Prospecção passiva é a chave para conversão de leads

Prospecção passiva é a chave para conversão de leads

Na prospecção passiva, os clientes que entram em contato de forma espontânea com sua empresa, quando procuram uma solução para um problema específico.

Ao contrário dos leads ativos, a pessoa que inicia o contato aqui é o próprio prospect, não a empresa. No entanto, para que isso seja realmente uma forma de converter leads, é necessário criar mecanismos que informem as pessoas sobre sua empresa e sua solução.

O que é prospecção passiva

A prospecção passiva é o processo de fazer com que os clientes procurem sua empresa em vez de você ir atrás deles. É uma das formas mais eficazes de vender serviços de desenvolvimento pessoal porque se baseia em sua reputação e capacidade de criar valor para as pessoas.

Na prospecção passiva, seu trabalho é fornecer ao seu público conteúdo relevante que capture sua atenção e incentive o engajamento. Em seguida, crie maneiras de ajudar essas pessoas a alcançar seus objetivos com sua ajuda.

Maneiras de fazer prospecção passiva

Hoje, promover o seu negócio pela Internet é mais fácil do que nunca. Portanto, uma das melhores formas de geração passiva de leads é investir em plataformas digitais.

Site

No site, você pode apresentar melhor a empresa, fale sobre suas soluções, compartilhe conteúdo e até colete depoimentos de clientes satisfeitos.

Rede social

Nas redes sociais, além de compartilhar conteúdo relevante, você pode construir um relacionamento direto com seu público respondendo a comentários e perguntas.

Inbound Marketing

O Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing se baseiam na criação e no compartilhamento de conteúdo direcionado às necessidades do seu público.

O mais interessante é que, mesmo após entrar no funil, a nutrição de leads pode continuar sendo feita por meio do Inbound Marketing, como caminho para conversão em vendas e como forma de gerar valor para o seu público.

E-mail Marketing

O email marketing é uma estratégia altamente recomendada, pois permite um contato mais próximo com os clientes em potencial. É importante dar mais conteúdo para se preparar para futuras compras, além de demonstrar comprometimento e exclusividade, pois não apenas um espaço aberto a todos, cada anúncio é selecionado e apresentado com diferenças de conteúdo. 

Esses aspectos são valorizados e podem dar ao potencial cliente mais confiança no potencial da sua empresa e mais abertura para fazer conexões futuras, mesmo que neste momento ele ainda não entenda a necessidade geral de comprar seu produto.

Qual a diferença entre prospecção passiva e ativa?

A prospecção ativa é a primeira vez que uma empresa contata proativamente um cliente em potencial. Nesse modelo, são utilizadas estratégias como telefonemas, e-mails ou abordagens presenciais.

Na prospecção passiva, o oposto é verdadeiro. É o cliente potencial que entra em contato proativamente com a empresa. No entanto, isso não significa que você está apenas esperando o telefone tocar ou o e-mail chegar.

Para isso, é necessário criar mecanismos que orientem potenciais clientes para você e seu trabalho. Criar e compartilhar conteúdo na web é um exemplo de estratégia passiva de geração de leads, assim como uma forte presença nas mídias sociais.

A maior diferença entre a prospecção passiva e a ativa é que na prospecção passiva, os potenciais clientes entram em contato espontaneamente sem qualquer forma de comunicação de sua parte.

Nesse sentido, é considerado mais natural e tem potencial para ser seu principal canal de aquisição de clientes.

Quando você deve começar com a prospecção passiva

A prospecção passiva é um método eficaz de aquisição de clientes, mas leva mais tempo do que a prospecção ativa para começar a produzir resultados.

O motivo é simples: entre os prospects ativos, você está na vanguarda do processo de vendas porque sabe que precisa vender. Na exploração passiva, o prospect está na liderança do processo, ele ainda precisa descobrir que tem uma necessidade e passar por todo o processo de encontrar e tomar consciência do problema até conhecer a solução para o problema.

Diante disso, idealmente, você inicia a exploração passiva depois de ter um grande número de clientes validando sua abordagem. Isso significa que você terá provado que sua ideia funciona e que fará uma diferença real na vida das pessoas.

Nesse ponto, você também receberá depoimentos de clientes satisfeitos, o que pode servir como argumento de autoridade e conveniência na hora de fazer uma venda.

Obtenha os melhores resultados

Apesar dessa comodidade trazida pela internet, a prospecção passiva leva mais tempo para produzir resultados do que a prospecção ativa.

O motivo é simples: em leads ativos, você está na vanguarda do processo de vendas e perseguindo leads. Na exploração passiva, quem lidera o processo é o prospect, então ele ainda tem que passar pela dor da descoberta até que uma solução seja encontrada.

Combinar as duas formas de leads pode ser uma ótima opção quando você precisa fazer uma venda o mais rápido possível, usando leads ativos e empregando estratégias ativas e passivas para nutrir leads.

Apesar desse problema, os leads passivos reduzem a chance de rejeição, pois é o cliente que escolhe o momento de contato. Além disso, na maioria dos casos, aumentar o número de clientes em potencial não significa necessariamente um aumento na proporção de investimento.

Portanto, a prospecção passiva, embora seja uma estratégia menos agressiva, também não exige um esforço financeiro significativo da sua empresa e é uma forma eficaz e lucrativa de converter leads.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu que leads passivos são quando clientes em potencial entram em contato com você de forma proativa. A geração de leads proativa é quando você procura clientes.

A prospecção passiva é ótima para quem já possui clientes regulares e deseja ampliar seus canais de captação de leads. Por outro lado, leads positivos são mais recomendados para quem está começando sua carreira de desenvolvimento pessoal e agora precisa conquistar clientes.

Por fim, você viu os melhores canais de prospecção passiva na internet, e as redes sociais são muito importantes nesse processo. Agora, se precisa de uma ferramenta para te ajudar, a Infracommerce é ideal para facilitar o cotidiano.

Acesse e confira!

Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.