dos consumidores.
Além do crescimento de compras pela Internet, temos o conceito de omnicanalidade. Independentemente do canal onde a compra foi realizada (online ou offline), a experiência para o cliente sempre deve ser a mesma. Pensando nisso, as dark stores estão deixando de atender apenas o e-commerce e expandindo também para pedidos de retiradas físicas ou até mesmo abrindo as portas para que consumidores possam fazer compras presenciais.
Essa função híbrida está começando a ser usada por redes de supermercados e está ganhando força entre os varejistas de artigos para casa, vestuário e outros bens de consumo.
Algumas vantagens desse modelo de operação
Além da possibilidade de entrega mais rápida, esse modelo operacional tem outras vantagens. Lojas físicas com baixa liquidez ou baixa rentabilidade podem ser transformadas em dark stores de forma simples, com baixos custos de implantação e operação e manutenção, atendendo efetivamente as massas online e offline.
Por estarem mais próximos do consumidor final, os custos de transporte podem ser bastante reduzidos, reduzindo assim os danos ambientais associados às emissões de carbono. Além disso, nas redes de distribuição dos varejistas, eles estão descentralizando a distribuição que antes era 100% centralizada nos centros de distribuição, aumentando a capacidade de escoamento com prazos mais curtos e custos mais baixos.
A implementação de uma dark store
Para implementar uma dark store, é fundamental conhecer o público e suas respectivas preferências. Através dessas análises, é possível determinar o mix ideal para essa loja, sempre buscando o equilíbrio entre o produto e sua profundidade. Como ponto de partida, o ideal é começar pelos produtos mais vendidos e procurados para que a partir deles essa mixagem seja calibrada. Tão importante quanto a definição do mix é a definição do modus operandi da loja.
Utilizando o “know how” dos centros de distribuição, é fundamental que os processos de recebimento, armazenagem, picking e expedição estejam muito bem definidos e, se possível, suportados com a utilização de software de gerenciamento de estoques – WMS.
Durante a pandemia do coronavírus, com as lojas físicas fechadas por meses, muitos empresários tiveram que readequar seus negócios para o comércio virtual com a utilização de lojas físicas apenas como pontos de distribuição.
As empresas que migraram para o modelo de dark stores estão percebendo suas vantagens e oportunidades, e pretendem mantê-lo como parte de sua estratégia de distribuição. Por isso, podemos dizer que as dark stores não são mais um conceito do futuro do varejo, mas sim uma realidade.
Para começar a implementar dark stores no seu negócio, entre em contato com a equipe da Infracommerce!