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O que é Marketing Integrado?

O marketing integrado visa garantir que os clientes recebam sempre a mesma mensagem quando interagem com uma marca de diferentes formas. Também, permite uma comunicação alinhada de várias equipes, departamentos e campanhas, resultando em um tom de voz unificado. 

Com o marketing integrado, por exemplo, mensagens semelhantes são transmitidas nas mídias sociais, anúncios digitais, e-mail marketing, promoções de vendas e muito mais. 

Imagine que um cliente em potencial vê uma postagem de mídia social com uma mensagem e depois visita o site da empresa, que apresenta uma campanha de marketing completamente diferente. Isso pode ser confuso e fazer com que o cliente, inclusive, perca o interesse pela empresa. 

Assim, a importância do marketing integrado é evidente. 

 

Entenda o que é Marketing Integrado 

Os profissionais de marketing de hoje estão enfrentando um cenário complexo e fragmentado. Com a influência de diferentes mercados, canais e produtos, os consumidores estão se tornando insensíveis pela exposição constante de anúncios. 

Então, como as empresas – particularmente as marcas diretas ao consumidor (D2C) – quebram esse ruído? Como eles podem atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, economizar tempo e dinheiro? 

Afinal, nem toda empresa tem como gastar centenas de milhares ou mesmo milhões de dólares em vários canais de marketing para atingir seu público-alvo. A resposta está no marketing integrado

Vamos explorar mais o que significa o conceito, porque ele é benéfico para sua empresa e muito mais. 

Para começar, esse é o processo de unificar todos os aspectos da comunicação de marketing – como publicidade, relações públicas e mídia social – e usar sua respectiva combinação de mídia, canais e táticas para oferecer uma experiência contínua e centrada no cliente. 

Na prática, isso significa ter uma aparência, sensação e tom consistentes para transmitir sua mensagem em todos os canais que você usa.

 

Marketing Integrado x Marketing Omnicanal

Você pode estar se perguntando: “Qual é a diferença entre marketing integrado e marketing omnichannel? Ambos não são usados ​​para oferecer consistência?” A resposta é sim, mas de maneiras diferentes. 

O marketing omnicanal é mais focado na experiência do cliente – combina vários canais de comunicação para fornecer uma interação perfeita do cliente com uma marca. Isso pode significar usar um aplicativo quando você está na fila de uma lanchonete para comprar sua xícara de café, ou então, aproveitar os workshops de beleza de uma loja de cosméticos.

O marketing integrado é mais focado na mensagem – trata-se de integrar perfeitamente tudo, desde anúncios e promoções de vendas até relações públicas e mídia social para atingir os clientes-alvo. 

Por exemplo, a campanha “Mata a sua fome”, da Snickers, foi criada em meados de  2010 e continua a ser veiculada nas redes sociais, na televisão, no varejo e na mídia impressa. Embora a execução mude em diferentes mídias e mercados, o tema central (quando você está com fome, seu humor o transforma em uma pessoa diferente – literalmente) permanece o mesmo.

É importante observar que, embora sejam atividades de marketing separadas, o omnichannel e o marketing integrado devem funcionar juntos.  Seria uma oportunidade perdida focar apenas na experiência de marca multidimensional de um cliente, e não em sua experiência de compra, ou vice-versa. 

 

Por que sua empresa deve usar o Marketing Integrado?

O poder do marketing integrado é inigualável. Aqui estão alguns motivos para você implementar esta estratégia:

  • Você recebe melhores resultados

Quando você combina ferramentas de comunicação e mensagens, isso reforça a eficácia do marketing. Quanto mais a jornada de um cliente for unificada, deliberada e focada, maior será a probabilidade de uma venda e fidelidade à marca.  

  • Você deixa sua marca

Você pode criar um melhor reconhecimento da marca quando for consistente com gráficos, títulos e frases-chave em diferentes mídias e plataformas. Assim, a consistência criativa ajuda a reforçar os temas da campanha, aumentando o número de vezes que os clientes em potencial veem ou ouvem a mesma mensagem. 

  • Você economiza dinheiro

Quando você se concentra em uma única mensagem, não apenas corta custos na criação de campanhas, mas também evita o desperdício de orçamento que ocorre com ações de marketing inconsistentes. 

Com isso, o objetivo do marketing integrado é alavancar todos os pontos de contato possíveis com o cliente para criar e executar campanhas impactantes. 

 

Marketing Integrado requer equipes integradas

Quando bem executado, o marketing integrado transmite uma mensagem ousada, consistente e impactante em vários canais. Muitas vezes, você tem mensagens personalizadas para segmentos individuais que trabalham juntos, de forma que você alcance o objetivo desejado. 

Em outras palavras: é preciso muito planejamento, coordenação e colaboração para alinhar a equipe interna, as equipes multifuncionais e as partes interessadas externas, como agências ou parceiros de canal. 

Isso é um grande desafio. Mas com a visão e o método certos, as campanhas de marketing podem ter um impacto muito positivo em uma marca.

Uma campanha de marketing integrado requer montanhas de e-mails, dezenas de reuniões, incontáveis ​​mudanças de texto e gráficos – e alguns prazos também podem ser perdidos. 

Mas se você projetar os processos de forma eficaz e gerenciar bem a comunicação, torna-se quase uma brincadeira de criança. As três regras básicas a seguir devem ser observadas:

  • Divulgar a campanha na hora certa;
  • Organizar seu plano de projeto de trás para frente;
  • Quebrar as barreiras entre as equipes.

 

Vantagens do Marketing Integrado

Uma coisa é certa: nenhuma empresa jamais executou uma campanha de marketing integrada bem-sucedida com planejamento desleixado e falhas de comunicação. 

Os departamentos de marketing geralmente têm várias equipes trabalhando em mensagens e comunicações ao mesmo tempo. Eles promovem diferentes produtos ou serviços, constroem relacionamentos com clientes e planejam eventos. 

Às vezes, isso resulta em mensagens inconsistentes que podem confundir clientes em potencial. As comunicações integradas de marketing são o oposto do marketing mal coordenado, porque transmitem uma mensagem abrangente e consistente. 

As comunicações integradas de marketing parecem simples por definição, mas quais são os benefícios específicos de unificar mensagens em todo o seu departamento de marketing? Confira abaixo: 

  • Melhor reconhecimento e confiança da marca

As comunicações integradas podem aumentar o conhecimento e a confiança da marca porque a empresa fala a uma só voz de maneira coerente. Como resultado, os clientes sabem o que esperar da empresa.

  • Maior eficácia e eficiência

Quando uma empresa usa comunicações de marketing integradas entre departamentos e canais, as mensagens são lembradas por mais tempo e se espalham com mais facilidade. Como isso, as equipes de marketing gastam menos tempo desenvolvendo mensagens de marketing, aumentando a eficácia e a eficiência do departamento. 

  • Marca mais conhecida e mais vendas

Se a comunicação de marketing integrado for bem feita, as mensagens individuais podem se complementar. 

Se, por exemplo, slogans ou hashtags forem complementadas com várias outras atividades de marketing como parte da comunicação integrada de marketing, o reconhecimento da marca e as vendas podem aumentar. 

Quer saber como implantar uma comunicação unificada? Entre em contato com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital tem tudo o que você precisa dentro das nossas verticais de atuação: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. 

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