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Tipos de embalagens para entrega

Tipos de embalagens para entrega

Imaginando que a primeira impressão é a que fica, as embalagens são peças básicas para a divulgação e distribuição dos produtos. Muitas vezes, é um pacote atraente que determina se a mercadoria será aceita pelo público-alvo. Por isso, seu desenho e suas funcionalidades são tão importantes.

Ao criar embalagens, você deve considerar como embalar e exibir o produto. Afinal, além de retê-la, também deve comunicar o diferencial da marca, facilitar o transporte e garantir que os clientes tenham uma boa experiência de consumo, sempre atenta aos seus aspectos sociais e artísticos.

Durante a entrega dos produtos, as embalagens ajudam a protegê-lo e direcionar o produto. Ela está em todas as mecânicas, têm formas, funções, tecnologias variadas e ainda representação, como um componente estratégico para a marca. 

Portanto, deve-se executar suas funções da forma mais eficiente possível, fazendo com que o produto chegue ao cliente dentro do prazo, nas condições certas e com o menor custo possível. Sem isso, seu valor pode diminuir. Para escolher entre diferentes tipos de embalagem, é necessário usar as características e vantagens de cada tipo de embalagem.

Funções das embalagens

A embalagem é definida em termos da função que desempenha:

  • Primária: É onde estará o produto. Por exemplo, no caso dos alimentos, é o vidro ou plástico que os contém;
  • Secundária: é usada para proteger uma embalagem primária. É, por exemplo, a caixa em que o vidro é usado para proteger um perfume.; 
  • Terciária:  embalagens de madeira, papelão, plástico ou outros materiais, que contém múltiplas embalagens secundárias;
  • Quaternária: ela facilita a movimentação e o armazenamento. É ela que embala as terciárias; 
  • Quinto nível: é a opção fechada ou especial, usada para transporte de longa distância.

Importância de escolher os tipos de embalagem para cada produto

Como a embalagem tem a função de garantir a proteção dos itens transportados em todas as etapas do transporte (da fábrica ao ponto de venda ou a residência do cliente), a escolha do modelo correto é um atributo que possibilita que o produto seja devidamente manuseado até o cliente final, sem que sofra qualquer avaria como perda, dano ou contaminação. Afinal, em toda a operação logística, a mercadoria está suscetível a uma série de riscos, tais como: 

  • Influência; declínio; 
  • Oxidação compactada;
  • Quebra vibração; 
  • Choque.
  • Entre outros.

Tipos de embalagens

Neste tópico, mostraremos diferentes tipos de embalagens, suas composições e características. Alguns dos principais tipos de embalagens são:

  1. Papel ou papelão: Leve, adaptável a diversos formatos, fácil de armazenar e reciclar. Essas são apenas algumas das vantagens das embalagens de papel ou papelão. São comuns na forma de caixas, sacolas, sacolas, envelopes e sacolas. A maioria das indústrias e lojas usa essa opção para proteger e enviar produtos. O peso e o custo de produção são melhores do que as caixas de madeira. Por outro lado, possui baixa resistência à umidade e ao peso, o que pode torná-lo inutilizável para a venda de itens determinados.

‍Utilizada também para entrega de alimentos, a embalagem de papelão tem uma ampla gama de utilizações e pode ser encontrada em diversos modelos e diferentes maneiras. Eles podem tratar alimentos ou outras embalagens com preservação direta para proteger os itens até a entrega. Seus materiais fornecem as condições necessárias para proteger e organizar os alimentos, seja antes, na sua instituição, ou no momento da entrega.

  1. Isopor: Além de restaurantes e lanchonetes que prestam serviço de entrega, esse tipo de embalagem é muito utilizado na indústria para armazenar e transportar produtos. Isso porque é muito leve e ajuda a manter os alimentos aquecidos. No entanto, é uma opção não ecológica e seus custos de reciclagem são elevados, por isso, muitas vezes estão espalhados na natureza e prejudicam o meio ambiente. Além disso, do ponto de vista de marketing, isso não é viável porque as impressões neste material (como logotipos de marcas e identidade visual) estão comprometidas.

Porém, as embalagens de isopor são amplamente utilizadas em instituições que entregam alimentos sensíveis às oscilações de temperatura, por exemplo, devem ser consumidos quentes ou frios. Se são baratos e permitidos manter a aparência e a temperatura ideais antes de serem entregues ao consumidor.

  1. Plástico: As embalagens plásticas são muito utilizadas pois são altamente adaptáveis ​​e podem ser moldadas em produtos de diferentes formas e tamanhos. Você pode transformá-los em sacos, envelopes, películas ou filmes, engradados, caixas, garrafas, frascos, tubos, etc. Portanto, é adequado para quase todos os tipos de produtos e adequado para armazenar a maioria deles. Seu baixo custo de produção e flexibilidade de aplicação são duas vantagens principais. Sua desvantagem é que altera certos produtos, como alimentos que podem alterar seu sabor.

  1. Alumínio: Para produtos que não se adaptam bem aos plásticos, esta é outra boa opção, atribuídos para produtos que não precisam expor seu conteúdo, além de auxiliar na preservação de produtos que precisam ser protegidos da luz, umidade, odores e ferrugem. Além disso, também é benéfico para o resfriamento e aquecimento do conteúdo. Portanto, é amplamente utilizado por fabricantes de alimentos e bebidas e algumas empresas farmacêuticas. A desvantagem da embalagem de alumínio está na fabricação. O elemento vem da bauxita, que é um mineral que pode causar séria elevada quando extraído. Portanto, este material não é adequado para marcas sustentáveis ​​ou ecologicamente corretas.

  1. Madeira: A madeira é um dos primeiros materiais usados ​​para embalagens de produtos. Sua função principal é reunir um grande número de unidades em um mesmo contêiner. Por exemplo, as caixas de madeira são usadas para transportar frutas, legumes e verduras. Bobinas e materiais são utilizados para facilitar o transporte de fios, cabos, etc. Existem também paletes para movimentar vários pacotes deste tipo ao mesmo tempo. Algumas lojas, principalmente lojas de roupas, têm adotado esse tipo de embalagem para trazer um toque retrô e relaxante ao ambiente, estante ou decoração. No entanto, esse é um dos tipos de embalagem menos comuns em pequenas empresas, afinal, possui alto custo de fabricação, baixa capacidade de proteger os produtos da umidade e baixo conforto de manuseio pelo cliente.

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