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Os segredos do One Stop Shop

Os segredos do One Stop Shop

Muitas pessoas denominam One Stop Shop como um “balcão único”, mas realmente é isso que significa?

Um verdadeiro balcão único é onde o cliente tem um contato para tudo o que precisa.  Esse contato é a pessoa que fala com todos os outros setores para orquestrar o que o consumidor quer.

Se seus clientes têm um contato para tudo, exceto necessidades de serviços de alimentação, por exemplo, esse não é um verdadeiro balcão único.

Mas por que isso importaria? Certamente, um telefonema extra não é um fardo sério.  Pense de novo.  Embora ser um verdadeiro balcão único signifique mais trabalho para sua equipe, também há benefícios adicionais em gerenciar genuinamente todo o processo.

Neste artigo, confira os benefícios do One Stop Shop. Boa leitura!

One Stop Shop: entenda o que é

One Stop Shop, também conhecido como One Stop Market, nada mais é que um ambiente, virtual ou físico, em que o consumidor pode realizar compras de diferentes itens em um só local.

Esse modelo de negócio começou nos Estados Unidos e era representado pelas lojas de conveniência existentes nos postos de gasolina. Esses pequenos pontos de venda eram bastante completos e ofereciam diversos produtos, como remédios, açúcar, café e até tintura para cabelo.

Hoje em dia, a expressão é utilizada para descrever empresas, softwares, plataformas e sites de compras que oferecem tudo o que as pessoas necessitam em um só lugar. Dessa forma, o consumidor não perde tempo para encontrar itens diversos. Confira abaixo os segredos (benefícios) do One Stop Shop:

1) Impacto nos negócios com One Stop Shop

Você pode estar perdendo negócios por não ter uma operação de balcão único.

O primeiro, e mais importante, o benefício é que você ganhará mais negócios sendo um balcão único.

Os clientes não querem o incômodo de ter que entrar em contato com vários departamentos para resolver seus requisitos de eventos.  Frequentemente, eles têm que se repetir sobre o que é o evento, quando, onde, por quantos e possivelmente assinar vários contratos.

Tenho um amigo que, ao trabalhar na função de localizar locais para uma organização, telefonava e perguntava: “Preciso falar com várias pessoas para fazer os preparativos para o acampamento?”  Se a resposta for sim, ele disse “obrigado pelo seu tempo” e seguiu em frente.

Ele nem mesmo consideraria um local que não fosse nada além de um balcão único (one stop shop).

Ele estava ocupado e não tinha tempo para perseguir e rastrear vários contatos para cada local.  Você está possivelmente perdendo negócios porque é muito incômodo fazer negócios em seu campus?

2) Atendimento ao cliente

Um segundo benefício é um melhor atendimento ao cliente. Se você está no controle das informações e é responsável por organizar os recursos de suporte, tem maior controle da experiência geral do cliente.

Você conversou com o cliente e entendeu o que ele precisa. Você não será colocado na posição desconfortável de ter que cumprir o que outra pessoa prometeu.

Você também tem a oportunidade de construir um relacionamento com o cliente, entender suas necessidades e reconhecer as nuances de trabalhar com ele.

3) Responsabilidade Financeira

O terceiro é a responsabilidade financeira.  Como você também controla o que foi solicitado, quanto é a que preço, você também sabe o que deve ser entregue.

Quando o cliente precisa passar por você para fazer qualquer alteração, você pode capturá-la e garantir que ela seja incluída na fatura final.

Quando o cliente pode fazer alterações, especialmente aquelas que afetam as taxas, diretamente com um departamento diferente, você está contando com esses departamentos para comunicá-los de forma eficaz se você for responsável pela montagem da fatura final.

4) Coesão da Equipe

Operar como um balcão único pode ajudar a melhorar seu nível de atendimento ao cliente e comunicação interna. Existem muitos outros benefícios, mas o último em que nos concentramos aqui é o impacto na sua equipe.

Embora um verdadeiro balcão único pareça mais trabalhoso do lado de fora, ele na verdade economiza tempo e frustração.

Pense neste cenário: o seu cliente encomenda a comida diretamente ao serviço de catering. Eles decidiram oferecer um serviço de café da manhã continental, já que os convidados estão chegando para a conferência.

No entanto, o catering esqueceu-se de lhe dizer que adicionou este serviço e agora não existem mesas para o buffet. É um sábado e todos os recs dobráveis ​​estão sendo usados ​​para outros eventos.

One Stop Shop: qual o segredo?

Com o surgimento da digitalização e de novos modelos de negócios, esse tema aparentemente tranquilo (embora difícil) ressurgiu como parte das principais diretrizes estratégicas da empresa.

Isso porque no ambiente digital, com o auxílio de inteligência artificial, sistemas de busca otimizados, customização de displays e possibilidade de visibilidade de inventário entre cadeias, as variedades podem ser oferecidas de diversas formas, mas podem ser “escolhidas”.

Produtos, estoques, registros e ofertas podem ser acessados ​​de forma maior e quase ilimitada (especialmente considerando sistemas de estoque compartilhados, vendas diretas, prateleiras ilimitadas) sem o mesmo custo, e o desconto final para consumidores pode ser direcionado a “poucos e precisos itens “, conversores mais confiantes e de vendas. Expanda de uma perspectiva interna (empresa e redes de lojas) e escolha de uma perspectiva externa (consumidores) a partir do One Stop Shop.

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