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Conheça os centros de distribuição Infracommerce

Conheça os centros de distribuição Infracommerce

Você sabe como funcionam os centros de distribuição? Neste artigo falamos um pouco mais sobre o assunto e como escolher o centro de distribuição ideal.

A gestão adequada de todos os processos das operações logísticas permite à empresa oferecer aos clientes serviços de qualidade com redução de custos.

A geografia é um fator extremamente importante na logística, afinal o Brasil é um país de dimensões continentais e muitas vezes possui estradas em condições instáveis.

Portanto, ter no planejamento centros de distribuição bem localizados pode facilitar o trabalho, evitar riscos desnecessários no transporte e ajudar a reduzir custos.

Veja neste artigo o que são os centros de distribuição e como você pode contar com a Infracommerce!

O que são centros de distribuição?

Os centros de distribuição, ou CDs, são instalações físicas de armazenamento e remessa. No fundo, é um espaço estratégico onde se concentra o processo de recepção, armazenamento, separação e transbordo de produtos.

A localização do centro de distribuição é um fator logístico muito importante. A busca por um local próximo ao ponto de venda (PDV) ou à área onde seus produtos são mais vistos pode facilitar o processo de distribuição, ajudando a reduzir custos e prazos de entrega.

Quais as funções de um centro de distribuição?

Engana-se quem pensa que as operações em centro de distribuição se limitam ao recebimento e despacho das mercadorias.

É possível encontrar CDs muito preparados e versáteis, repletos de diferentes funções na cadeia produtiva da empresa.

Entenda mais sobre as diferentes operações em centro de distribuição:

Recebimento de mercadorias

A base de todos os outros processos em um centro de distribuição, o recebimento de mercadorias é uma operação de alta frequência e importância.

É preciso agilidade do time para organização das docas de descarga dos carros e caminhões, realizando não apenas o trabalho manual, mas a conferência da carga e da documentação.

Movimentação

Após as entradas, é preciso que os centros de distribuição possuam processos organizados para movimentação dos produtos dentro da unidade física. Ou seja, seu transporte interno no CD.

Isto é, normalmente os CDs são galpões de grandes proporções. É necessário ter um cuidado com a movimentação justamente para não prejudicar a armazenagem.

Além disso, lembre-se que é uma etapa que necessita de agilidade.

Em um CD, as movimentações devem ser ágeis para atender às demandas de entrega ou mesmo limpeza das docas e dos espaços, para circulação de produtos e maquinário.

Armazenamento

Dos processos mais emblemáticos quando se pensa em um centro de distribuição, o armazenamento costuma ser uma etapa bem mais dinâmica do que o imaginado.

Isto é, os produtos em um centro de distribuição não necessariamente devem ficar armazenados por grandes períodos de tempo.

O objetivo é justamente transportá-los com agilidade para os diferentes destinos, PDVs e clientes. É preciso armazenar o suficiente para suprir as demandas dos clientes, sem excessos ou faltas.

Separação

Dentro do CD, a separação tem um papel fundamental. É a última etapa na qual, geralmente, a empresa tem controle dos processos e dos produtos.

Por isso, a separação serve para retirar as mercadorias armazenadas e prepará-las para a expedição. É uma operação que deve seguir as documentações, evitando erros e posteriores reclamações, bem como retrabalhos.

Expedição

Finalmente, chega a hora de levar os produtos dos centros de distribuição até os clientes. Pode ser uma etapa terceirizada ou interna, depende do porte e condições da empresa.

O objetivo de ter um centro de distribuição é justamente agilizar as entregas, então as viagens costumam ser bastante objetivas, com intuito de suprir o máximo de clientes.

Layout

Por fim, vale a pena mencionar o layout do centro de distribuição como um importante fator para o seu sucesso.

Afinal, a correta construção do CD, bem como disposição dos setores e, especialmente, das áreas de recebimento e armazenagem de mercadorias, faz toda diferença em sua produtividade.

Um centro de distribuição com um bom layout favorece a agilidade interna, reduzindo retrabalhos e inclusive diminuindo gastos com ferramentas e equipamentos.

Entenda a diferença entre centro de distribuição e armazém?

É comum para muitos encarar o centro de distribuição como um sinônimo de armazém, mas a verdade é que há grandes diferenças entre as duas estruturas.

O centro de distribuição é focado no cliente, serve como ponte entre o fornecedor e o cliente. Ou seja, uma de suas principais funções é atender às demandas dos clientes de forma direta.

Não que seja uma regra, mas é comum que os produtos em um CD possuam prazos de validade mais curtos — como é o caso dos CDs que servem supermercados.

Há serviços múltiplos, como atendimento de pedidos, cross-docking, embalagem, além do trabalho dos diferentes setores operacionais. O CD é um braço estratégico de negócios, uma prestadora de serviços dentro da empresa.

Já o armazém tem como principal função armazenar mercadorias de forma eficiente. Isso quer dizer tanto o produto final, quanto os insumos e materiais para sua produção.

O armazém é uma estrutura que serve à empresa e seu setor produtivo. Por isso, o fluxo nele é mais lento e menos exigente, muito embora muitas vezes seja bastante complexo, dependendo do produto ou insumo armazenado.

Centros de distribuição Infracommerce

A escolha dos centros de distribuição certos desempenham um papel importante na logística da sua empresa. Na verdade, não afeta apenas toda a cadeia de suprimentos, é muito mais ampla: afeta marketing, finanças, vendas e muito mais.

Portanto, uma boa escolha precisa ser feita. Isso porque todas as estratégias que norteiam essa decisão estarão mais bem definidas e têm potencial para alcançar melhores resultados sem afetar toda a cadeia de empresas.

Fazer a escolha certa entre os tipos de centros de distribuição é fundamental para garantir melhores resultados para o seu negócio. Esta decisão afeta vários outros departamentos, portanto, considere os pontos que listamos anteriormente.

A Infracommerce, por exemplo, possui 15 centros de distribuição e 19 dark stores, são mais de 118 mil m² de área logística localizados nas principais cidades do país.

Por esse motivo a Infracommerce possui todo suporte quando o assunto é centro de distribuição. Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Aproveite e conheça nossas soluções!