Como escolher uma agência especializada em marketing digital?

Como escolher uma agência especializada em marketing digital?

Uma agência especializada em marketing digital pode ser uma grande facilitadora na hora de trazer mais resultados em múltiplas plataformas digitais. Afinal, como pode ser frustrante entender as vantagens dos canais de marketing digital, mas não ter tempo ou funcionários para colocar a mão na massa – ou pior, não saber por onde começar.

Empresas que buscam terceirizar toda ou parte de sua estratégia em um ambiente digital costumam escolher agências pelos mesmos motivos. Veja se há um momento para sua equipe:

  • Necessidade de trabalhar em várias frentes ao mesmo tempo sem precisar fazer inúmeras contratações e treinamentos para o time;
  • Rapidez na obtenção de resultados: agências experientes buscam entregar o “primeiro valor” pouco tempo depois da assinatura do contrato para evitar cancelamentos;
  • Escalar o trabalho do time interno para um nível estratégico e olhando para questões que só quem está dentro da realidade da empresa entenderia.

Pode-se dizer que uma agência especializada em marketing digital pode ser um recurso escalável para gerar demanda para o comércio comercial. Tanto que empresas reconhecidas nacionalmente ampliaram suas operações de marketing com o apoio de agências especializadas.

O que é uma Agência de Marketing Digital?

Uma agência especializada em marketing digital é uma empresa que contribui para o sucesso de seus clientes, promovendo o desenvolvimento digital para alcançar resultados por meio de uma estratégia desenhada para garantir uma marca bem posicionada, principalmente o impacto nas métricas do negócio.

Na prática, todos os tipos de agências digitais podem ser observados, atendendo a todas as necessidades e possuindo características que as diferenciam muito. É por isso que é tão comum encontrar agências com diferentes cargos ou métodos de trabalho que foram combinados, como as especializadas em:

  • Inbound Marketing;
  • Distribuição digital e produtos de informação;
  • Técnicas de marketing como SEO, tráfego e design;
  • Áreas comerciais, como instituições que atendem apenas médicos e clínicas.

Os canais que utilizam para alcançar resultados podem até ser os mesmos, como redes sociais, e-mail marketing e mídia paga, mas suas prioridades são a principal diferença. Essa priorização pode e deve ser utilizada para orientar sua busca por uma agência que atenda às suas necessidades.

Saiba escolher uma agência especializada em Marketing Digital

Já dissemos que existem várias agências, mas se o que você precisa é de marketing digital, escolha uma que seja especializada nesse segmento. É melhor escolher uma agência especializada em marketing digital que já tenha trabalhado na área em que você atua, assim fica mais fácil para eles entenderem seu modelo de negócios e suas necessidades. As agências de marketing digital oferecem muitos serviços, então lembre-se de escolher uma que execute campanhas de marketing além da consultoria.

Temos algumas dicas…

Marque uma reunião de apresentação

No encontro, que está disponível online, é possível conhecer melhor os serviços prestados pela agência e acompanhar o andamento dos serviços. Uma boa agência reserva tempo para que toda a equipe se apresente aos clientes e ouça suas necessidades.

Avalie se a agência especializada em marketing digital possui uma equipe multidisciplinar

Uma instituição séria entende que é preciso uma equipe multidisciplinar para produzir resultados satisfatórios. O marketing digital exige que muitos profissionais de diferentes áreas (designers, gerenciadores de tráfego, redatores, editores, analistas, etc.). Se o dono da agência estiver presente na reunião, ele poderá concluir a transação. Isso mostra que ele está presente e totalmente atento ao cliente e suas necessidades.

Alinhamento cultural com a empresa

Pode parecer difícil encontrar um parceiro com essa consistência cultural, mas na prática é o suficiente para que seja prático trabalhar do jeito que você quer. Além disso, como a agência trabalha em conjunto com os processos da sua empresa.

Por exemplo: se sua empresa tem uma abordagem semanal de metas para o trabalho, procure agências com visão ágil de entregar resultados no curto prazo e mudar o rumo do programa rapidamente.

Se você prioriza a construção de projetos com várias etapas (validação, testes, adaptação etc.), procure agências que tenham uma boa visão de gestão e construção de longo prazo. Não existe certo ou errado, mas você tem que seguir o que funciona melhor para suas necessidades no momento.

Foco total no atendimento

Nenhum bom serviço pode compensar um mau serviço. Por isso, preste atenção em como a empresa de marketing se comunica com você, se ela está atenta às suas necessidades, se cobre sua emergência, ou pelo menos saber te orientar em tempos de crise. Eles também precisam entender quando revisam materiais e aprovam estratégias. Afinal, você tem outras responsabilidades e prioridades que a agência precisa para te ajudar, não é mais um problema.

Disponibilidade para acompanhar, alinhar e otimizar

Trabalhar com qualquer fornecedor requer uma abordagem multifacetada, especialmente quando se trata de uma estratégia de marketing digital que lida diretamente com a forma como o mercado vê sua empresa.

Por isso, além das rotinas de monitoramento, é fundamental a integração entre empresas e órgãos, definir as responsabilidades de cada parte. Aqui estão alguns exemplos básicos para ter em mente ao contratar uma agência especializada em marketing digital:

  • possuir uma cadência de encontros definidos ao que faz sentido para a estratégia construída: semanal, quinzenal ou mensal;
  • ter claro quem é a pessoa ou o time responsável por tratar os contatos comerciais gerados e tentar convertê-los em vendas para a empresa;
  • cobrar da agência relatórios alinhados às métricas que sua empresa precisa alavancar.

Após fechar o contrato, tenha tempo para acompanhar os resultados 

Um bom marketing é feito com todos os envolvidos. E como ninguém conhece melhor o negócio do que o próprio gerente, é importante estar presente ou designar alguém da equipe para essa função. É preciso dar alguns direcionamentos e informar as mudanças nas linhas e novidades da empresa, que podem ser estratégicas para a equipe de marketing.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de ficar com um parceiro que compartilhe os mesmos princípios que você. Isso faz toda a diferença em tempos de crise. Contrate uma empresa que acredite de verdade no produto ou serviço que você oferece e compartilhe dos mesmos ideais, pois quando vocês vão juntos, vocês vão mais longe.

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