Infracommerce

Infracommerce
B3

Como as embalagens impactam o meio ambiente e o que fazer

Como as embalagens impactam o meio ambiente e o que fazer

Neste artigo vamos falar um pouco mais a respeito do impacto das embalagens no meio ambiente, além de dar algumas dicas para melhorar o processo. Confira!

Os serviços de entrega não caíram apenas nas graças dos consumidores de hoje. Mas, com a pandemia, o simples ato de pedir em casa mudou: de uma casualidade na semana ou final de semana para uma rotina extremamente necessária que acabou atingindo a maioria das famílias brasileiras.

Diante desse aumento de expressividade a tendência de que esse número continue aumentando é bem significativa, e com isso a questão ambiental ganhou mais alguns capítulos nas discussões de sustentabilidade.

Há mais pacotes em circulação? Sim. Como ele é descartado? As cidades estão preparadas para um aumento de pacotes em circulação? Os consumidores mais preocupados com essa questão estão fazendo sua parte? E os correios, fabricantes de embalagens e restaurantes? Como a empresa faz sua parte?

Desafios e vantagens de transformar sua empresa de entrega em um delivery sustentável

Primeiro, precisamos entender as vantagens e os desafios de alcançar uma entrega sustentável em torno do impacto ambiental das embalagens e do tipo de transporte escolhido. Vamos resolver esses problemas abaixo.

O consumidor quer conectar seus valores com a empresa

Os consumidores estão escolhendo marcas que não têm impacto no meio ambiente ou comunicam sua sustentabilidade.

Com cada vez mais pesquisas apontando para esse fato, é impossível excluir a sustentabilidade corporativa do alinhamento estratégico de uma empresa.

Claro que a entrega sustentável não pode ser ignorada nesta estratégia!

Impacto das embalagens no planeta

O impacto é indiscutível: cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos são geradas a cada ano.

Converter seu serviço de entrega atual para um modelo de entrega sustentável é a única maneira de alcançar o desenvolvimento econômico em equilíbrio com o planeta.

Atualmente, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 80% das embalagens dos produtos são descartadas após apenas um uso. Repensar esse padrão arcaico e inconsciente de uso de recursos é uma ótima maneira de inovar e aproveitar a onda verde do desenvolvimento sustentável.

Para isso, o primeiro passo é começar pela embalagem que gera a maior quantidade de resíduos.

Nem todos os tipos de embalagens são recicladas ​​ou recicláveis

Quando falamos em geração de resíduos, a grande responsabilidade da entrega é que nem todas as embalagens selecionadas são recicladas ou recicláveis. Reciclável significa embalagem com um material que já possui um possível processo de reciclagem para torná-lo bruto.

Nem todas as embalagens são realmente recicladas devido ao processo de reciclagem muito caro exigido para alguns materiais. Ou seja, sairá mais barato comprar matérias-primas virgens do que investir em materiais reciclados.

Por isso, é importante verificar se o material escolhido é realmente reciclado por uma cooperativa de reciclagem.

Compensação ambiental

Uma forma prática, econômica e rápida de eliminar o impacto ambiental das embalagens é por meio da compensação ambiental. Permite que cada embalagem de um material recicle a mesma quantidade de material como forma de compensar o impacto da embalagem.

Com esse mecanismo, além de compensar seu impacto, você valoriza os serviços de reciclagem prestados pela cooperativa.

Materiais de embalagem mais utilizados na logística e suas indicações

Papelão

Amplamente utilizado para o transporte de cargas secas que não requerem condições especiais como controle de temperatura.

Isopor

Este tipo de embalagem é utilizado principalmente para o transporte de eletrodomésticos, produtos eletrônicos, alimentos, e outros produtos refrigerados.

Plástico

As principais aplicações incluem: empacotar itens que não cabem em uma caixa (como para-choques de carro) e combinar pequenas cargas, como um saco de balas.

Madeira

O transporte de frutas e legumes é um bom exemplo, bens que devem ser usados, mas não podem ser abertos, como paletes.

Ligas metálicas

Latas de aço e ligas de alumínio são exemplos dessas embalagens, que podem ser utilizadas para veículos de transporte, peças metálicas, etc.

Cuidados na escolha da embalagem

Adequação ao produto

Eles devem ser projetados para aproveitar o espaço ao mesmo tempo em que são robustos para proteger o produto. Isso significa que eles não podem ser muito apertados (risco de rasgar) ou muito largos (deixando itens soltos e danificados).

Impacto ambiental

A sustentabilidade é uma prática cada vez mais necessária. O ideal é apostar em materiais recicláveis, recicláveis ​​ou reutilizáveis.

Custos de embalagem

É necessário encontrar um equilíbrio entre a qualidade da embalagem e um custo satisfatório – para não tornar a operação muito cara – ao mesmo tempo em que combina resistência e peso, que não pode ser muito alto, pois isso afeta os custos de envio.

Certificação

É fundamental avaliar se uma embalagem possui certificação do Inmetro. Com ele, você pode garantir que a embalagem protegerá o item de possíveis danos.

O impacto do delivery ultrapassa as embalagens, reveja os meios de transporte

Existem várias formas de transporte no delivery, elas podem causar poluição mesmo que seja pequena: bicicletas, carros, motos, aplicativos terceirizados.

Com tantas opções, escolher a menos poluente pode ser difícil. Por esse motivo, decidimos explicar melhor as diferenças em cada um deles.

Sobre aplicativos de entrega

Sem dúvida, aplicativos que focam e agendam da maneira mais eficiente possível também reduzirão a poluição, reduzindo a distância entre clientes e produtos.

Sobre carros vs moto

Em relação a carros e motos, as motos ainda são o método de entrega mais sustentável e rápido. Isso se deve ao baixo consumo de combustível em comparação com os carros. Esse fator, além de torná-lo menos agressivo para o meio, garante maior economia.

Sobre entregas de bicicleta

A nova onda verde envolve entregas de bicicleta em locais de curta distância. Esse novo modelo é extremamente sustentável por conectar o consumo dos empreendimentos locais e reverter a economia regional, com baixas emissões de poluentes.

O tipo de envio deve ser selecionado de acordo com as suas necessidades e as do seu cliente. Nesse sentido, buscar inovação com propósito e transparência fará com que seu modelo de negócio se destaque.

Outro ponto é a opção de desenvolver um plano logístico para minimizar o desperdício.

Sua empresa já tem práticas voltadas para sustentabilidade? Se esse artigo te ajudou, não deixe de compartilhar, e acesse a plataforma Infracommerce para ter acesso às nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Como fazer envio por transportadora terceirizada

Este guia contribuirá com tudo o que você precisa saber sobre o processo de logística…

Infracommerce: Uma empresa que se preocupa com os impactos ambientais

Os impactos ambientais são um fator importante para tomada de decisão. Por esse motivo, é…

Faça gerenciamento de e-mails com a Infracommerce

Impulsione o seu e-commerce com gerenciamento de e-mails da Infracommerce. Neste artigo, mostramos como conduzir…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!