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Qual a importância do fulfillment no mercado

Qual a importância do fulfillment no mercado

Muito se fala hoje sobre a experiência de compra e a importância desse conceito. Mas um grande erro que as empresas cometem é focar nele apenas quando está vendendo.

Para que os consumidores tenham uma experiência verdadeiramente positiva com uma marca, eles precisam contar com qualidade e eficiência em todos os pontos de contato com a empresa. E, nos negócios, isso também envolve tudo depois da compra: como logística e pós-venda.

À primeira vista, isso pode parecer simples, mas essas etapas exigem muito cuidado e preparação necessária, e se não forem bem executadas, podem levar ao fracasso de qualquer negócio.

Felizmente, existe uma estratégia que pode ajudar a melhorar e otimizar todo o processo: o fulfillment. É isso que vamos discutir neste artigo. Continue lendo e ponha tudo na balança o que colocarmos aqui!

Entenda como o Fulfillment funciona

O primeiro passo é entender o que é o fulfillment de fato. Encontramos definições do termo em muitos lugares, mas nem sempre entendemos as dimensões envolvidas.

fulfillment é sobre todo o processo envolvido desde o recebimento de um pedido do cliente até o recebimento – não apenas a entrega.

Mas não é só a nomeação de tudo o que acontece na desenvoltura do programa; desde a gestão de vendas e planejamento do negócio até a definição da “missão” como algo completo: a satisfação do cliente, é essa estratégia que garante a eficiência total da ação.

Recursos do fulfillment para o seu negócio

Assim como toda estratégia que visa otimizar os custos com recursos e a eficiência das atividades de uma empresa, o fulfillment é extremamente importante para a boa desenvoltura de diversos processos e, principalmente, para a fidelização dos clientes. Vamos entender melhor o porquê.

Garantia da fidelização de seus clientes

A qualidade dos serviços prestados é o maior diferencial que uma empresa pode apresentar aos seus clientes em um mercado tão competitivo quanto o que possuímos atualmente.

Pense em você mesmo como consumidor: quantas vezes deixou de lado o valor de um produto e priorizou a rapidez da entrega, a qualidade do produto ou simplesmente a eficiência do atendimento prestado? Isso também é cultural entre os nossos clientes.

Assim percebemos que, cada vez mais, a competência das atividades é determinante para a decisão de compra.

Redução de custos com estoque e distribuição

Um dos maiores custos que as empresas têm engloba seu controle de estoque e logística. Normalmente, é necessário designar recursos – altos – para armazenamento, distribuição, separação e transporte das mercadorias.

A solução para reduzir esses números acontece através de melhorias pontuais como ajustes logísticos, definição de um prazo médio de estocagem (que resulta em ações de vendas em caso de mercadoria parada) e otimização de rotas.

Ou seja, tudo que o fulfillment pode proporcionar quando bem executado.

Formas de aprimorar o processo de fulfillment

As estratégias de fulfillment são aprimoradas de acordo com o modelo de negócio da empresa ou o segmento em que está inserida. Conheça as principais:

  • Criação de pacotes: aqui a intenção maior é unificar produtos que se complementam e fornecer uma venda funcional para a necessidade do cliente. O resultado final é um processamento de pedido e separação muito mais rápidos e um boom em produtos que estavam, possivelmente, encalhados no estoque. Funciona muito bem em lojas de cosméticos e docerias, por exemplo.
  • Build to order: uma das estratégias onde a redução de custo logístico é mais visível é na build to order, pois aqui o produto é fabricado somente sob demanda. No entanto, é necessário entender que os clientes que compram mercadorias nesse modelo de negócio estão dispostos a esperar pelo tempo de produção. Quem quer um tênis para começar a academia não vai esperar tudo isso, certo?
  • Modularidade: essa estratégia é muito utilizada por lojas de móveis, principalmente. Aqui o intuito é designar múltiplas possibilidades para um produto que pode ter baixo giro na empresa. Por exemplo, uma prateleira pode ser utilizada em vários cômodos da casa e em harmonia com várias outras peças.
  • Distribuição de pedidos: o processo de picking é uma das etapas que mais demandam tempo na concretização de um pedido. Trata-se do tempo de separação do produto, que pode ser otimizado através da divisão de trabalho conforme a quantidade de produtos por demanda.

Mas afinal, qual a importância do fulfillment?

Para quem está iniciando a carreira como empreendedor digital, aplicar esse conceito pode ser uma tarefa muito complexa, principalmente diante da concorrência de um grande mercado. No entanto, para entregar valor e, portanto, consolidação, é preciso aplicar uma boa estratégia de estoque, planejamento e centralização da gestão automatizada.

Além disso, vale lembrar que nas negociações em curso, o preço não é o aspecto principal, ou seja, o preço baixo não é mais visto como fator decisivo na decisão de compra. Os perfis atuais dos consumidores focam em uma boa experiência de compra, incluindo a satisfação com os serviços prestados.

Assim, a partir do fulfillment, é possível que esses clientes voltem a comprar novos produtos ou indicar sua marca para outras pessoas. Em outras palavras, essa estratégia é importante, pois contribui para que a logística seja eficientemente capaz de garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.

Como colocar o fulfillment nas vendas online na prática?

As empresas menores também podem aplicar essa abordagem em seus negócios. No entanto, quando se trata de implementá-lo e fazê-lo funcionar de forma eficaz, surgem naturalmente dúvidas. Portanto, o apoio da tecnologia deve ser contado em qualquer processo para contribuir para uma gestão mais eficaz.

Nesse sentido, apostar nos softwares de gestão ERP e demais ferramentas para organizar pedidos e processos é uma ação indispensável. Afinal, por meio delas é possível controlar os processos desde as negociações com fornecedores até o recebimento dos pedidos, a venda e a entrega ao consumidor.

Agora você já sabe o que é e qual a importância de implementá-lo em seu negócio, bem como os passos necessários para implementá-lo adequadamente. Esse tipo de estratégia é ótima para aumentar a satisfação do cliente, reduzir custos e gerar novas receitas para o seu e-commerce.

E aí? Está pronto para implementar o fulfillment com no seu negócio? Conte com a Infracommerce para alcançar seu objetivo!

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